Iniciar as atividades em um novo país é sempre um grande desafio para qualquer empresa multinacional. Além do extenso planejamento prévio para estar bem preparada para entrar em um mercado novo com consumidores e potenciais clientes desconhecidos, é necessário garantir que toda a estrutura esteja funcionando corretamente e no tempo certo.
No caso da Hinode, que iniciou suas atividades há poucos meses no México, isso não foi diferente. A empresa especializada em produtos cosméticos e de cuidados pessoais já conta com a Totvs como sua parceira de tecnologia no Brasil e na hora de expandir os negócios para a América Latina, levou a parceria junto. Com a implementação em tempo recorde das soluções de gestão empresarial e gestão de pagamentos a consultores, a Hinode conseguiu inclusive antecipar em três meses o início de suas operações em território internacional.
“A implementação, que geralmente pode levar até 8 meses, foi feita em velocidade recorde, em menos da metade do tempo previsto. Começamos o trabalho no mês de agosto de 2019 e, em apenas três meses, o sistema já estava rodando, com todas as funcionalidades e testes necessários. Isso permitiu à companhia iniciar suas atividades com bastante antecedência”, afirma Damián Malfatti, diretor da Totvs Hub Norte.
A Hinode utiliza o Totvs BackOffice – Linha Protheus para todas as atividades administrativas da companhia, incluindo financeiro, fiscal, compras, faturamentos e importações. Esta última primordial, já que o sistema cumpre cabalmente com as regras que a aduana do México exige e que impactam no controle de gastos e permite a Hinode ter controle de seus inventários a nível físico e de custos de importação.
No entanto, implementar o software em tempo recorde não foi o principal desafio. A pouco mais de um mês da finalização do projeto, a Hinode identificou que seria necessário incluir na solução o módulo de Recursos Humanos, especificamente para realizar os pagamentos aos consultores contratados no País, algo que não estava no planejamento inicial.
“Pouco tempo antes de começarmos a operar, percebemos que seria necessário um módulo especial para realizar os pagamentos feitos aos consultores, de maneira a estarmos em compliance com a legislação local e reunirmos todas as informações estratégicas em um único sistema. O primeiro pagamento seria feito 15 dias depois de iniciarmos a operação e, felizmente, tudo foi feito no prazo e sem nenhum problema técnico. Se adequou perfeitamente às nossas necessidades”, afirma Daianne Paiva, coordenadora de Sistemas da Hinode para América Latina.
Outra vantagem encontrada pela Hinode em contar com a solução da Totvs é a facilidade de integração das informações da unidade mexicana com a matriz, no Brasil. “O sistema permite acesso a todas as informações estratégicas da operação, tanto pelos executivos no México, quanto no Brasil, o que facilita a comunicação interna e externa. O departamento corporativo tem visibilidade completa do negócio e pode tomar as decisões mais precisas e acertadas”, ressalta Paiva.
Na América Latina, além de México e Brasil, a Hinode também está presente na Colômbia, Peru, Bolívia e Equador, e ainda no primeiro semestre de 2021 serão abertas as unidades do Chile e do Paraguai – todas contando com soluções de backoffice da Totvs. “Temos uma parceria de sucesso com a Hinode que começou no Brasil com o Grupo Hinode e hoje se estende a grande parte do continente. Nossas soluções, 100% adaptadas às necessidades do cliente, ajudam a garantir não apenas produtividade da empresa, mas também conformidade legal, fiscal e de importação de cada país onde tem presença para que a companhia se dedique ao máximo ao seu core business e não em processos administrativos”, finaliza o diretor da Totvs Hub Norte.
Serviço
www.totvs.com.br
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TIC APLICADA
Campo digitalizado: sustentabilidade e eficiência
TELECOMUNICAÇÕES
Infra para Conectividade: competição quente
NEGÓCIOS
Unidos para inovar
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
A boa gestão de mídias sociais fortalece a marca
Baixe o nosso aplicativo