book_icon

Pesquisa da Cloudera indica comprometimento das empresas com IA e Open Source

Visando o médio e longo prazo, 80% das empresas afirmaram que seguirão investindo em tecnologias de Open Source nos próximos 3 anos

Pesquisa da Cloudera indica comprometimento das empresas com IA e Open Source

O levantamento, encomendado pela Cloudera e conduzido pela Coleman Parkes Research, aponta que 92% dos entrevistados relataram que a empresa possui orçamento dedicado para projetos de IA, destacando a crescente importância dessa inovação na estratégia de negócios. Na mesma pesquisa, 44% dizem já ter casos de uso de IA em produção, indicando uma rápida adoção da tecnologia. A pesquisa, realizada entre junho e agosto de 2023, teve como objetivo analisar o panorama atual da gestão de Dados e Inteligência Artificial (IA) nas empresas.

O estudo ainda revela que 28% das organizações esperam um aumento de mais de 10% nos gastos com projetos de IA nos próximos 12 meses, refletindo um compromisso contínuo em impulsionar a Transformação Digital por meio da IA. Nesse sentido, 80% das empresas planejam continuar investindo em tecnologias de Open Source nos próximos três anos, destacando a confiança crescente no poder da comunidade de código aberto para impulsionar a inovação e proporcionar maior segurança e transparência.

Dentre todas as empresas entrevistadas, 73% afirmaram que utilizam um ambiente híbrido (Nuvem e on-premise). E 62% operam com mais de um provedor de Nuvem (multiCloud) 

“É inspirador ver que a maioria das empresas está comprometida com tecnologias de Open Source, cuja colaboração e velocidade de inovação são imbatíveis, neste que é o mercado mais fascinante do século, com o potencial de mudar o curso da história”, comenta Rubia Coimbra, vice-presidente da Cloudera para a América Latina.

Quando se trata de estratégias de armazenamento de Dados, 61% dos entrevistados disseram que planejam migrar mais Dados para a Nuvem dentro de 1 a 3 anos, enquanto 38% estão considerando a migração de Dados da Nuvem de volta para o armazenamento local durante o mesmo período. De acordo com Rubia, esse equilíbrio reflete a necessidade de flexibilidade e adaptação às demandas que estão em constante evolução.

Além disso, 73% das organizações relataram utilizar um ambiente híbrido, combinando armazenamento em Nuvem pública e privada e demonstrando uma abordagem integrada à gestão de dados. Por outro lado, 62% das empresas adotaram um modelo multicloud, operando com dois ou mais provedores de Nuvem. Ainda nesse aspecto, para 91% dos entrevistados, manter todos os ambientes tecnológicos em colaboração – com harmonia e governança adequada – não é uma tarefa simples, sugerindo a necessidade de uma abordagem estratégia e cuidadosa.

Rubia enfatiza, ainda, a importância do Open Source: “A Cloudera continua líder de um ecossistema vibrante de Open Source. Anos se passaram e o nosso comprometimento com a comunidade permanece o mesmo. Afinal, é o que nos permite continuar inovando e resolvendo problemas relevantes da sociedade.”

Metodologia da pesquisa
Conduzida entre junho e agosto de 2023 pela Coleman Parkes Research, a pesquisa da Cloudera avaliou, no Brasil, opiniões de 300 tomadores de decisão de TI responsáveis pela análise de dados e ferramentas em organizações com mais de mil colaboradores.

Os principais resultados do estudo foram revelados durante o Evolve 23, evento realizado em setembro de 2023 pela Cloudera, em parceria com AWS, IBM e Intel, em São Paulo (SP). O encontro reuniu líderes empresariais e profissionais da área de dados para abordar estratégias de dados para a transformação de negócios, solução de problemas de forma criativa e contribuição à comunidade.

Serviço
www.cloudera.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.