book_icon

Gartner estima que 60% do trabalho de vendedores utilizarão IA Generativa

Os líderes de operações de vendas e suas equipes de tecnologia devem se preparar para a convergência de novas formas de Inteligência Artificial e automação dinâmica de processos

Gartner estima que 60% do trabalho de vendedores utilizarão IA Generativa

De acordo com uma nova pesquisa do Gartner, até 2028, 60% do trabalho dos vendedores B2B será executado por meio de interfaces de usuário conversacionais por meio de tecnologias de vendas com IA generativa, acima dos menos de 5% em 2023. “Os líderes de operações de vendas e suas equipes de tecnologia devem se preparar para a convergência de novas formas de Inteligência Artificial, automação dinâmica de processos e atividades reinventadas de planejamento de negócios que transformarão a função de vendas”, afirmou Adnan Zijadic, Analista e diretor da Prática de Vendas do Gartner.

A IA generativa revolucionará a forma como as organizações de vendas capturam, entendem e utilizam uma série de sinais de dados mais complexos. Antes da IA ​​generativa, os vendedores analisavam fontes de dados diferentes para informar suas táticas e mensagens. A IA generativa permitirá que os líderes de vendas simplifiquem esses processos, economizando horas do tempo do vendedor.

Nos próximos anos, o Gartner espera que 35% dos diretores de Receita utilizem uma equipe centralizada de Operações GenAI como parte de sua organização GTM

“Ao combinar fontes de dados externas e internas e automatizar processos manuais complexos, a IA generativa irá desbloquear uma compreensão mais rica dos públicos-alvo e inaugurar uma nova era de tomada de decisões de vendas”, disse Zijadic. “Esta mudança fará com que a tecnologia de vendas deixe de ser apenas uma ferramenta para se tornar verdadeiramente uma companheira de equipe”, comentou.

A combinação de dados de automação da força de vendas (SFA) e engenharia imediata de IA generativa facilitará a próxima geração de automação dinâmica de processos, que permite aos líderes fazer ajustes em tempo real nas estratégias de mercado. A IA pode combinar dados atraentes do comprador e criatividade para automatizar mensagens de valor, produzindo conteúdo de alta qualidade. O Gartner prevê que nos próximos dois anos, 30% das mensagens enviadas de grandes organizações serão geradas sinteticamente.

A IA também impulsionará casos de uso impactantes de automação de processos por meio de dispositivos móveis e inteligentes, desktops e bots: experiências de conversação serão usadas para executar até 14% do planejamento de vendas, 15% da preparação de reuniões com clientes e 14% da negociação de negócios.

“Um dos casos de uso mais transformadores da IA ​​generativa será a automação de processos”, disse Zijadic. “As empresas devem investir na prontidão da IA ​​e na maturidade dos dados para garantir que estejam prontas para abraçar este caso de uso altamente impactante”, completou.

A adoção bem-sucedida de vendas adaptáveis ​​de IA generativa e manuais de negócios proporcionará novos ganhos na produtividade de vendas, apresentando uma oportunidade para reanalisar como os recursos de entrada no mercado (GTM) são alocados.

O Gartner espera que os impactos mais significativos da IA ​​generativa nas plataformas SFA para fins de planejamento se materializem nas áreas de venda guiada, gerenciamento de previsões, visualização e análise, integração e composição de plataforma e colaboração. “Nos próximos anos, o Gartner espera que 35% dos diretores de Receita utilizem uma equipe centralizada de Operações GenAI como parte de sua organização GTM”, finalizou Zijadic.

Serviço
www.gartner.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.