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Uisa integra operações com o SAP S/4Hana e se consolida como biorrefinaria

Transformação Digital do grupo sucroenergético sustenta estratégia unificada para produção de energia limpa, insumos e alimentos a partir de matérias primas de origem vegetal

Uisa integra operações com o SAP S/4Hana e se consolida como biorrefinaria

A Uisa – uma das maiores biorefinarias do mundo, que atua na geração de bioenergia, produção de etanol hidratado e anidro e açúcares cristal, refinado e triturado – deu um passo importante em seu processo de Transformação Digital com a conclusão do processo de implementação do sistema de gestão SAP S/4Hana, concluído no início de abril de 2021. Com operação em diversos estados do Centro-Oeste e Norte, a empresa que conta com 2.600 funcionários escolheu a SAP como parceira estratégica para seus planos de crescimento e conquistas de novos mercados dentro do conceito de biorrefinaria com foco na produção de energia limpa.

Rodrigo Ribeiro Gonçalves, gerente executivo de TI da Uisa, explica que a companhia já usava o SAP ECC (geração anterior de ERP) e com as demandas de transformação dos negócios a empresa avaliou que estava diante de uma oportunidade para modernizar a gestão do back office, aproveitando a unificação das operações sob a marca Uisa e avançando rapidamente na digitalização de processos manuais.

Embora as iniciativas de modernização contemplem outros projetos, podemos afirmar que a adoção do ERP digital é o coração da Transformação Digital da Uisa

“Também buscamos um sistema que nos desse suporte de longo prazo para os planos de adoção de tecnologias inteligentes e de conectividade com toda a nossa operação, incluindo a estrutura de um data lake com comunicação integrada aos mais de 70 mil hectares cultivados no Mato Grosso. Temos a necessidade de obter informações em tempo real de todos os processos internos, integrados com os sistemas de Supply Chain (cadeia de suprimentos) para dar visibilidade de todos projetos da empresa, agilizando a tomada de decisão, além de funcionar como um centro de serviços compartilhados para as demais empresas do grupo”, completa Gonçalves.

A consultoria e implementação do projeto foi conduzida pela Atos, com duração total de 8 meses e hospedagem em Google Cloud. O projeto se destacou ainda pela adoção de metodologia ágil Activate da SAP, para adoção standard do sistema de gestão SAP S/4Hana, aproveitando a expertise acumulada da SAP no setor de agronegócio e adotando uma solução de classe mundial. “Para agilizar a adoção, a Atos realizou um processo de adequação e redesenho dos processos em parceria com os times internos da Uisa e destacou o ambiente de experiência do usuário SAP Fiori como fundamental para trazer eficiência e simplicidade operacional, liberando tempo das equipes para dedicação aos projetos estratégicos da empresa”, resume Gonçalves.

“Todos os nossos 5 centros de distribuição já operam com o novo ERP e desde o go-live em abril já estamos vendendo e faturando a partir do S/4Hana. Embora as iniciativas de modernização contemplem outros projetos, podemos afirmar que a adoção do ERP digital é o coração da Transformação Digital da Uisa”, detalha o gerente de TI. Os próximos passos incluem a integração com o sistema de Finanças, ainda neste trimestre, e a integração com a rede 4G+, que vai oferecer cobertura de Internet a todos os ativos da empresa.

“O projeto com a Uisa foi implementado com agilidade e mostrou o potencial do SAP S/4Hana para transformar os negócios e capacitar as empresas para novos ciclos de produtividade, inovação e competitividade. A SAP é reconhecida pelo seu desempenho no agronegócio e projetos como esse mostram o potencial de utilização da tecnologia no campo”, resume Mario Tiellet, vice-presidente de Midmarket da SAP Brasil.

Serviço
www.sap.com/brazil

 

 

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