book_icon

Mercado mundial de WLAN empresarial continua com forte crescimento, diz IDC

As receitas cresceram em 43,3% ano após ano no segundo trimestre de 2023 para US$ 3 bilhões, mas o segmento de consumo amargou uma queda de 14%

Mercado mundial de WLAN empresarial continua com forte crescimento, diz IDC

O segmento empresarial do mercado mundial de rede local sem fio (WLAN) aumentou suas receitas em 43,3% ano após ano no segundo trimestre de 2023 (2T23) para US$ 3 bilhões, de acordo com resultados publicados no estudo Worldwide Quarterly Wireless LAN Tracker da International Data Corporation (IDC). Já o segmento de consumo do mercado WLAN diminuiu 14% ano após ano no 2T23.

Wi-Fi 6 e Wi-Fi 6E, os mais novos padrões da indústria WLAN, continuam a impulsionar o crescimento no segmento empresarial do mercado. Os pontos de acesso dependentes (APs) de Wi-Fi 6 representaram 79,7% das receitas de acesso dependente. Enquanto isso, o Wi-Fi 6E, que expande o uso do Wi-Fi para a banda de espectro de 6 GHz, teve um impulso contínuo, com as receitas crescendo 51,5% sequencialmente do 1T23 ao 2T23 para representar 14,3% das receitas de AP dependentes e 7,7% das remessas unitárias. A adoção do Wi-Fi 6 também continua no segmento de consumo do mercado WLAN. No 2T23, o Wi-Fi 6 representou 51,6% do faturamento do mercado consumidor.

As receitas de WLAN empresarial da Cisco aumentaram 65,6% ano após ano no 2T23, para US$ 1,3 bilhão. A participação de mercado da empresa era de 43,5% ao final do trimestre

“O mercado WLAN empresarial continuou seu forte impulso de crescimento no segundo trimestre de 2023, que se baseia no forte crescimento durante grande parte do ano passado”, disse Brandon Butler, gerente de Pesquisa de Redes Empresariais da IDC. “Um fator significativo que impulsiona o crescimento do mercado WLAN continua a ser a diminuição da escassez de componentes e das interrupções na cadeia de abastecimento, o que permite aos fornecedores reconhecer receitas provenientes do cumprimento de encomendas de produtos em atraso. Entretanto, a adopção contínua de novos padrões Wi-Fi aumenta a dinâmica do mercado”, explicou.

O mercado WLAN empresarial teve resultados geralmente sólidos em todo o mundo. Nos Estados Unidos, o mercado aumentou 79,5% ano contra ano no 2T23 enquanto no Canadá o mercado subiu 79,1% e na América Latina o mercado subiu 49,6%. O mercado na Europa Ocidental aumentou 29,7% no 2T23 enquanto na Europa Central e Oriental o mercado aumentou 42,0%. Na região do Médio Oriente e África, as receitas do mercado aumentaram 51,0%. Na região Ásia/Pacífico (excluindo Japão e China), o mercado subiu 36,8%. Na República Popular da China o mercado caiu 12,5%, enquanto no Japão o mercado subiu 14,6%.

Destaques por empresas

– As receitas de WLAN empresarial da Cisco aumentaram 65,6% ano após ano no 2T23, para US$ 1,3 bilhão. A participação de mercado da empresa era de 43,5% ao final do trimestre.

– As receitas da HPE Aruba Networking aumentaram 55,3% anualmente no 2T23, dando à empresa uma participação de mercado de 16,2% no trimestre.

– As receitas de WLAN empresarial da Huawei aumentaram 26,6% em comparação com o segundo trimestre de 2022, dando à empresa uma participação de mercado de 7,5% no 2T23.

– As receitas de WLAN empresarial da Ubiquiti aumentaram 4,4%, dando à empresa 5,8% de participação de mercado.

– As receitas de WLAN empresarial da CommScope aumentaram 72,2% ano após ano no trimestre, dando à empresa uma participação de mercado de 4,8%.

– As receitas de WLAN empresarial da Juniper Networks aumentaram 39,3% em comparação com o segundo trimestre de 2022, dando à empresa 3,7% de participação de mercado no 2T23.

Serviço
www.idc.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.