book_icon

IA Generativa cresce entre os chatbots no Brasil

Chega a 6,9 bilhões o volume mensal de mensagens trocadas entre bots e consumidores finais

IA Generativa cresce entre os chatbots no Brasil

A nova edição do Mapa do Ecossistema de Bots, produzido a partir de informações coletadas junto a 83 empresas que atuam nesse mercado, revela que o Brasil possui pelo menos 144 mil chatbots em atividade em diversas áreas, o que representa aumento de 148% em um ano.

O volume mensal de mensagens trocadas entre bots e consumidores finais, por outro lado, cresceu a uma velocidade menor, passando de 4,5 bilhões para 6,9 bilhões nesse intervalo – aumento de 31%. Em média, cada bot em operação conversa com 1,4 mil pessoas diferentes e troca 48 mil mensagens mensalmente.

O Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots 2023 traz também Dados sobre demanda por IA Generativa, competição entre Canais, preferência por modelos de negócios, compartilhamento de motores de processamento de linguagem natural, demanda por setor, demanda por aplicação, dentre outros.

O Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots 2023 mostra que a adaptação do mercado com a IA generativa foi rápida 

Ao longo dos últimos anos, os chatbots deixaram de ser uma opção a mais na estratégia de atendimento de grandes empresas para se transformarem em um item praticamente mandatório, utilizado para o fornecimento de informações e transações recorrentes, liberando os humanos para as demandas mais complexas.

O mercado brasileiro de bots segue em expansão, não apenas grandes empresas, mas também naquelas de médio e pequeno porte, que estão descobrindo os benefícios da adoção de robôs de conversação, seja barateando os custos de atendimento, como na captação de leads ou automatizando vendas.

Varejo lidera a demanda por atendimento automatizados por robôs
O varejo voltou a liderar como o setor que mais demanda projetos de bots no Brasil, conforme afirmam 25% dos desenvolvedores de robôs de conversação participantes desta pesquisa. Trata-se de um avanço de 10 pontos percentuais em comparação com o ano passado, quando esteve em segundo lugar com 15%. O setor financeiro, por sua vez, caiu de 23% para 19%, e agora está na vice-liderança. Telecomunicações, saúde e indústria, nesta ordem, completam o ranking dos cinco principais.

Chatbot para atendimento ao cliente, seguido por vendas
O atendimento ao cliente continua sendo a finalidade mais comum em projetos de bots no Brasil, apontado por 64% dos desenvolvedores no País. Desde a primeira edição deste Mapa, o atendimento ao cliente ocupa a liderança, seguido por vendas com 11% dos desenvolvedores afirmando que essa é a finalidade mais demandada no período da pesquisa.

Merece destaque a demanda por bots de cobrança, agora na terceira posição: 10% dos desenvolvedores disseram que essa é a finalidade mais demandada em 2023. No ano passado, os serviços de cobrança eram citados por 6% dos participantes da pesquisa. Por outro lado, houve uma queda na demanda por bots para Back Office, de 11% para 6%.

IA Generativa cresce entre os chatbots
Se antes disso os bots eram criticados quando não conseguiam entender a intenção do interlocutor, agora as pessoas estão mais animadas com a capacidade de interação e “inteligência” do novo robô, levando as empresas criadoras de chatbots a investirem nesta melhoria e passaram a incorporar IA Generativa em seus produtos, o que sinaliza um avanço na qualidade do atendimento.

O Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots 2023 mostra que a adaptação do mercado com a IA Generativa foi rápida: 72% das empresas que atuam nesse mercado no Brasil já incorporaram o recurso e 23% ainda avaliam o que fazer. Apenas 5% optaram por não trabalhar com essa tecnologia, enquanto 60% afirmam já ter desenvolvido bots com esta inovação. Os números absolutos, contudo, ainda são baixos, especialmente quando comparados com os 144 mil bots em operação no Brasil.

A maioria das empresas desenvolveu menos de dez bots com IA Generativa, porém, a expectativa é positiva para a demanda por bots com esta capacidade no Brasil: 49% das empresas participantes dão notas 4 ou 5 em uma escala de 1 a 5 medindo essa expectativa.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.