book_icon

Cinco profissões em tecnologia que não envolvem códigos ou programações

Um dos segmentos que mais cresce na economia brasileira, a Tecnologia da Informação pode oferecer oportunidades para profissionais com inúmeras habilidades

Cinco profissões em tecnologia que não envolvem códigos ou programações

Quando idealizamos uma profissão na área de Tecnologia de Informação (TI), logo vem à mente aquela imagem clássica de uma tela cheia de linhas, símbolos, letras e números que formam os códigos de programação, que dão arrepios em muita gente e podem até afastar alguns candidatos da área.

Porém, neste Dia do Profissional de TI – celebrado em 19 de outubro – queremos que você saiba que os códigos não são a única opção para quem quer atuar nesta área. A Tecnologia da Informação é um campo amplo que engloba diferentes áreas e muitas profissões dentro do segmento sequer atuam com programação. Relacionamos abaixo nada menos do que cinco carreiras em TI para quem não quer saber de códigos! Confira:

Profissionais de UX se concentram na experiência do usuário, garantindo que os produtos de software sejam intuitivos e eficientes 

 Analista de Sistemas
Os analistas de sistemas são responsáveis por entender as necessidades dos usuários e traduzi-las em requisitos de sistema. Eles colaboram com equipes de desenvolvimento para garantir que os sistemas atendam às expectativas e requisitos dos clientes.

 Project Management Office (PMO)
Os profissionais que desempenha a função de PMO, atuam estabelecendo diretrizes de gerenciamento de projetos, monitoram o progresso, oferecem suporte, coletar Dados e fornecer análises, promover a governança, resolver conflitos, garantir conformidade com regulamentações, priorizar projetos e manter o alinhamento estratégico, contribuindo para o sucesso e eficiência dos projetos da organização.

Scrum Master
O Scrum Master é responsável por facilitar o uso eficaz do Framework Scrum, promovendo a colaboração na equipe, removendo obstáculos, facilitando reuniões, e ajudando a equipe a alcançar seus objetivos. Eles garantem que a equipe siga os princípios do Scrum para entrega de valor de forma interativa.

 Especialista em Experiência do Usuário (UX)
Profissionais de UX se concentram na experiência do usuário, garantindo que os produtos de software sejam intuitivos e eficientes. Eles realizam pesquisas, projetam interfaces e colaboram com desenvolvedores para criar soluções centradas no usuário.

QA
O QA (Quality Assurance) em TI desempenha um papel crucial na garantia da qualidade de software. Suas funções incluem a elaboração de planos de teste, execução de testes, identificação de bugs, relatórios de problemas, colaboração com desenvolvedores para correções, automação de testes, garantindo que o software atenda aos padrões de qualidade estabelecidos e cumpra as expectativas dos usuários. Eles desempenham um papel fundamental na entrega de software confiável e de alto desempenho.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.