book_icon

Totvs faz implementação de ERP e antecipa início das atividades da brasileira Hinode no México

Sistema de gestão é responsável por todas as atividades de backoffice e pagamentos a consultores da empresa brasileira especializada em produtos cosméticos e de cuidados pessoais

Totvs faz implementação de ERP e antecipa início das atividades da brasileira Hinode no México

Iniciar as atividades em um novo país é sempre um grande desafio para qualquer empresa multinacional. Além do extenso planejamento prévio para estar bem preparada para entrar em um mercado novo com consumidores e potenciais clientes desconhecidos, é necessário garantir que toda a estrutura esteja funcionando corretamente e no tempo certo.

No caso da Hinode, que iniciou suas atividades há poucos meses no México, isso não foi diferente. A empresa especializada em produtos cosméticos e de cuidados pessoais já conta com a Totvs como sua parceira de tecnologia no Brasil e na hora de expandir os negócios para a América Latina, levou a parceria junto. Com a implementação em tempo recorde das soluções de gestão empresarial e gestão de pagamentos a consultores, a Hinode conseguiu inclusive antecipar em três meses o início de suas operações em território internacional.

Pouco tempo antes de começarmos a operar, percebemos que seria necessário um módulo especial para realizar os pagamentos feitos aos consultores, de maneira a estarmos em compliance com a legislação local e reunirmos todas as informações estratégicas em um único sistema  

“A implementação, que geralmente pode levar até 8 meses, foi feita em velocidade recorde, em menos da metade do tempo previsto. Começamos o trabalho no mês de agosto de 2019 e, em apenas três meses, o sistema já estava rodando, com todas as funcionalidades e testes necessários. Isso permitiu à companhia iniciar suas atividades com bastante antecedência”, afirma Damián Malfatti, diretor da Totvs Hub Norte.

A Hinode utiliza o Totvs BackOffice – Linha Protheus para todas as atividades administrativas da companhia, incluindo financeiro, fiscal, compras, faturamentos e importações. Esta última primordial, já que o sistema cumpre cabalmente com as regras que a aduana do México exige e que impactam no controle de gastos e permite a Hinode ter controle de seus inventários a nível físico e de custos de importação.

No entanto, implementar o software em tempo recorde não foi o principal desafio. A pouco mais de um mês da finalização do projeto, a Hinode identificou que seria necessário incluir na solução o módulo de Recursos Humanos, especificamente para realizar os pagamentos aos consultores contratados no País, algo que não estava no planejamento inicial.

“Pouco tempo antes de começarmos a operar, percebemos que seria necessário um módulo especial para realizar os pagamentos feitos aos consultores, de maneira a estarmos em compliance com a legislação local e reunirmos todas as informações estratégicas em um único sistema. O primeiro pagamento seria feito 15 dias depois de iniciarmos a operação e, felizmente, tudo foi feito no prazo e sem nenhum problema técnico. Se adequou perfeitamente às nossas necessidades”, afirma Daianne Paiva, coordenadora de Sistemas da Hinode para América Latina.

Outra vantagem encontrada pela Hinode em contar com a solução da Totvs é a facilidade de integração das informações da unidade mexicana com a matriz, no Brasil. “O sistema permite acesso a todas as informações estratégicas da operação, tanto pelos executivos no México, quanto no Brasil, o que facilita a comunicação interna e externa. O departamento corporativo tem visibilidade completa do negócio e pode tomar as decisões mais precisas e acertadas”, ressalta Paiva.

Na América Latina, além de México e Brasil, a Hinode também está presente na Colômbia, Peru, Bolívia e Equador, e ainda no primeiro semestre de 2021 serão abertas as unidades do Chile e do Paraguai – todas contando com soluções de backoffice da Totvs. “Temos uma parceria de sucesso com a Hinode que começou no Brasil com o Grupo Hinode e hoje se estende a grande parte do continente. Nossas soluções, 100% adaptadas às necessidades do cliente, ajudam a garantir não apenas produtividade da empresa, mas também conformidade legal, fiscal e de importação de cada país onde tem presença para que a companhia se dedique ao máximo ao seu core business e não em processos administrativos”, finaliza o diretor da Totvs Hub Norte.

Serviço
www.totvs.com.br

 

BackOffice - Linha Protheus

Daianne Paiva

Damián Malfatti

ERP

Hinode

México

Totvs

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

CAPA | TENDÊNCIAS

Tecnologias imersivas ganham impulso nos negócios

Leia nessa edição sobre carreira

INDÚSTRIA 4.0

Fábrica conectada

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

SERVIÇOS

Trunfos dos menores

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

TENDÊNCIAS

A casa também foi para a Nuvem

Julho| 2021 | #48 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento