O mercado de recrutamento e seleção no Brasil está em constante transformação, acompanhando as novidades tecnológicas e as demandas do cenário atual. Diante desses desafios, como as empresas estão se adaptando e aprimorando suas ferramentas para encontrar os melhores talentos de forma mais eficiente e assertiva?
Uma das soluções que vem ganhando destaque são os softwares de recrutamento e seleção que utilizam Inteligência Artificial para facilitar e agilizar a contratação de profissionais qualificados. Elas permitem aos recrutadores realizar triagens, testes, entrevistas e feedbacks de forma integrada, dinâmica e assertiva. Com isso, uma outra pesquisa do Infojobs mostra que o tempo médio de contratação no Brasil é de 45 dias. No entanto, para metade das empresas, o processo leva mais de 60 dias. Também foi mostrado que 57% utilizam softwares de recrutamento e seleção. Um exemplo disso é a Wurth do Brasil, uma empresa que oferece uma linha de produtos organizados em diversos segmentos incluindo automotivo, construção civil, manutenção, cargo, madeira, metal e revenda.
Em 2021, ela entrou para a carteira de clientes do Pandapé, software de RH do Infojobs. Antes da parceria, a empresa tinha um SLA (tempo para fechar uma vaga) de dois meses. Agora, o prazo é cumprido em menos de um mês para todo o processo de contratação, especialmente para a rede de vendas, que inclui entrevistas com o RH, gestores e testes. Ao usar o software de recrutamento e seleção, a empresa conseguiu proporcionar uma maneira assertiva e dinâmica para triagem e captação de talentos.
Andressa Carvalho, recrutadora na Wurth do Brasil, relata como a tecnologia tem ajudado a empresa a alcançar suas metas de contratação: “O momento da triagem de perfis aderentes tornou-se mais rápido e assertivo, gerando a possibilidade de fecharmos mais vagas dentro do período de tempo disponível. Para chegarmos a esse resultado contamos com o apoio e expertise dos especialistas do Pandapé, que desde o primeiro momento abraçaram nossa proposta, e conseguiram reverter em material consultivo nossas principais dúvidas e demandas.” comento. “Aumentamos a nossa assertividade de candidatos para mais de 40%”.
Ana Paula Prado, CEO do Infojobs e porta-voz do Pandapé, diz que a Inteligência Artificial é uma aliada poderosa para o recrutamento e seleção: “A tecnologia permite que os recrutadores tenham mais tempo para se dedicar aos aspectos humanos do processo, como o relacionamento com os candidatos e a avaliação das competências comportamentais”, comenta.
Com o investimento no Pandapé, a Wurth conseguiu economizar mais de 35% nos gastos com recrutamento e seleção, além de ganhar tempo e eficiência nas etapas do processo seletivo. “O Pandapé ATS nos ajudou a encontrar os candidatos certos para nossas vagas, de forma mais rápida e assertiva. A ferramenta também nos proporcionou um banco de talentos sempre atualizado e acessível, o que nos ajudou a fechar mais vagas dentro do período de tempo disponível.”, finaliza Andressa.
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo