A SonicWall, empresa mundial em cibersegurança sem limites, anuncia os resultados que a Domestilar – referência em varejo no Amapá e na região Norte do Brasil – conquistou com o uso das soluções SonicWall. Contando com 10 lojas, dois Centros de Distribuição totalmente automatizados – um focado em móveis, outro em eletroeletrônicos – e uma sede administrativa, a empresa oferece serviços digitais a 500 de seus 900 colaboradores e possui mais de 200.000 clientes cadastrados em suas bases de Dados. O acelerado crescimento da Domestilar exigia que a empresa contasse com uma infraestrutura de TI e de cibersegurança preparada para suportar esta expansão. Uma pioneira no uso de tecnologia na região Norte, a Domestilar destaca-se, também, por sua jornada de alinhamento à LGPD, algo crítico para uma empresa comprometida com a privacidade dos Dados de clientes, colaboradores e parceiros. “Utilizamos a inteligência SonicWall para proteger a nossa rede, os acessos remotos, o portal B2C e o nosso servidor de e-mail. Essas soluções são complementadas por ações internas para elevar a maturidade da cultura de segurança. Trabalhamos de forma proativa para aumentar a conscientização dos usuários finais a respeito da importância dos controles de segurança”, explica Maurício Bentes, Líder da TI da Domestilar.
A família de firewalls de Próxima Geração SonicWall NSa em HA (Alta Disponibilidade) está instalada nos dois Data Centers on-premises da instituição – um DC na Centro Tecnológico, outro DC em um dos Centros de Distribuição. “Esses firewalls são a base da segmentação da nossa rede, uma para acessos internos, outra para a Internet (borda da rede), com acesso exclusivo a partir da matriz”, detalha Bentes. O firewall apresenta recursos como filtro de conteúdo, antivírus, VPN e inspeção de tráfego. Para Junior Mendes, Analista de Redes Sênior da Domestilar, as operações de rede ficaram muito mais simplificadas com a implementação da solução SonicWall, com configurações avançadas sendo ativadas de forma rápida pela interface web. “Trazer esses elementos para a nossa rede gerou avanços significativos para a nossa segurança, criando uma camada extra em nossos ativos. O poder de detecção de objetos maliciosos do firewall nos trouxe tranquilidade, permitindo o acompanhamento em tempo real dos serviços no dashboard da aplicação SonicWall”.
Aderência entre o Microsoft Active Directory e a plataforma SonicWall
Usuária de soluções Microsoft, a Domestilar explorou a forte integração entre o AD (Active Directory) e a plataforma SonicWall para configurar os appliances SonicWall. O AD é a base de Dados com a configuração de direitos e proibições de acesso dos usuários. A aderência entre as tecnologias SonicWall e Microsoft facilita a automação de todos os processos de segurança, transportando para a plataforma SonicWall as políticas de acesso cadastradas inicialmente no AD. Isso permitiu que a empresa implementasse uma política única de acesso.
Outra conquista obtida com o uso da inteligência SonicWall é a adição de novas camadas de segurança ao servidor de e-mails da Domestilar, uma plataforma própria que roda nos Data Centers da empresa. “O acesso ao servidor de e-mail passa, agora, pelo SonicWall Advanced TotalSecure Email, que garante a integridade de uma plataforma crítica para os nossos negócios. Isso é feito sem causar atrito ao usuário final”, explica Bentes. A solução opera a partir das políticas de segurança da empresa e conta com recursos AntiSpam, antivírus e antiphishing.
Acesso remoto seguro desde antes da pandemia
A inovadora cultura digital da Domestilar é baseada, também, na solução de acesso remoto seguro SonicWall SMA 500V. Seu papel é orquestrar todo a acesso remoto aos sistemas corporativos dos profissionais da Domestilar trabalhando em home office. “Com a adoção do SMA 500V, mais uma vez fomos pioneiros em Macapá, desta vez na entrega de acesso remoto para nossos usuários. Isso foi feito antes da pandemia – quando a crise sanitária começou, em março de 2020, tínhamos tudo em mãos para prover a conexão via VPNs seguras entre profissionais em home office e nosso ambiente corporativo”, detalha Junior Mendes, Analista de Redes Sênior da Domestilar. Inicialmente o SMA 500V foi usado por atendentes do Contact Center da empresa – com a pandemia, esse grupo passou a incluir, também, os diretores. Esse avanço garantiu a agilidade dos negócios da Domestilar em um período em que muitas organizações brasileiras tiveram de se reinventar para seguir operando.
Para chegar a resultados como estes, o time de TI e Segurança da Domestilar precisou realizar uma mudança em seu ambiente interno. Antes da entrada em cena da solução SonicWall, a empresa era usuária de um firewall baseado numa plataforma Open Source. “Nossos planos de negócios exigiam uma plataforma avançada, que nos ajudasse a automatizar e gerenciar tarefas de segurança na velocidade de nosso crescimento”, detalha Mendes. A solução de segurança Open Source demandava muitas horas/homens do time, não entregando a agilidade necessária.
Monitoramento a partir do NOC/SOC da Solus IT, parceira de negócios SonicWall
A Domestilar utilizou os serviços de consultoria em segurança da Solus IT – parceira de negócios da SonicWall Brasil na região Norte do Brasil – para estudar opções de firewalls. “A Solus IT já nos atendia há anos, sempre nos ajudando a resolver nossas demandas. É uma relação de parceria que agrega serviços técnicos e de dicas sobre inovação”, detalha Bentes, o líder de TI. Os profissionais da Solus IT apresentaram a tecnologia SonicWall para o time da Domestilar. Ao final do dia, essa plataforma foi a escolhida. “A Solus IT e a SonicWall nos ofereceram uma proposta de valor atraente, tanto do ponto de vista técnico como comercial”. Hoje, o time da Solus IT continua dando suporte para o ambiente SonicWall operando dentro da Domestilar, monitorando essa plataforma a partir de seu NOC/SOC e, quando necessário, realizando visitas ao cliente.
Para Thiago Godinho, diretor da Solus IT, a Domestilar é um exemplo de sucesso em varejo físico e online na região Norte. “A empresa é referência em inovação e no bom atendimento ao cliente, sendo uma das marcas mais reconhecidas do mercado”. Para Godinho, uma das razões para isso é a visão dos líderes da empresa, que sabem que, numa economia digital, alta disponibilidade de sistemas equivale à satisfação do cliente. “Processos perfeitamente azeitados são suportados por avançadas soluções digitais – isso vale dos POVs nos caixas das lojas aos coletores de Dados no Centro de Distribuição. A inteligência SonicWall insere-se neste quadro, atuando 24×7 para reforçar a segurança dos Dados da Domestilar”.
Serviço
www.sonicwall.com/pt-br
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo