book_icon

Setores de Compliance também adotam Transformação Digital 

À medida que a tecnologia avança e as demandas regulatórias se tornam mais complexas, os profissionais de Compliance estão adotando soluções digitais para enfrentar desafios e garantir a conformidade de maneira mais eficaz

Setores de Compliance também adotam Transformação Digital 

A crescente complexidade das regulamentações e a necessidade de cumpri-las com eficácia estão impulsionando a adoção de soluções digitais pelo Compliance. Alguns dos principais desafios enfrentados pela área atualmente são relacionados à segurança de Dados, monitoramento contínuo para detectar possíveis irregularidades e a produção de relatórios detalhados e transparentes, demonstrando a conformidade efetiva.

A análise de Dados em tempo real e o uso de algoritmos estão ajudando a identificar potenciais problemas de conformidade antes que se tornem críticos, permitindo ações corretivas imediatas 

A Transformação Digital, por sua vez, vem permitindo que os setores de Compliance alcancem níveis mais altos de inovação e eficiência em suas operações. Alguns dos desenvolvimentos mais notáveis incluem:

Automatização de processos
Ferramentas de automação estão sendo implementadas para acelerar tarefas rotineiras, como revisões de documentos e coleta de Dados, permitindo que os profissionais se concentrem em tarefas de maior valor agregado.

Análise de Dados avançada
 A análise de Dados em tempo real e o uso de algoritmos estão ajudando a identificar potenciais problemas de conformidade antes que se tornem críticos, permitindo ações corretivas imediatas.

Machine Learning e Inteligência Artificial
 Essas tecnologias estão sendo usadas para prever tendências regulatórias, melhorar a detecção de fraudes e outras irregularidades dentro das empresas e aprimorar a tomada de decisões baseada em Dados.

“Já passou do tempo em que o Compliance podia trabalhar apenas com planilhas e Canal de denúncias 0800, por exemplo. Atualmente, o profissional precisa gerenciar um grande número de processos, ter um Canal eficaz para receber relatos de suspeitas de irregularidades, capacitar todos os times acerca de temas fundamentais, como proteção de Dados. Por isso, o mais recomendável é realmente investir em uma solução especializada”, explica Marcelo Erthal, CEO da clickCompliance, empresa pioneira em fornecer software com Inteligência Artificial para gestão do Compliance.

A Transformação Digital está redefinindo o papel do profissional de Compliance, permitindo que ele se torne mais ágil, proativo e estratégico. À medida que empresas de todos os setores adotam soluções digitais para enfrentar desafios regulatórios, a conformidade não é mais vista como uma obrigação operacional, mas como um facilitador da eficiência e da confiança no mercado.

Serviço
clickcompliance.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.