No Adobe MAX (10 a 12/10) deste ano em Los Angeles (EUA), a Adobe apresentou o Project Stardust, um novo e poderoso mecanismo de edição com reconhecimento de objetos que usa IA generativa para revolucionar a edição de imagens, e sua mais recente coleção early-stage innovations, destacando novos usos interessantes de IA generativa e tecnologias 3D em vários domínios criativos, incluindo aplicativos de foto, vídeo, áudio, 3D, design e moda. As 11 inovações são apresentadas na vitrine anual “Sneaks” da Adobe, onde engenheiros e cientistas pesquisadores da Adobe oferecem primeiras visões ou “prévias” de ideias e tecnologias de protótipos, cada uma mostrando potencial futuro para se tornarem elementos importantes de produtos Adobe nos quais milhões de pessoas confiam. usuários em todo o mundo.
O Project Stardust permite aos usuários selecionar, editar e até mesmo excluir facilmente elementos complexos em qualquer imagem, tornando a edição de imagens mais intuitiva, acessível e eficiente em termos de tempo para qualquer usuário. Por exemplo, o Project Stardust permite aos usuários selecionar pessoas em uma fotografia, movê-las para um local diferente na composição e preencher o fundo onde elas estavam anteriormente. Os usuários também podem alterar elementos como a cor da roupa de uma pessoa ou a posição em que ela está – tratando qualquer imagem plana como um arquivo com camadas.
“Os Adobe Sneaks são um momento imperdível e favorito dos fãs no MAX todos os anos, e por um bom motivo: nada é mais inspirador do que funcionários brilhantes demonstrando tecnologias de ponta que podem impulsionar futuros produtos da Adobe”, disse Gavin Miller, vice-presidente e membro da Adobe Research. “Nossa paixão pelos criadores está no centro de cada Sneak, e a vitrine deste ano destaca novas e emocionantes maneiras pelas quais a IA generativa e as tecnologias 3D podem turbinar a expressão criativa, reimaginando o que as ferramentas da Adobe tornam possível”,mcomentou.
Com o Adobe Firefly, a família de modelos criativos de IA generativa da Adobe, agora disponível comercialmente, a variedade e o escopo de novos aplicativos continuam a ir além da geração de imagens. Esta classe de Sneaks oferece exemplos poderosos de como a IA generativa pode reimaginar fluxos de trabalho de vídeo, áudio, animação e gráficos em movimento, turbinando os processos de descoberta e idealização e reduzindo o tempo de pós-produção de dias para minutos.
Foto
O Project Stardust é um novo e poderoso editor com reconhecimento de objetos que revoluciona a edição de imagens e move ou remove objetos magicamente simplesmente clicando neles. Com o Project Stardust, os usuários podem selecionar, editar e excluir facilmente elementos complexos em qualquer imagem – permitindo-lhes selecionar pessoas em uma fotografia, movê-las para um local diferente na composição e preencher o fundo onde elas estavam anteriormente. Os usuários também podem alterar elementos como a cor da roupa de uma pessoa e a posição em que ela está – tratando qualquer imagem como um arquivo com camadas.
Project See Through é uma ferramenta alimentada por IA que simplifica a remoção de reflexos de fotos. Os reflexos do vidro são um incômodo com o qual todos estão familiarizados nas fotos, obscurecendo o assunto da imagem e muitas vezes tornando-a inutilizável. Embora seja difícil, senão impossível, remover reflexos usando software existente, o See Through simplifica drasticamente o processo.
Vídeo e áudio
O Project Fast Fill traz o poder da IA generativa do Firefly para o vídeo pela primeira vez. Aproveitando a tecnologia Generative Fill – que o Adobe Photoshop já usa para facilitar a adição, remoção ou expansão de conteúdo em imagens com simples prompts de texto alimentados pelo Firefly – o Project Fast Fill oferece uma visão antecipada do que a IA generativa orientada por humanos poderia permitir dentro do vídeo Adobe ferramentas de edição, incluindo Premiere Pro e After Effects.
O Project Dub Dub Dub automatiza o processo de dublagem de vídeo, tornando um processo historicamente trabalhoso e caro, tão fácil quanto clicar em um botão. Graças aos recursos de IA do Project Dub Dub Dub, uma gravação ou trilha de áudio de um vídeo pode ser traduzida automaticamente para todos os idiomas suportados, preservando a voz do locutor original, alinhada temporalmente com o diálogo original e pronta para publicação.
O Project Scene Change torna mais fácil para os editores de vídeo compor um assunto e uma cena, a partir de dois vídeos separados capturados com trajetórias de câmera diferentes, em uma cena com movimento de câmera sincronizado.
Project Res Up é uma ferramenta que converte facilmente vídeo de baixa para alta resolução usando tecnologia inovadora de upsampling baseada em difusão.
3D e design
O Project Poseable representa um avanço nos modelos de geração de imagens baseados em IA, tornando mais fácil para o gerador de imagens interagir perfeitamente com grandes objetos 3D, incluindo poses de fotos de pessoas reais. O protótipo está integrado ao Project Poseable, que pode criar uma renderização 3D a partir da entrada de texto, levar em consideração a profundidade e a perspectiva e realinhar o objeto. Embora a criação de cenas 3D com sistemas esqueléticos tradicionais seja tecnicamente complexa e demorada, o Project Poseable oferece uma alternativa fácil que possibilita a qualquer pessoa expandir seus horizontes criativos.
O Project Neo permite que os criadores incorporem formas 3D em seus projetos 2D – tudo isso sem a necessidade de conhecimento técnico em ferramentas de criação 3D. Hoje, os criadores de designs 2D, como infográficos, pôsteres ou logotipos, muitas vezes têm capacidade limitada de incorporar elementos 3D, dada a complexidade desses fluxos de trabalho, que podem exigir anos de experiência. O Project Neo permite que os criadores adotem o design 3D simplificado em ferramentas e métodos 2D.
O Project Primrose confunde a linha entre tecnologia e moda, demonstrando o potencial dos expositores têxteis flexíveis – e transformando roupas em telas criativas. Este vestido interativo pode oferecer infinitas possibilidades de estilo, exibindo conteúdo criado com Adobe Firefly, After Effects, Stock e Illustrator.
O Project Glyph Ease torna as letras personalizadas mais acessíveis, simplificando o tedioso processo de design de glifos – o design específico e os elementos de forma de cada caractere de letra. Começando com um formato de letra desenhado à mão, o Project Glyph Ease usa IA para gerar automaticamente um conjunto inteiro de glifos que correspondem ao estilo de letras de entrada. Os usuários podem então editar facilmente os glifos gerados no Illustrator.
O Project Draw & Delight oferece um conjunto de ferramentas generativas de IA que ajudam qualquer pessoa em sua jornada de criação, desde a transformação de ideias iniciais – muitas vezes representadas como rabiscos ou rabiscos – em esboços polidos e refinados, até experimentar paletas de cores, variações de estilo e diferentes planos de fundo.
Serviço
www.adobe.com
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo