book_icon

Estudo do BCG: sustentabilidade impulsiona a Transformação Digital e gera benefícios

Além de aumentar a receita em cerca de três pontos percentuais, empresas podem reduzir emissão de carbono em até 70%

Estudo do BCG: sustentabilidade impulsiona a Transformação Digital e gera benefícios

Sustentabilidade e tecnologia têm uma relação próxima, mas há espaço para fortalecer esse vínculo – e boas razões para fazê-lo. O relatório Fusing Sustainability and Digital Sparks Powerful Performance, do Boston Consulting Group (BCG), analisou Dados de uma pesquisa global com 2.700 executivos e destaca que as empresas líderes na adoção da abordagem EcoDigital – aquelas que estão melhor posicionadas para aproveitar a Transformação Digital em prol do meio ambiente – experimentaram um aumento significativo no desempenho geral de seus negócios enquanto aceleravam seus esforços para atingir emissões zero de carbono.

De acordo com estimativas, é possível reduzir as emissões de carbono em patamares que variam entre 30% e 70% 

Ao integrar a sustentabilidade na estratégia digital, as empresas não apenas avançam em direção a suas metas de ESG, como também criam um retorno econômico que ajuda a financiar a jornada. Durante o período de um ano, essas empresas registraram um crescimento médio de receita de 3 pontos percentuais e um aumento de 4 pontos percentuais no EBIT (lucros antes de juros e impostos). Além disso, de acordo com estimativas, é possível reduzir as emissões de carbono em patamares que variam entre 30% e 70%.

O estudo identificou princípios- chave que as companhias podem adotar:
Utilizar o Digital para otimizar a pegada ambiental
Uso de tecnologias como a |Inteligência \Artificial para alcançar metas estratégicas e sustentáveis ao mesmo tempo.

Implementar Tecnologia Verde
Uso eficiente de energia e adoção de práticas de infraestrutura que promovam a descarbonização do consumo (por exemplo, usando um servidor com 100% da capacidade, ao invés de cinco servidores com 20%).

Crescimento Impulsionado pela Sustentabilidade
Identificação de oportunidades para criar modelos de negócios que mitigam o impacto no meio ambiente.

Para ajudar as empresas a integrar todos esses princípios, o BCG sugere uma abordagem de quatro etapas:
Avaliar: utilizar um índice para avaliar a maturidade EcoDigital da empresa e identificar oportunidades de melhoria.

Planejar: desenvolver um roteiro para se tornar uma empresa EcoDigital, priorizando casos de uso que gerem valor econômico e ambiental.

Entregar: implementar tecnologias verdes enquanto desenvolve casos de uso, acelerando assim a criação de valor.

Melhorar: medir continuamente o desempenho e ajustar a estratégia conforme necessário, participando de iniciativas para estabelecer padrões e melhores práticas.

A consultoria defende que quanto mais cedo as empresas adotarem essa nova abordagem, mais rápido poderão alcançar seus objetivos e criar uma vantagem para si mesmas e para o planeta. As melhores abordagens criam valor desde o início da jornada, desenvolvem capacidades gradualmente e enfatizam agilidade e melhoria contínua.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.