book_icon

Siemens desenvolve solução 5G privada completa para indústria

5G é crucial para robôs móveis, logística autônoma, sistemas de transporte sem motorista e dispositivos de Borda

Siemens desenvolve solução 5G privada completa para indústria

Pela primeira vez, a Siemens lança uma infraestrutura privada desenvolvida internamente para o padrão de comunicação móvel 5G. A solução permite que empresas industriais construam suas próprias redes 5G locais, que proverão suporte ideal para aplicações de automação. “Ao construir suas próprias redes 5G, as empresas industriais estão entrando na próxima fase da produção conectada”, diz Axel Lorenz, CEO da Process Automation da Siemens. “O 5G é crucial para aplicações como robôs móveis, logística autônoma e sistemas de transporte sem motorista em fábricas. A infraestrutura 5G privada da Siemens também propicia aos usuários controle exclusivo sobre os Dados em sua rede 5G em todos os momentos, e eles podem configurar a rede de forma personalizada para suas aplicações”.

Infraestrutura 5G industrial privada para a instalação de uma rede 5G local. Foto: Divulgação Siemens

Outras possibilidades para a tecnologia industrial sem fio 5G incluem o uso integrado de tablets conectados, óculos VR e ferramentas inteligentes. Além disso, dispositivos de borda podem ser usados de forma flexível: por exemplo, em aplicações brownfield, onde é difícil instalar cabos. Ao contrário de outras tecnologias sem fio, as redes 5G privadas utilizam uma banda de frequência licenciada e podem, desta forma, operar sem interferências.

Componentes de rede 5G de uma única fonte
A Siemens desenvolveu sua infraestrutura 5G especificamente para as necessidades dos clientes e das aplicações industriais. Ela consiste em um núcleo (core) 5G e uma rede de acesso de rádio (RAN). A RAN inclui a unidade central (CU), a unidade distribuída (DU) e as unidades de rádio (RUs). Diversos dispositivos 5G podem se conectar à infraestrutura 5G e comunicar na rede privada. A solução 5G multifuncional também foi projetada para uso em ambientes industriais agressivos.

Antes do lançamento, a Siemens testou exaustivamente sua infraestrutura 5G privada em ambientes reais de produção, como na unidade de produção da Siemens em Karlsruhe (Alemanha). Ao implementar e operar a rede protótipo em suas próprias unidades de produção, a Siemens pôde testar e refinar extensivamente a tecnologia, assegurando, assim, que ela pode fazer frente aos requisitos dos ambientes de produção industrial e suportar aplicações industriais. A infraestrutura privada 5G da Siemens já está disponível na Alemanha e logo chegará a outros países.

A infraestrutura privada 5G da Siemens já está disponível na Alemanha e logo chegará a outros países

Um dos clientes- piloto da solução 5G completa é o grupo siderúrgico alemão Salzgitter AG: “Não queremos construir uma rede 5G qualquer, queremos um 5G industrial que atenda às enormes exigências da indústria siderúrgica”, diz Gerd Baresch, diretor de Tecnologia da Salzgitter Flachstahl GmbH. “Seja aonde for que a gente precise transmitir Dados sem fio de maneira confiável e segura – desde imagens de câmeras em tempo real, até sinais de parada de emergência relevantes para a segurança em sistemas de transporte sem motorista – precisamos de tecnologia de comunicação à prova do futuro. A Siemens é um parceiro confiável de longa data para soluções de rede e é exatamente por isso que decidimos trabalhar com eles.”

A mais alta segurança de Dados com infraestrutura 5G em redes de campus (CAN)
As redes 5G privadas, também conhecidas como redes de campus, são redes 5G restritas às instalações de uma empresa específica, a uma área específica ou a um edifício individual. Do ponto de vista da Siemens, as redes 5G privadas oferecem muitas vantagens para a indústria: as empresas a constroem no local e podem modificá-las com precisão para satisfazer as suas necessidades e aplicações. As empresas também têm controle total sobre seus dados, uma vez que as redes 5G privadas utilizam o seu próprio espectro 5G local. Para construir uma rede 5G local e disponibilizar o sinal 5G nas instalações de uma empresa, é preciso ter uma infraestrutura 5G privada como a oferecida pela Siemens.

Desde 2021, a Siemens vem oferecendo roteadores 5G industriais como o SCALANCE MUM853-1 e MUM856-1 para conectar robôs, veículos autônomos guiados (AGVs) e outros dispositivos industriais a uma rede 5G privada. Tais roteadores são os últimos componentes necessários para uma conectividade sem fio eficiente em ambientes industriais.

SCALANCE M80000 unidade de rádio 5G industrial. Foto: Divulgação Siemens

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.