book_icon

L8 Group participa de projetos buscam democratizar acesso à internet

Em parceria com poder público, empresa de tecnologia L8 Group participa de iniciativas de inclusão digital em Belo Horizonte e Porto Alegre

L8 Group participa de projetos buscam democratizar acesso à internet

A conectividade nos centros urbanos é um dos principais desafios para a promoção de cidades mais inteligentes e inclusivas em todo o mundo. Aqui no Brasil, duas iniciativas distintas buscam democratizar o acesso à internet, com sinal gratuito em comunidades carentes de Belo Horizonte (MG) e de Porto Alegre (RS). A L8 Group, empresa de tecnologia especializada em soluções para ISPs e Cidades Inteligentes, participa dos projetos, que são capitaneados pelo poder público.

Em Belo Horizonte, a empresa foi contratada via licitação para o fornecimento e instalação de 4,3 mil pontos de acesso, dentro do Programa de Inclusão Digital, da Empresa de Informática e Informação de Belo Horizonte (Prodabel). O objetivo é levar internet gratuita para todas as vilas, favelas e conjuntos habitacionais da cidade, atingindo cerca de 370 mil pessoas em 218 comunidades. A instalação dos pontos de acesso teve início no final de 2021, na Vila do Índio e, segundo informações divulgadas pela Prodabel, em setembro de 2023 o programa já havia chegado a 215 vilas e favelas da cidade.

O objetivo é levar internet gratuita para todas as vilas, favelas e conjuntos habitacionais da cidade, atingindo cerca de 370 mil pessoas em 218 comunidades

Além de levar internet de qualidade às comunidades, o programa prevê ainda a formação e a capacitação profissional dos moradores dessas regiões em Tecnologia da Informação. Além de fornecer os equipamentos, a L8 capacitou os profissionais da Prodabel para a gestão e manutenção da rede. “Este é um projeto revolucionário, de inclusão, que beneficia centenas de milhares de pessoas em comunidades carentes e abre as portas do mundo digital para aqueles que estavam excluídos desta revolução. Nós da L8, em conjunto com grandes players internacionais como Google, Samsung, Facebook, Commscope / Ruckus, temos muito orgulho de participar desta iniciativa” comenta Leandro Kuhn, CEO da L8.

Para garantir uma boa cobertura de sinal de Wi-Fi nas comunidades, os equipamentos foram instalados em pontos estratégicos, respeitando as peculiaridades geográficas de cada região. Os locais foram definidos após um levantamento criterioso em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte e com a Prodabel, para identificar as regiões de maior concentração de pessoas ou de grande circulação de moradores. Na Vila do Índio, por exemplo, cada antena permite o acesso de até 512 pessoas ao mesmo tempo.

Já em Porto Alegre, a L8 participa de forma voluntária de uma iniciativa semelhante, que também visa o acesso gratuito à internet em comunidades carentes. O projeto é viabilizado pela Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa) em parceria com o programa Territórios Inovadores, do movimento colaborativo Pacto Alegre – que reúne universidades, empresas e organizações sociais.

A primeira localidade a receber o sinal foi o Morro da Cruz, em junho de 2023. A L8 foi consultora técnica na instalação e apoiou a iniciativa com a doação dos pontos de acesso. “Nós aproveitamos o know-how de nossa equipe com projetos de conectividade em outras comunidades como as de Belo Horizonte, por exemplo, para contribuir na execução deste programa no Morro da Cruz. Para isso, acompanhamos as visitas técnicas e mapeamos a melhor posição para os pontos de acesso, respeitando as características geográficas do terreno”, explica Leandro Kuhn.

Segundo informações da Procempa, são registrados cerca de 80 acessos à rede por dia a partir de três pontos de acesso instalados no Morro da Cruz. Dois deles estão no Hub Formô (espaço de inovação, cultura e empreendedorismo que já funcionava no local) e outro está na via pública, nas proximidades do Hub, com cobertura de sinal de aproximadamente 100 metros quadrados.

O Morro da Cruz foi a primeira comunidade da capital a receber o sinal de Wi-Fi Porto Alegre Livre, mas o projeto deve ser replicado em outras comunidades como Vila Planetário, Bom Jesus, Mario Quintana e Restinga, por exemplo. “Temos atuado fortemente na transformação digital de Porto Alegre, e ampliar a oferta de serviços é o principal caminho para a inclusão digital. Dessa forma vamos promover transformação social de verdade. Ter o apoio de parceiros nesta jornada concretiza estas entregas de maneira rápida e efetiva”, afirma Letícia Batistela, presidente da Procempa.

Além da disponibilização da internet gratuita, foi realizada uma campanha de conscientização e sensibilização da comunidade para a devida apropriação da tecnologia e os benefícios já são perceptíveis no dia a dia da população. “A internet é uma ferramenta fundamental para o acesso ao mundo do trabalho, à renda e à educação e é incrível poder contar com uma internet de alta qualidade na esquina de casa. Isso empodera a comunidade e abre muitas possibilidades para quem vive e trabalha aqui na região”, destaca o designer gráfico Michel Couto, coordenador do Hub Formô e morador do Morro da Cruz há 38 anos.

“O nosso foco é atender as demandas urgentes da sociedade e preparar as cidades para o futuro, com inovações que garantam a sustentabilidade ambiental e a conectividade nos grandes centros. Essa é uma tendência mundial e o Brasil ainda tem muito a crescer em relação à gestão inteligente das cidades. Felizmente iniciativas como essas estão sendo cada vez mais comuns e assim podemos contribuir para a transformação dos espaços urbanos, tornando as cidades mais acolhedoras e inclusivas”, ressalta Leandro Kuhn.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.