book_icon

Permissões de acessos nos ambientes em Nuvem são os maiores riscos de segurança para empresas

Plataforma de Gestão de Identidade da Tivit, que atua em quatro frentes da cibersegurança, mitiga riscos e diminui volume de Dados vulneráveis a possíveis ataques

Permissões de acessos nos ambientes em Nuvem são os maiores riscos de segurança para empresas

De acordo com Dados do Check Point Report (CPR), 98% das empresas no mundo usam serviços baseados em Nuvem e 76% delas têm ambientes de múltiplas Nuvens, que incorporam serviços de dois ou mais provedores de Nuvem. Embora o relatório mais recente mostre que o índice de ataques às redes que usam ambientes em Nuvem seja 17% menor do que as redes que não usam, a análise detalhada aponta que algumas vulnerabilidades são mais exploradas nesses ambientes.

Uma das vulnerabilidades que mais tem causado problemas para as áreas internas de TI, Compliance e risco é a gestão de acessos às informações que fazem parte da base de Dados e informações das empresas, chamada de Gestão de Identidade: sistemas, pastas e arquivos. As credenciais de acesso de colaboradores ou prestadores de serviços são portas de entrada para ciberataques e abuso de privilégio – e as próprias empresas reconhecem que, muitas vezes, os recursos internos estão aquém do necessário para proteção de Dados e informações.

As credenciais de acesso de colaboradores ou prestadores de serviços são portas de entrada para ciberataques e abuso de privilégio 

“A Gestão de Identidade parte do conceito do princípio do privilégio mínimo, que é antigo, mas fundamental para a segurança das empresas – independente do setor. Faz muito mais sentido para quem planeja um ataque cibernético se infiltrar no sistema da empresa por meio do sequestro do acesso de algum colaborador. Se não houver soluções de gerenciamento e modelos de segurança Zero Trust, um único acesso pode comprometer os dados da companhia inteira”, explica Thiago Tanaka, diretor de cibersegurança TIVIT.

A questão se tornou mais complexa desde que muitas empresas adotaram o modelo de trabalho remoto. A mobilidade de recursos como notebooks, smartphones e redes de conexão, por um lado, permitiu que setores inteiros continuassem operando. Por outro, disparou o alarme da necessidade de investir muito mais em plataformas de controle e monitoramento de acessos.

Tais plataformas garantem que somente as pessoas dependentes do uso de alguns sistemas ou arquivos para desempenharem suas funções tenham acesso a eles. Em alguns casos ainda mais estratégicos, apenas a alta liderança das empresas terá passe -livre para certos ambientes em nuvem. “Não importa o tamanho da empresa, é responsabilidade da liderança endereçar e conscientizar sobre a questão da segurança digital para proteger clientes, colaboradores e a si mesma. Hoje, existem empresas especialistas em Gestão de Identidade, que trabalham em parceria com o time interno de TI”, enfatiza Tanaka.

Neste cenário, a Tivit, multinacional brasileira que acelera negócios por meio da tecnologia, oferece uma solução de Gestão de Identidade que é implantada de forma integrada às ferramentas internas das empresas e atua em quatro frentes, para garantir a segurança dos dados, sistemas, arquivos e pastas de seus clientes. A plataforma auxilia no dia-a-dia das companhias, reduz a probabilidade de violações e garante o uso controlado dos recursos tecnológicos. Conheça as quatro frentes de atuação:

Gerenciamento de acessos
A plataforma permite centralizar as solicitações de acessos, tanto dos colaboradores quanto dos fornecedores, e padronizar o fluxo de aprovações, além de proporcionar visibilidade sobre o que cada usuário pode ou não acessar. Dessa forma, é possível determinar quais acessos tem potencial de risco para o negócio, de acordo com as funções de cada área, e as lideranças se tornam mais aptas na decisão de assumir ou não tais riscos, dependendo do quão estratégica é a atividade do usuário. A restrição de acessos a determinados perfis ou sistemas é feita a partir de critérios bem estabelecidos, baseados no modelo Zero Trust. Caso algum acesso seja comprometido, o volume de dados em risco representa apenas uma parcela do ambiente completo da empresa – o que diminui os prejuízos e os impactos de um ciberataque.

Automação e controle
Integrada aos demais sistemas da empresa, a plataforma oferece controles de gestão que podem ser automatizados, tais como a concessão automática de acessos no momento da contratação de novos colaboradores, além da revogação deles no momento que ocorrer desligamentos ou evitar acúmulo de acessos em caso de mudanças de área. Os controles não só otimizam o trabalho das equipes de TI, mas também são fundamentais para mitigar o risco do uso de informações privilegiadas ou estratégicas por pessoas mal-intencionadas – especialmente após o fim da relação com a empresa. Além disso, a efetividade desse fluxo garante o cumprimento de exigências de auditorias e órgãos reguladores.

Em dia com a LGPD
A plataforma de Gestão de Identidade mapeia quais são os sistemas que podem permitir ou negar o acesso a informações e Dados sensíveis ou confidenciais, quais permissões cada sistema é capaz de habilitar e quais desses Dados são tratados pela LGPD, para que a empresa cumpra os requisitos da lei e enderece as informações conforme prevê a LGPD, seja descartando-as da forma adequada, seja renovando a permissão dos clientes ou usuários para armazená-las.

Employee Safe Fast Track
A automação, feita por meio da plataforma, beneficia empresas de todos os setores e tamanhos. Além de diminuir o tempo de onboarding dos novos colaboradores, para as enterprises, o controle sobre o grande número de acessos e permissões se converte em rastreabilidade e processos claros bem estabelecidos, no caso da exposição a ataques virtuais. Para as lideranças de startups e pequenos empreendimentos, onde uma única pessoa pode ser responsável por diversas áreas e os colaboradores dispõem de recursos da empresa ao mesmo tempo que usam também recursos próprios para desempenhar suas atividades, a plataforma de Gestão de Identidade é sinônimo de empoderamento e preparação para escalabilidade e crescimento do negócio.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.