book_icon

Ibevar projeta crescimento de 5,23% para o Varejo em 2020

Especialistas apostam na recuperação da economia e na confiança do consumidor e afirmam que estes podem ser pontos importantes para a retomada do consumo
Ibevar projeta crescimento de 5,23% para o Varejo em 2020
Os especialistas estão otimistas com o mercado de consumo em 2020. Segundo os índices da pesquisa de Intenção de Compra, do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo – Ibevar, a projeção de crescimento para o ano é de 5,23% em relação ao ano anterior, que já tinha apresentado 4,3% de avanço comparado com 2018.
Para o economista e presidente do Ibevar, Claudio Felisoni de Angelo, este deve ser um ano de recuperação do Varejo, mesmo que ainda de forma tímida. “A confiança do consumidor e a melhora da economia fazem com que se tenha uma maior disposição para gastar. Isso aquece o mercado de consumo, mesmo que em um ritmo bem abaixo do que já tivemos no passado”, avalia.
Com essa retomada, há um maior interesse em bem duráveis e semiduráveis
“Uma breve análise de 2019 já apontava para um progresso, por exemplo, com o melhor Natal desde 2014. E, seguindo essa premissa, acredito que em 2020 o varejo apresentará resultados ainda melhores”, completa o economista.
Neste primeiro trimestre, os segmentos que projetam maior crescimento em relação ao mesmo período do ano anterior são móveis e eletrodomésticos (9,80 p.p.), artigos de uso pessoal e doméstico (7,66 p.p.) e automóveis, motos, partes e peças (6,81 p.p.).
Segundo Felisoni, o avanço de categorias como móveis, eletrodomésticos e automóveis é o principal indício da recuperação da confiança do consumidor. “O Brasil estava enfrentando questões, como a alta taxa de juros e de desemprego, um cenário político incerto, entre muitas outras e, por isso o consumidor evitava comprometer o orçamento mensal. Com essa retomada, há um maior interesse em bem duráveis e semiduráveis”, finaliza o presidente do Ibevar.
O  Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo,  é uma instituição sem fins lucrativos, que se propõe a produzir conteúdo no setor de Varejo e Consumo, promover interação entre executivos que atuam nessa área e gerar negócios entre os participantes. O Ibevar atua em conjunto com o Provar/FIA no desenvolvimento dos executivos de varejo.
Serviço
www.ibevar.org.br
Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.