Com o objetivo de potencializar as chances de sucesso e realização das mulheres, a Dell Technologies anuncia o programa Startup Women, voltado a colaboradores que atuam na sede da companhia, em Eldorado do Sul (RS). O programa conta com workshops e palestras com colaboradoras da própria Dell Technologies, além de atividades práticas, incluindo um projeto final, abordando conteúdos como marca pessoal, diversidade, habilidade de influência, storytelling e planejamento de carreira.
“Um dos diferenciais da Dell Technologies em relação à gestão de pessoas são as ações voltadas a promover o apoio à diversidade e à inclusão. Por isso estamos muito contentes em lançar esse programa que vem se juntar a uma série de iniciativas desenvolvidas pela companhia para garantir o desenvolvimento, equilíbrio de vida e condições de igualdade para mulheres”, afirma Flávia Valadares, Latin America Server Product Marketing Director na Dell e sponsor do programa.
O projeto conta com apoio de quatro grupos de diversidade e inclusão da Dell Technologies: o BNA – Black Networking Alliance –, voltado a promover a igualdade de oportunidade profissionais independente do tom de pele; o Pride, que incentiva o ambiente de tolerância e respeito à diversidade de orientação sexual e identidade de gênero; True Ability, que estimula a inclusão das pessoas com deficiência; e o Women in Action, que busca proporcionar o desenvolvimento profissional e condições de igualdade para todas as mulheres que trabalham na empresa.
A iniciativa faz parte de uma série de ações implementadas pela Dell Technologies para atingir as metas estabelecidas no documento Progress Made Real, no qual a companhia se compromete a atingir uma série de objetivos para resolver grandes problemas da sociedade até 2030. Entre eles está o de ter 50% da força de trabalho global da companhia formada por mulheres – hoje esse número está em 31% –, e 40% de mulheres em posições de liderança.
Mulheres na pandemia
O StartUp Women ganha ainda mais relevância por conta do momento de pandemia. De acordo com a pesquisa Pnad Contínua, do IBGE, o desemprego no segundo trimestre de 2020 foi de 14,9% entre as mulheres – contra 12% entre os homens. E 7 milhões de mulheres haviam deixado o mercado de trabalho na última quinzena de março, contra 5 milhões de homens.
A consultoria McKinsey realizou um estudo que mostra que, de acordo com a tendência observada nos últimos meses, em um cenário regressivo de gênero em que nenhuma ação é tomada para combater esses efeitos, o crescimento do PIB global poderia ser US $ 1 trilhão mais baixo em 2030 do que seria se o desemprego feminino simplesmente acompanhasse o dos homens em cada setor.
Ainda de acordo com o estudo, ao redor do mundo, as mulheres representam 39% dos empregados, mas são responsáveis por 54% dos postos de trabalhos perdidos. Estimativas apontam ainda que 11 milhões de meninas devem abandonar os estudos até o fim da pandemia, evidências apontam que muitas não retornarão.
Preocupada com esse cenário, a Dell Techonologies está trabalhando cada vez mais para promover a igualdade de gênero. Durante a pandemia, por exemplo, para garantir que a companhia pudesse apoiar os colaboradores nesse momento desafiador, apoiou-se fortemente na cultura de local de trabalho flexível, pedindo aos gerentes que se concentrassem primeiro na flexibilidade. Também forneceu benefícios aos pais que trabalham e que passaram a ter de coordenar as diferentes atividades domésticas.
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