book_icon

Geração de dados eleva a eficiência logística das empresas

Informações e Dados em tempo real agilizam processos de logística e garantem satisfação das marcas e seus consumidores

Geração de dados eleva a eficiência logística das empresas

Presente na maioria dos processos do dia a dia, a logística é essencial para que o ser humano tenha produtos e serviços disponíveis para exercer sua vida pessoal e profissional. No entanto, quando a logística não é executada de maneira eficiente e ágil, os problemas de infraestrutura e insatisfação aparecem. Entregas não realizadas no horário previsto, emissão de CO2, distância percorrida e tempo de roteirização estão entre as principais dores das empresas que atuam no setor de logística, de acordo com Dados da RoutEasy, startup que oferece soluções 360 no segmento.

A RoutEasy contribui para a área de Business Inteligence das empresas com uma interface simples para que os usuários criem seus relatórios e dashboard para dar suporte e argumento às tomadas de decisão  

Para cobrir esse gap do mercado, a empresa investe na utilização de tecnologia e software próprio para atribuir excelência aos seus mais de 300 clientes. Para isso, ter informações e dados em tempo real sobre todos os processos de entrega é essencial tanto para as marcas quanto para os seus consumidores. “Ter visibilidade completa da operação como, por exemplo, onde está a entrega, qual a situação do pedido e daqui quantos dias ou horas ela estará no destino estreita a relação de confiança entre os e-commerces e seus clientes”, pontua Caio Reina, CEO e fundador da startup. “Além disso, a RoutEasy contribui para a área de Business Inteligence das empresas com uma interface simples para que os usuários criem seus relatórios e dashboard para dar suporte e argumento às tomadas de decisão”, diz.

A RoutEasy atua no mercado por meio de 3 módulos: gestão, otimização e orquestração para o first e o last mile, contando com tecnologia e Inteligência Artificial presentes no planejamento, controle operacional e gerenciamento de rotas de entregas, coletas e serviços de campo.

A Inteligência Artificial entra para otimizar e integrar processos, atribuindo maior produtividade e menor custo de entrega, além da garantia da qualidade do serviço que chega ao consumidor final. Além disso, a IA também é aliada do sistema na análise de informações da carga, como características das mercadorias, destinos e disponibilidade de veículos.

Com essas informações, a startup já teve casos de redução de até 40% dos custos operacionais. Em outros, em praticamente 10% a emissão de CO2 e as distâncias percorridas. Ou seja, a análise de Dados é fundamental para otimizar os processos e oferecer uma experiência cada vez melhor para o setor. Além dos serviços de otimização e gestão, a startup também oferece o serviço de orquestração de logística de forma a possibilitar same day delivery, o Maestro. Produto lançado em abril de 2022, o Grupo Pão de Açúcar é um early adopter da solução e já apresenta sucesso na utilização do mesmo em mais de 200 lojas.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.