book_icon

Orçamentos de segurança cibernética cresceram este ano, mostra pesquisa da Team8

Para 56% dos CISOs entrevistados, o seu orçamento aumentou, com gerenciamento de identidade e acesso (IAM) e a segurança na Nuvem como principais categorias de expansão orçamentária

Orçamentos de segurança cibernética cresceram este ano, mostra pesquisa da Team8

Apesar do ambiente macroeconômico adverso, marcado por alta na inflação e nas taxas de juros, 56% dos CISOs relataram que o seu orçamento aumentou desde o ano passado. Isso é o que mostra a pesquisa CISO Village Survey 2023, da Team8, um grupo global de construção de empresas e capital de risco que cria e investe em empresas com foco em segurança cibernética, dados e IA, Fintech e saúde digital. O estudo conta com insights e respostas de 130 CISOs que representam empresas globais proeminentes, incluindo empresas Fortune 500.

Estes dados alinham-se com a tendência global de que os gastos com segurança cibernética não foram significativamente impactados pelos recentes desafios geopolíticos e econômicos como esperado, assim como os riscos cibernético e ameaças continuam a acelerar.

Os CISOs entrevistados expressaram a necessidade de inovação em diversas áreas para enfrentar os desafios emergentes de segurança cibernética

A pesquisa revela que entre os maiores problemas para os CISOs estão o gerenciamento de riscos de terceiros e a segurança de IA, e que as rubricas orçamentárias que deverão se expandir são IAM, Segurança na Nuvem e Segurança de Dados.

Entre os CISOs que reportaram reduções orçamentais, a maioria destes cortes foram observados em empresas maiores, com mais de 100 funcionários de segurança cibernética e orçamentos superiores a US$ 10 milhões.

“Num mundo repleto de desafios económicos e geopolíticos, a segurança cibernética ocupa o centro das atenções à medida que as empresas reconhecem a necessidade crítica de aumentar o investimento em medidas de defesa robustas para proteger os seus ativos mais valiosos”, disse Mike Rogers, ex-diretor da NSA e parceiro operacional da Team8.

Os resultados da pesquisa revelaram que o gerenciamento de identidade e acesso (IAM) e a segurança na Nuvem são as principais categorias para a expansão orçamentária prevista. Com a adoção acelerada de tecnologias de Nuvem e tendências de trabalho remoto, os CISOs buscam aprimorar sua postura de segurança cibernética, investindo em soluções robustas de IAM e segurança em Nuvem.

David Cross, vice-presidente sênior e CISO de SaaS Cloud Security da Oracle, acrescentou por que se espera que os orçamentos de segurança na Nuvem aumentem: “As empresas estão migrando rapidamente seus dados e aplicativos para a Nuvem para aproveitar as vantagens da inovação e dos benefícios de segurança que são difíceis de alcançar em ambientes locais. Eles também buscam as melhores práticas, tecnologias e soluções de segurança na Nuvem para auxiliar nessa transição das habilidades, experiências e processos tradicionais do Data Center”, explicou.

Os CISOs entrevistados expressaram a necessidade de inovação em diversas áreas para enfrentar os desafios emergentes de segurança cibernética. A gestão de riscos de terceiros, a segurança da IA ​​e as ameaças internas surgiram como os problemas mais prementes onde as soluções existentes eram insuficientes. A pandemia da Covid-19 e a rápida adoção do trabalho remoto criaram necessidades não satisfeitas nas ferramentas e programas de IGA existentes. Com a ascensão da IA ​​Generativa, 48% dos CISOs entrevistados consideraram a “Segurança de IA” como sua maior preocupação.

Serviço
www.team8.vc

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.