book_icon

Nova pesquisa da Salesforce traça perfil de usuários de IA generativa

O estudo mostra que 49% das pessoas usaram IA generativa, com mais de um terço desses usuários acessando a tecnologia diariamente e planejando usá-la ainda mais

Nova pesquisa da Salesforce traça perfil de usuários de IA generativa

A Salesforce apresentou as descobertas da pesquisa Generative AI Snapshot Research: The AI ​​Divide, um estudo com mais de 4 mil pessoas nos Estados Unidos, Reino Unido, Austrália e Índia. A pesquisa mostra que 49% das pessoas usaram IA generativa, com mais de um terço desses usuários acessando a tecnologia diariamente e planejando usá-la ainda mais. No entanto, os dados também mostram que metade de todas as pessoas nunca utilizou a tecnologia e 64% delas a utilizariam mais se fosse segura.

“Esses dados mostram a rapidez com que o uso generativo de IA decolou em menos de um ano”, disse Clara Shih, CEO da Salesforce AI. “Na minha carreira, nunca vi uma tecnologia ser adotada tão rapidamente. Agora, para que a IA transforme verdadeiramente a forma como as pessoas vivem e trabalham, as organizações devem desenvolver uma IA que esteja enraizada na confiança e que seja facilmente acessível para que todos possam realizar um trabalho mais agradável e produtivo”, observou.

Os usuários de IA generativa ainda estão explorando a tecnologia, mas procuram expandir seu uso no local de trabalho e nas interações com as empresas, com 75% dos usuários desejando automatizar tarefas no trabalho e usar IA generativa para comunicações profissionais

De acordo com a pesquisa, os usuários de IA generativa são um grupo de “superusuários” jovens, engajados e confiantes, o que significa que eles usam a tecnologia com frequência e acreditam que estão no caminho certo para dominá-la. Entre os destaques da pesquisa estão:

– 65% dos usuários de IA generativa são Millennials ou Geração Z e 72% estão empregados.

– Quase 6 em cada 10 usuários acreditam que estão no caminho certo para dominar a tecnologia.

– 70% da Geração Z relatam usar a tecnologia e 52% deles confiam na tecnologia para ajudá-los a tomar decisões informadas.

– E os usuários não vão desacelerar tão cedo – 52% dizem que o uso de IA generativa está aumentando em comparação com quando começaram.

Em contraste, os não utilizadores são mais velhos e apresentam uma falta significativa de envolvimento com a tecnologia. Eles relatam pouca familiaridade com a IA generativa e são céticos quanto ao seu impacto:

– 68% dos não usuários são da Geração X ou Baby Boomers.

– 88% não têm certeza de como a IA generativa impactará suas vidas.

– 40% dizem que não estão suficientemente familiarizados com a tecnologia e 32% dizem que a tecnologia não é útil para eles.

Os usuários de IA generativa ainda estão explorando a tecnologia, mas procuram expandir seu uso no local de trabalho e nas interações com as empresas:

– 75% dos usuários desejam automatizar tarefas no trabalho e usar IA generativa para comunicações profissionais.

– 38% usam IA generativa para diversão/brincadeira e 34% para aprender sobre tópicos de seu interesse.

– 62% usariam mais IA generativa se fosse mais segura.

Os não usuários/retardatários buscam maior segurança, educação e mais integração em suas vidas antes de mergulharem:

– 70% dos não usuários usariam mais a IA generativa se soubessem mais sobre a tecnologia.

– 64% usariam mais IA generativa se fosse mais segura.

– 45% usariam mais a IA generativa se ela fosse integrada à tecnologia que já utilizam.

Serviço
www.salesforce.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.