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HRTech aposta em avatares 3D para levar mais diversidade no recrutamento

Junto às ferramentas já existentes na modalidade de entrevista ao vivo anônima, serão incorporados 12 Avatares 3D dinâmicos em processos de seleção

HRTech aposta em avatares 3D para levar mais diversidade no recrutamento

A Jobecam, empresa de recrutamento e seleção que usa tecnologia (HRTech), anunciou um novo produto para fortalecer a representatividade em processos seletivos. Junto às ferramentas já existentes na modalidade de entrevista ao vivo anônima, serão incorporados 12 Avatares 3D dinâmicos. Com a solução, os talentos interagem em tempo real com os avaliadores, porém, com a voz robotizada e imagem revertida em um determinado avatar, ou seja, um boneco representativo escolhido aleatoriamente pela plataforma. Não é permitida a escolha de características como cor de cabelo ou pele, por exemplo, deixando sobressair as aptidões profissionais. A iniciativa pode gerar até 70% a mais de inclusão de grupos sub-representados na seleção de talentos da empresa.

A novidade reforça o propósito da HRTech de apoiar a integração desses indivíduos, que historicamente possuem menor presença no mercado de trabalho. “Usar a Inteligência Artificial (IA) como uma aliada na seleção por vídeo para evitar práticas discriminatórias é nosso principal objetivo. Seguimos firmes no intuito de ampliar o número de pessoas incluídas em seleções cada vez mais gentis e justas. Queremos enaltecer, ressaltar e deixar falar mais alto sempre a habilidade profissional do talento, antes mesmo do que qualquer traço físico e/ou comportamental”, explica Cammila Yochabell, fundadora e CEO da Jobecam.

Alinhada ao DNA da empresa, a iniciativa tem como meta enfrentar as desigualdades no mundo corporativo, a partir de uma realidade histórica de preconceitos contra raça, cor, gênero, classe social, condição física e orientação sexual. Recentemente, pesquisa do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV) apontou que, no primeiro trimestre de 2023, a remuneração média das mulheres negras era de R$ 1.948, equivalante a 48% do que homens brancos ganham na média, 62% do que as de cor branca recebem e 80% do que os homens negros ganham.

“Desligar a câmera e substituir pelo avatar reduz os vieses inconscientes, que são percepções prévias e estereótipos em relação às pessoas candidatas por questões de raça, cor, etnia, orientação sexual, da pessoa gestora. Isso caracteriza bem a nossa metodologia de enaltecer as habilidades profissionais dos talentos e menos as características físicas, sexuais e raciais”, afirma Cammila.

Os novos avatares também representam avanço na tecnologia da Jobecam, já que não serão apenas estáticos, ou seja, enquanto a pessoa candidata fala e se expressa, os mesmos refletem os movimentos da boca e dos braços, simultaneamente, diferente do procedimento anterior, que até então era oferecido pela HRTech.

A novidade se junta a outras soluções da startup: entrevista pré-gravada anônima, que não exige interação entre o recrutador e o profissional; currículo anônimo, no qual as informações pessoais (endereço, nome, instituição da escolaridade) dos talentos são ocultadas, com foco unicamente na experiência e habilidade das pessoas candidatas; e entrevista anônima ao vivo, em que a interação é em tempo real com voz robotizada, imagem como um avatar estático e o nome passa a ser um nickname que faz referência a cidades ou países famosos. Adicionado a essa tríade de processos, a HRTech também oferece o modelo convencional de contratações com triagem de currículo conforme o perfil do talento buscado, com vídeo e interações com a pessoa gestora, sem processos anônimos.

Além do lançamento dos Avatares 3D dinâmicos, a Jobecam também passou por um rebranding, com mudanças de layout, logomarca e site. “Queremos transmitir a nossa potência em diversidade nos processos seletivos, e a nossa marca faz parte dela, por isso também a transformamos”, finaliza a CEO da Jobecam.

Serviço
www.jobecam.com

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