book_icon

Fabricante de cosméticos Granado entra na era da Indústria 4.0 com a Cogtive

A solução da Cogtive adotada na planta industrial do Rio de Janeiro tem como foco a identificação de gargalos e a redução do tempo necessário para concluir a produção de um lote

Fabricante de cosméticos Granado entra na era da Indústria 4.0 com a Cogtive

a fabricante de cosméticos Granado, fundada em 1870, está apostando na automação e recentemente investiu na contratação de um software de gerenciamento de operações com foco em ganho de produtividade fabril, fornecido pela Cogtive, plataforma brasileira de tecnologias para a gestão industrial, com ênfase no setor de manufatura.

A automação da gestão de sua unidade fabril, situada em Japeri, na Baixada Fluminense (RJ), é uma das estratégias para a Granado dobrar sua produção até 2030. A Granado encerrou 2022 com faturamento em torno de R$ 1 bilhão. “Desde sua inauguração, em 2014, a fábrica tem apresentado um crescimento impressionante, com um aumento de volume de mais de 10% ao ano e aproximadamente 1 mil funcionários trabalhando em quatro turnos no nosso parque fabril”, conta Rodrigo Monteiro, diretor industrial da Granado, ressaltando que a automação da gestão fabril é apontada como imprescindível para impulsionar a expansão. “A solução da Cogtive tem como foco a identificação de gargalos e a redução do tempo necessário para concluir a produção de um lote. Ao aplicar essa tecnologia, a Granado espera impulsionar sua produtividade e agilizar a tomada de decisões em todas as etapas do chão de fábrica, desde os gerentes de produção até a equipe de manutenção e setup”, sublinha Monteiro.

Ao abraçar a Transformação Digital e se posicionar como uma marca verdadeiramente 4.0, a Granado demonstra o compromisso da empresa em se destacar e liderar a indústria

Segundo o diretor industrial, a solução da Cogtive proporciona indicadores precisos sobre o desempenho dos equipamentos e oferece uma visualização clara do fluxo de produção. “Isso facilita a comunicação e o entendimento de toda a equipe em relação à planta industrial, tornando o processo mais eficiente e produtivo”, explica.

O software da Cogtive baseia-se em Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT). A solução proporciona, em tempo real, informações detalhadas sobre os equipamentos da planta fabril, bem como de processos e movimentação dos lotes na produção. Com isso, o gestor da linha de produção obtém uma visão mais ampla e detalhada do chão de fábrica, o que permite a identificação de oportunidades de ganho de produtividade que antes eram invisíveis.

É o que Reginaldo Ribeiro, CEO da Cogtive, define como a “capacidade oculta”. “Além disso, a Cogtive fornece indicadores exclusivos de desempenho, possibilitando que a equipe de planejamento da Granado se concentre na otimização da produtividade”, completa.

De fato, é o que a tradicional fabricante de cosméticos e outros artigos de beleza e higiene pessoal já vem obtendo, de acordo com as palavras do diretor industrial da Granado. Com 153 anos de história no mercado, a empresa “evidencia seu compromisso em adotar tecnologias inovadoras e investir no aprimoramento contínuo de seus processos de fabricação”, conforme pontua ele.

A marca vem expandindo sua presença no mercado por meio da abertura de lojas próprias, o que representa uma atuação no varejo. Mas sem deixar de se posicionar “como uma referência na indústria, liderando o caminho em direção a um futuro cada vez mais automatizado e tecnológico, impulsionada pela parceria com a Cogtive”, acrescenta o diretor industrial da Granado.

Indústria 4.0

Especialista em Indústria 4.0 para o setor de manufatura, o CEO da Cogtive considera que o investimento da Granado representa uma ação concreta rumo à Indústria 4.0 propriamente dita. “É uma estratégia extremamente relevante, uma vez que o segmento de cosméticos apresenta um ambiente de manufatura dinâmico e desafiador, com constantes lançamentos de novos produtos e embalagens complexas”, avalia Ribeiro.

O especialista aponta a expertise da Granado como um diferencial. “A equipe de excelência operacional da Granado tem bastante maturidade técnica, o que nos provê grandes feedbacks para que possamos aprimorar ainda mais nosso roadmap de produtos”, afirma o gestor da Cogtive.

“Ao abraçar a Transformação Digital e se posicionar como uma marca verdadeiramente 4.0, a Granado demonstra o compromisso da empresa em se destacar e liderar a indústria, reduzir custos e o impacto ambiental, gerando menos resíduos e diminuindo o gasto energético. Essa abordagem inovadora e pioneira trará um legado significativo para a indústria de cosméticos, inspirando outras empresas a seguirem o exemplo e adotarem tecnologias avançadas para aprimorar sua competitividade e alcançar novos patamares de excelência”, finaliza Ribeiro.

Serviço
www.cogtive.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.