book_icon

Pesquisa Spot by NetApp destaca a importância do CloudOps para a empresa

Apenas 33% dos executivos TI estão confiantes para operar em ambiente de Nuvem pública

Pesquisa Spot by NetApp destaca a importância do CloudOps para a empresa

A NetApp, empresa de software global baseada em Nuvem e centrada em Dados, publica seu relatório “2023 State of CloudOps”. Essa pesquisa anual explora o estado atual do CloudOps e como os tomadores de decisão de TI se sentem em relação às formas pelas quais suas organizações trabalham para otimizar seus ambientes. O documento revelou que apenas 33% dos executivos estão “muito confiantes” em sua capacidade de operar em um ambiente de nuvem pública. Em 2022 esse número era consideravelmente menor, apenas 21%.

“Nosso estudo destaca a importância da automação na Nuvem e a adoção das práticas de FinOps, uma vez que as operações em Nuvem continuam sendo um desafio para as equipes de TI”, disse Haiyan Song, vice-presidente executivo e gerente geral de CloudOps na NetApp. “É evidente que, apesar de as empresas estarem aumentando cada vez mais o uso da nuvem pública, juntamente com uma lista crescente de aplicativos, serviços e soluções personalizadas, ter sucesso nas operações em nuvem continua sendo um desafio crítico.”

De acordo com 66% dos executivos de tecnologia, as principais áreas de interesse para melhorar as operações em Nuvem ainda são a gestão de custos e a segurança

Principais conclusões do relatório “2023 State of CloudOps” da Spot by NetApp:
As operações em Nuvem continuam sendo um desafio para as equipes de TI.

64% dos tomadores de decisão em TI ainda consideram a segurança e a conformidade como o principal desafio das operações em nuvem. Em seguida aparece a gestão de custos, citada como o principal desafio por 60% dos entrevistados.

De acordo com 66% dos executivos de tecnologia, as principais áreas de interesse para melhorar as operações em Nuvem ainda são a gestão de custos e a segurança.

A automação é a chave para o sucesso nas operações em Nuvem.

A pesquisa revela que 82% dos entrevistados acreditam que a automação da Nuvem é fundamental para otimizar as operações e o retorno do investimento.

95% afirmam que já incorporaram algum tipo de automação em suas operações em nuvem e 88% planejam aumentá-la em 2023.

As equipes empresariais estão adotando FinOps
Embora a maioria dos executivos de tecnologia (96%) concorde que as FinOps são importantes para sua estratégia de Nuvem, apenas 9% possuem uma prática madura. Esses números estão alinhados com os resultados da pesquisa de 2022.

Os principais desafios das FinOps incluem redução de custos em nuvem (50%) e previsão de gastos em Nuvem (47%). Apenas 19% dos entrevistados afirmam ter aproveitado ao máximo as opções de compra em Nuvem com desconto.

À medida que as organizações continuam adotando a Nuvem pública, a Spot by NetApp permite melhorar e automatizar suas operações em Nuvem, ajudando a controlar os custos, melhorar a segurança, otimizar os recursos e fornecer serviços superiores em todos os ambientes de Nuvem.

Metodologia
O relatório “2023 State of CloudOps”, patrocinado pela Spot by NetApp e realizado pela Dimensional Research, examina o estado atual do CloudOps para equipes de grandes empresas, com foco principalmente em atividades operacionais, equipe e expertise, automação e FinOps. Esse relatório é baseado em uma pesquisa online realizada com 310 tomadores de decisão de TI sediados nos EUA, que desempenham funções de operações ou aplicativos e são responsáveis pelos investimentos em infraestrutura de Nuvem pública em empresas com 500 funcionários ou mais.

Serviço
spot.io/2023-state-of-cloudops
www.netapp.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.