A Jobecam, empresa de recrutamento e seleção que usa tecnologia (HRTech), anunciou um novo produto para fortalecer a representatividade em processos seletivos. Junto às ferramentas já existentes na modalidade de entrevista ao vivo anônima, serão incorporados 12 Avatares 3D dinâmicos. Com a solução, os talentos interagem em tempo real com os avaliadores, porém, com a voz robotizada e imagem revertida em um determinado avatar, ou seja, um boneco representativo escolhido aleatoriamente pela plataforma. Não é permitida a escolha de características como cor de cabelo ou pele, por exemplo, deixando sobressair as aptidões profissionais. A iniciativa pode gerar até 70% a mais de inclusão de grupos sub-representados na seleção de talentos da empresa.
A novidade reforça o propósito da HRTech de apoiar a integração desses indivíduos, que historicamente possuem menor presença no mercado de trabalho. “Usar a Inteligência Artificial (IA) como uma aliada na seleção por vídeo para evitar práticas discriminatórias é nosso principal objetivo. Seguimos firmes no intuito de ampliar o número de pessoas incluídas em seleções cada vez mais gentis e justas. Queremos enaltecer, ressaltar e deixar falar mais alto sempre a habilidade profissional do talento, antes mesmo do que qualquer traço físico e/ou comportamental”, explica Cammila Yochabell, fundadora e CEO da Jobecam.
Alinhada ao DNA da empresa, a iniciativa tem como meta enfrentar as desigualdades no mundo corporativo, a partir de uma realidade histórica de preconceitos contra raça, cor, gênero, classe social, condição física e orientação sexual. Recentemente, pesquisa do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV) apontou que, no primeiro trimestre de 2023, a remuneração média das mulheres negras era de R$ 1.948, equivalante a 48% do que homens brancos ganham na média, 62% do que as de cor branca recebem e 80% do que os homens negros ganham.
“Desligar a câmera e substituir pelo avatar reduz os vieses inconscientes, que são percepções prévias e estereótipos em relação às pessoas candidatas por questões de raça, cor, etnia, orientação sexual, da pessoa gestora. Isso caracteriza bem a nossa metodologia de enaltecer as habilidades profissionais dos talentos e menos as características físicas, sexuais e raciais”, afirma Cammila.
Os novos avatares também representam avanço na tecnologia da Jobecam, já que não serão apenas estáticos, ou seja, enquanto a pessoa candidata fala e se expressa, os mesmos refletem os movimentos da boca e dos braços, simultaneamente, diferente do procedimento anterior, que até então era oferecido pela HRTech.
A novidade se junta a outras soluções da startup: entrevista pré-gravada anônima, que não exige interação entre o recrutador e o profissional; currículo anônimo, no qual as informações pessoais (endereço, nome, instituição da escolaridade) dos talentos são ocultadas, com foco unicamente na experiência e habilidade das pessoas candidatas; e entrevista anônima ao vivo, em que a interação é em tempo real com voz robotizada, imagem como um avatar estático e o nome passa a ser um nickname que faz referência a cidades ou países famosos. Adicionado a essa tríade de processos, a HRTech também oferece o modelo convencional de contratações com triagem de currículo conforme o perfil do talento buscado, com vídeo e interações com a pessoa gestora, sem processos anônimos.
Além do lançamento dos Avatares 3D dinâmicos, a Jobecam também passou por um rebranding, com mudanças de layout, logomarca e site. “Queremos transmitir a nossa potência em diversidade nos processos seletivos, e a nossa marca faz parte dela, por isso também a transformamos”, finaliza a CEO da Jobecam.
Serviço
www.jobecam.com
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