Um novo estudo do IBM Institute for Business Value (IBV) revelou uma mudança radical nas funções responsáveis por liderar e defender a ética da IA em uma organização. Quando perguntados sobre qual função é responsável principalmente pela ética da IA, 80% dos entrevistados apontaram um executivo não técnico, como um CEO, como o principal “campeão” da ética da IA, um aumento acentuado em comparação aos 15% de 2018.
O estudo “AI ethics in action: An enterprise guide to progressing trusted AI”, entrevistou 1,2 mil executivos em 22 países em 22 setores para entender onde os executivos se posicionam sobre a importância da ética da IA e como as organizações a estão operacionalizando. O estudo foi realizado em cooperação com a Oxford Economics em 2021.
O estudo global também indica que, apesar de um forte imperativo para o avanço da IA confiável, incluindo melhor desempenho em comparação com seus pares em sustentabilidade, responsabilidade social e diversidade e inclusão, permanece uma lacuna entre a intenção dos líderes e as ações significativas . O estudo encontrou:
Executivos de negócios agora são vistos como a força motriz da ética da IA
– CEOs (28%) – mas também membros do Conselho (10%), Diretores Jurídicos (10%), Diretores de Privacidade (8%) e Diretores de Risco e Conformidade (6%) são vistos como os mais responsáveis pela ética da IA pelos entrevistados .
– Enquanto 66% dos entrevistados citam o CEO ou outro executivo de nível C como tendo uma forte influência na estratégia de ética de sua organização, mais da metade cita as diretrizes do conselho (58%) e a comunidade de acionistas (53%).
Construir uma IA confiável é percebido como um diferencial estratégico e as organizações estão começando a implementar mecanismos de ética em IA
– Mais de três quartos dos líderes empresariais pesquisados este ano concordam que a ética da IA é importante para suas organizações, acima dos cerca de 50% em 2018.
– Ao mesmo tempo, 75% dos entrevistados acreditam que a ética é uma fonte de diferenciação competitiva, e mais de 67% dos entrevistados que consideram a IA e a ética da IA como importantes indicam que suas organizações superam seus pares em sustentabilidade, responsabilidade social e diversidade e inclusão.
– Muitas empresas começaram a fazer progressos. Na verdade, mais da metade dos entrevistados dizem que suas organizações tomaram medidas para incorporar a ética da IA em sua abordagem existente de ética nos negócios.
– Mais de 45% dos entrevistados dizem que suas organizações criaram mecanismos de ética específicos de IA, como uma estrutura de avaliação de risco de projeto de IA e um processo de auditoria/revisão.
Garantir que os princípios éticos sejam incorporados às soluções de IA é uma necessidade urgente para as organizações, mas o progresso ainda é muito lento
– Mais CEOs pesquisados (79%) agora estão preparados para incorporar a ética da IA em suas práticas de IA – acima dos 20% em 2018 – e mais da metade das organizações que responderam endossaram publicamente os princípios comuns da ética da IA.
– No entanto, menos de um quarto das organizações respondentes operacionalizou a ética da IA e menos de 20% dos entrevistados concordaram fortemente que as práticas e ações de sua organização correspondem (ou excedem) seus princípios e valores declarados.
– 68% das organizações pesquisadas reconhecem que ter um local de trabalho diversificado e inclusivo é importante para mitigar o viés na IA, mas os resultados indicam que as equipes de IA ainda são substancialmente menos diversificadas do que a força de trabalho de suas organizações: 5,5 vezes menos inclusivas de mulheres, 4 vezes menos inclusivas de Indivíduos LGBT+ e 1,7 vezes menos racialmente inclusivos.
“Como muitas empresas hoje usam algoritmos de IA em seus negócios, elas potencialmente enfrentam crescentes demandas internas e externas para projetar esses algoritmos para serem justos, seguros e confiáveis; no entanto, houve pouco progresso em todo o setor em incorporar a ética da IA em suas práticas”, disse Jesus Mantas, sócio-gerente global da IBM Consulting. “As descobertas do nosso estudo IBV demonstram que construir uma IA confiável é um imperativo de negócios e uma expectativa da sociedade, não apenas uma questão de conformidade. Assim, as empresas podem implementar um modelo de governança e incorporar princípios éticos em todo o ciclo de vida da IA”, observou.
Recomendações
A hora das empresas agirem é agora. Os dados do estudo sugerem que as organizações que implementam uma ampla estratégia de ética em IA entrelaçada em todas as unidades de negócios podem ter uma vantagem competitiva no futuro. O estudo fornece ações recomendadas para líderes empresariais, incluindo:
Adote uma abordagem multifuncional e colaborativa – a IA ética requer uma abordagem holística e um conjunto holístico de habilidades em todas as partes interessadas envolvidas no processo de ética da IA. Executivos, designers, cientistas comportamentais, cientistas de dados e engenheiros de IA do C-Suite têm um papel distinto a desempenhar na jornada confiável da IA.
Estabeleça a governança organizacional e do ciclo de vida da IA para operacionalizar a disciplina da ética da IA - adote uma abordagem holística para incentivar, gerenciar e governar soluções de IA em todo o ciclo de vida da IA, desde o estabelecimento da cultura certa para nutrir a IA com responsabilidade, até práticas e políticas para produtos.
Vá além de sua organização para parcerias – expanda sua abordagem identificando e envolvendo os principais parceiros de tecnologia com foco em IA, acadêmicos, startups e outros parceiros do ecossistema para estabelecer “interoperabilidade ética”.
Serviço
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