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NTT Data: ERP Inteligente é uma opção para cerca de 40% das empresas da AL

Estudo realizado em conjunto pela NTT Data e pela MIT Technology Review identificou os principais obstáculos para a adoção dessa ferramenta e propõe estratégias para impulsionar sua implementação 

NTT Data: ERP Inteligente é uma opção para cerca de 40% das empresas da AL

A adoção de um ERP Inteligente está em crescimento na América Latina. Cerca de 40% das empresas já migraram ou estão em processo de migração, e outros 49% planejam incorporar essa funcionalidade nos próximos três anos. Os Dados são do estudo “O ERP inteligente e sua adoção para a Transformação Digital na América Latina”, realizado pela NTT Data em colaboração com o MIT Technology Review.

Os ERPs Inteligentes possibilitam a integração de tecnologias avançadas, como Machine Learning, Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT) e automação inteligente, e oferecem benefícios como o aproveitamento da Análise de Dados, eficiência de processos, otimização de recursos, melhor experiência do usuário e menores custos de manutenção. São essenciais para acelerar a tomada de decisões, aumentar a produtividade dos colaboradores e, consequentemente, alavancar a competitividade das empresas da região.

Quais são os obstáculos mais destacados? Resistência à mudança, falta de definição de processos, adaptação do ERP em vez de sua adoção e baixa disponibilidade orçamentária 

Ao avaliar as motivações que levaram à incorporação de um ERP inteligente, 75% das empresas pesquisadas destacaram a eficiência, a padronização e a automação de processos como sendo os três principais motivos para a sua adoção. Para 66% das empresas entrevistadas, o ERP inteligente é a plataforma utilizada para desenvolver sua estratégia de Transformação Digital, enquanto 50% admitem que a adoção foi consequência das pressões dos fabricantes.

Em relação aos fatores críticos para a implementação, 75% destacam a importância de ter uma equipe treinada e com conhecimento dos processos de negócios, 70% atribuem maior importância à presença de um patrocinador do projeto e 34% priorizam a definição e a comunicação mais transparente dos objetivos e do escopo da implementação. Quais são os obstáculos mais destacados? Resistência à mudança, falta de definição de processos, adaptação do ERP em vez de sua adoção e baixa disponibilidade orçamentária.

O estudo também mostrou que:
Para 85% dos entrevistados, o nível de comprometimento da alta administração é um dos principais fatores culturais que afetam o processo de implementação de ERP inteligente.

Para 66% dos entrevistados, o departamento de TI desempenha um papel estratégico na avaliação e adoção de novas tecnologias.

Mais de 80% reconhecem que para uma adoção bem-sucedida é necessária uma equipe composta por profissionais de TI, consultores externos, usuários finais de ERP e representantes das diferentes áreas e departamentos da organização que possam ser impactados.

“Embora seja verdade que, em comparação com outras partes do mundo, a implementação de um ERP inteligente na América Latina está no começo, essa realidade deve ser encarada como um verdadeiro desafio para entender quais foram as razões para que isso acontecesse e desenvolver estratégias para incentivar uma maior adoção”, disse Salvador Sagrado, sócio e líder de SAP&ES Américas da NTT Data. “À medida que mais organizações adotarem o ERP, veremos níveis maiores de excelência operacional e agilidade nos negócios na região.”

“A migração para um ERP Inteligente é uma grande oportunidade para as empresas da região, graças a novos modelos de licenciamento que podem ter um impacto positivo no custo total de propriedade (TCO, na sigla em inglês), resolver a obsolescência e os erros de implementação que persistem há décadas e, ao mesmo tempo, permitir que as empresas explorem plenamente os investimentos em outras tecnologias agora integradas, como automação, Machine Learning, Inteligência Artificial e Análise de Dados”, disse Luis Domingo Bartolomé, Partner da SAP&ES Américas da NTT Data Europe & América Latina. “O ERP digital melhora a agilidade e a velocidade de
entrada no mercado e fornece informações importantes em tempo real para otimizar a tomada de decisões”, concluiu Bartolomé.

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