book_icon

Estudo da IBM mostra dominância quase completa da Nuvem híbrida

Apenas 3% dos entrevistados relataram usar um único provedor de Nuvem privada ou pública em 2021, abaixo dos 29% em 2019

Estudo da IBM mostra dominância quase completa da Nuvem híbrida

Um novo estudo global da IBM sobre a transformação da Nuvem revelou que houve uma mudança drástica nas necessidades de negócios, pois apenas 3% dos entrevistados relataram usar um único provedor de Nuvem privada ou pública em 2021, abaixo dos 29% em 2019 – estabelecendo a Nuvem híbrida como a arquitetura de TI dominante.

O estudo global, conduzido pelo IBM Institute for Business Value (IBV) em cooperação com a Oxford Economics, entrevistou quase 7,2 mil executivos C-suite em 28 indústrias e 47 países. As descobertas indicam que o mercado de Nuvem entrou na era híbrida e Multicloud e as preocupações em torno do aprisionamento do fornecedor, segurança, conformidade e interoperabilidade permanecem primordiais.

Apenas 1% dos entrevistados nos setores de eletrônicos, seguros, manufatura, telecomunicações, transporte e viagens relataram o uso de uma única Nuvem pública ou privada em 2021

As ameaças cibernéticas estão em alta

– A complexidade da infraestrutura está criando portas de entradas que os cibercriminosos estão explorando;
– No entanto, surpreendentemente, mais de um terço dos entrevistados não indicou que melhorar a segurança cibernética e reduzir os riscos de segurança estão entre seus maiores investimentos em TI e negócios; e
– Ao mesmo tempo, 80% disseram que a segurança de dados incorporada em toda a arquitetura de Nuvem é importante ou extremamente importante, na maioria dos casos, para iniciativas digitais de sucesso.

As empresas não desejam a dependência de fornecedores

– Quase 79% dos entrevistados disseram que as cargas de trabalho sendo completamente portáteis, sem dependência de fornecedor, são importantes ou extremamente importantes para o sucesso de suas iniciativas digitais; e
– Quase 69% disseram que o aprisionamento do fornecedor é um obstáculo significativo para melhorar o desempenho dos negócios na maioria ou em todas as partes de seu espaço na Nuvem.

A adoção da Nuvem pública está evoluindo para Nuvens do setor

Quase 70% dos entrevistados nos setores de serviços financeiros e governamentais citaram a conformidade regulatória relacionada à indústria como um obstáculo ao desempenho dos negócios de seu espaço em Nuvem.

“No início de sua jornada na Nuvem, muitas empresas se envolveram com várias Nuvens diferentes que criaram complexidade e partes desconectadas, potencialmente expondo-as a grandes ameaças de segurança”, disse Howard Boville, chefe da IBM Cloud Platform. “A descoberta de hoje reitera que as ferramentas de segurança, governança e conformidade devem ser executadas em várias Nuvens e incorporadas em arquiteturas de Nuvem híbrida desde o início para que as transformações digitais tenham sucesso”, observou.

O estudo revelou que as empresas precisam avaliar como usam a Nuvem em termos de adoção, velocidade, migração, velocidade e oportunidade de economia de custos. Outras recomendações incluem:

Concentre-se na segurança e na privacidade – determine onde residem suas cargas de trabalho críticas e examine quem e o que tem acesso a elas. Teste regularmente se os controles de segurança e as políticas de privacidade estão sendo cumpridos, mas também se os ativos configurados incorretamente e as vulnerabilidades de software estão sendo prontamente resolvidos.

Avalie quais cargas de trabalho devem ser movidas para a Nuvem – faça um inventário do ambiente de TI para determinar com sucesso quais cargas de trabalho e aplicativos renderão mais valor na Nuvem e quais são mais adequados para permanecer no local.

Faça com que os dados trabalhem para você – analise as cargas de trabalho usando ferramentas e práticas recomendadas baseadas em IA para determinar onde e como colocá-los no lugar certo pelo motivo certo.

Defina uma abordagem tática – trate das compensações de tecnologia, como selecionar a melhor abordagem para modernizar aplicativos específicos e gerenciar questões importantes como segurança, governança e recuperação de desastres.

Determine a equipe certa – coloque uma equipe multidisciplinar de pessoas para repensar como sua empresa cria valor para seus clientes.

Ainda segundo o relatório, os entrevistados em setores regulamentados, governo (85%) e serviços financeiros (80%), citaram a governança e as ferramentas de conformidade que podem ser executadas em várias Nuvens como importantes para o sucesso da iniciativa digital. E apenas 1% dos entrevistados nos setores de eletrônicos, seguros, manufatura, telecomunicações, transporte e viagens relataram o uso de uma única Nuvem pública ou privada em 2021.

Serviço
www.ibm.com

Fornecedor

IBM

IBV

Nuvem híbrida

Nuvem pública

provedor

segurança

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.