book_icon

Meta skills: as habilidades dos profissionais do futuro

Com um cenário cada vez mais desafiador no mercado de trabalho, recrutadores procuram por profissionais cada vez mais adaptáveis

Meta skills: as habilidades dos profissionais do futuro

A implementação de Inteligência Artificial nas profissões junto a outras tecnologias de automação de processos está mudando a configuração do mercado de trabalho. De acordo com Dados do Fórum Econômico Mundial 2022, 50% dos trabalhos serão realizados por máquinas, 40% dos trabalhadores solicitarão requalificação, existirão 97 milhões de novas funções e 80% das pessoas verão substituição de trabalhadores ou redução salarial devido à automação das profissões, até o ano de 2030.

Neste contexto, as organizações passarão a priorizar, em seus processos seletivos, profissionais que investirem no aprimoramento de suas meta skills – habilidades essenciais para a realização de diversos tipos de tarefas em diferentes contextos.

O primeiro passo para desenvolver as meta skills é saber que elas são comportamentos e atitudes que se desenvolvem de forma cognitiva, dependendo da metacognição para serem aprimoradas 

“As meta skills são as habilidades sobre aprender a aprender. Dentre elas, estão prospecção, criatividade, relacionamento e adaptabilidade, que são indispensáveis para o destaque profissional em vários ambientes e contextos. Então, podemos pensar que as meta skills são, cada vez mais, os superpoderes dos profissionais em um ambiente de negócios altamente complexo como o atual”, pontua Tim Lucas, chefe da Hyper Island América do norte e chefe de contudo e que apresenta um guia sobre a chave mais importante para o desenvolvimento das meta habilidades.

Como desenvolver e aprimorar as meta skills?
O primeiro passo para desenvolver as meta skills é saber que elas são comportamentos e atitudes que se desenvolvem de forma cognitiva, dependendo da metacognição para serem aprimoradas. Assim, a metacognição pressupõe que é primordial estar ciente de seus processos cognitivos individuais, para entender como você aprende, lida e resolve problemas, além de permitir o controle e aprimoramento desses processos.

Autoconsciência primeiro
O primeiro passo é estar ciente dos seus processos cognitivos, dos seus pontos fortes e fracos, para entender sobre como você aprende e como resolve problemas, de forma a aprimorá-los. Isto é chamado de metacognição que, em termos simples, é pensar sobre o pensar.

Autorregulação

A autorregulação serve para estabelecer metas, planejar, monitorar o progresso e fazer os ajustes necessários. E, neste caso, a metacognição entra como uma auxiliadora de avaliação de processos, identificação de obstáculos e tomada de decisões mais assertivas, de forma que os objetivos sejam alcançados com eficiência.

Pensamento crítico
O pensamento crítico envolve avaliar informações, raciocinar logicamente e tomar decisões informadas. Assim, a metacognição atua como um espelho, permitindo a reflexão sobre processos de pensamento, descoberta de preconceitos, além de permitir desafiar suposições e refinar o senso crítico.

Resolução de problemas
A resolução de obstáculos complexos requer identificação e análise. Logo, a metacognição está diretamente relacionada à resolução de problemas ao permitir que uma análise de estratégias adaptando-as com base em experiências anteriores.

Adaptabilidade
A metacognição possibilita que o profissional também se ajuste a novas situações e aprenda com as experiências, ao proporcionar a capacidade de refletir sobre sucessos e fracassos, extrair lições valiosas para serem usadas em desafios futuros.

Metacognição e meta-habilidades não são apenas palavras da moda. Hoje em dia, elas são os novos pilares do sucesso profissional. Trata-se de uma jornada de autodescoberta, autoaperfeiçoamento e, em última análise, autodomínio.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.