book_icon

SIM Conecta, ISP do Mato Grosso, adota solução de core de rede do CPQD

Com atuação focada no agronegócio, ISP quer melhorar sua infraestrutura de conectividade, que hoje cobre mais de 150 mil hectares no sudeste do Estado

SIM Conecta, ISP do Mato Grosso, adota solução de core de rede do CPQD

A SIM Conecta, provedor de serviços de internet que atua no sudeste do Mato Grosso com foco principalmente no agronegócio, acaba de fechar acordo com o CPQD para a adoção do C2n, solução de core de rede convergente 4G/5G desenvolvida pela organização. Com isso, o provedor pretende melhorar sua infraestrutura de conectividade e expandir sua rede 4G, que atualmente cobre uma área de mais de 150 mil hectares, beneficiando mais de 40 mil pessoas.

“Nosso negócio é levar conectividade para o produtor rural, que precisa se comunicar com fornecedores, clientes e com o mundo, e também para comunidades de áreas não atendidas pelas operadoras móveis”, afirma o engenheiro agrônomo Alexsandro Gregorio, fundador da SIM Conecta. Criada há dois anos, a empresa tem sede em Primavera do Leste e atende outros municípios pequenos – mas com PIB alto – dessa região do Mato Grosso, que se caracteriza pela produção de grãos e de algodão. “Para o agricultor que está na lavoura, comunicação e acesso a informações são essenciais para o sucesso do seu negócio”, enfatiza Gregorio.

“Escolhemos a solução C2n porque traz a segurança de uma organização como o CPQD, além de um bom suporte técnico e inovações constantes

Com o objetivo de atender esse segmento, a SIM Conecta implementou uma rede 4G LTE de alta capacidade, operando na faixa de 700 MHz – com licença concedida pela Anatel – para levar conectividade em longas distâncias. Mas a solução utilizada no core dessa rede apresentava limitações para a sua expansão. “Decidimos adotar a solução C2n, do CPQD, para poder melhorar ainda mais nosso serviço estendendo a cobertura da nossa rede móvel para outros municípios e, também, para oferecer serviços de banda larga FWA – Fixed Wireless Access”, conta o executivo.

Além dessa possibilidade de expansão, a SIM Conecta também espera melhorar a qualidade do serviço oferecido aos seus clientes, proporcionando uma experiência única de uso da conectividade. “Escolhemos a solução C2n porque traz a segurança de uma organização como o CPQD, além de um bom suporte técnico e inovações constantes”, afirma Gregório. Ele revela que a intenção é ampliar a parceria com o CPQD, visando alavancar a oferta de soluções e novos serviços de valor agregado. “O objetivo é ter uma rede financeiramente saudável e, para isso, planejamos oferecer uma solução fim a fim para nossos clientes, incluindo serviços e aplicações de Internet das Coisas integrados com Inteligência Artificial, por exemplo”, acrescenta.

Tatiana Mesquita, responsável pelo marketing do C2n, ressalta que a solução de core de rede do CPQD é flexível, robusta e tem custo compatível com a realidade do país. “Isso viabiliza a implantação de projetos de redes privativas 4G e 5G, proporcionando a conectividade necessária para o uso de aplicações de Inteligência Artificial das Coisas (AIoT) em diversos segmentos, como o agronegócio”, ressalta.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.