book_icon

Fujitsu desenvolve chip de ondas milimétricas para unidades de rádio 5G

Nova tecnologia de ondas milimétricas para 5G suporta multiplexação multifeixe, permitindo que até quatro feixes sejam multiplexados por um único chip

Fujitsu desenvolve chip de ondas milimétricas para unidades de rádio 5G

58A Fujitsu Limited anunciou o desenvolvimento de um novo chip de ondas milimétricas para 5G que suporta multiplexação multifeixe (excluindo multiplexação de polarização), permitindo que até quatro feixes sejam multiplexados por um único chip de ondas milimétricas para as unidades de rádio (RU) de Estações base 5G. O desenvolvimento foi realizado como parte do “Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento de Infraestruturas Aprimoradas para Sistemas de Informação e Comunicação Pós-5G”, encomendado pela Organização de Desenvolvimento de Novas Energias e Tecnologias Industriais (NEDO) do Japão.

Com tecnologias convencionais, um único chip de ondas milimétricas é usado para gerar um único feixe, resultando em RUs maiores e maior consumo de energia. Quando a tecnologia recentemente desenvolvida é aplicada a estações base reais, a Fujitsu demonstrou que é possível alcançar comunicações de alta velocidade e alta capacidade de 10 Gbps ou mais com metade do tamanho de uma RU convencional. Isto permite sistemas com menos chips de ondas milimétricas, o que acaba por levar a reduções no consumo de energia por RU em 30%.

Iniciando o desenvolvimento de hardware de estação base equipado com esta tecnologia a partir de agosto de 2023, a Fujitsu pretende iniciar a implementação comercial em nível global no ano fiscal de 2024

Espera-se que as tecnologias de rede 5G alcancem velocidades e capacidades mais elevadas através da utilização eficaz de recursos sem fios na banda de ondas milimétricas. Embora esta abordagem ofereça o potencial para melhorar significativamente a velocidade e a capacidade das comunicações, as ondas de rádio milimétricas e outras ondas de rádio de alta frequência tendem a ser bloqueadas por obstáculos, dificultando a comunicação entre grandes distâncias. Uma abordagem possível para resolver este desafio inclui cobrir uma área com um maior número de estações base de rádio, o que ajudaria a resolver questões como a necessidade de miniaturizar RUs, poupanças de energia e reduções de custos.

Para enfrentar estes desafios, de Junho de 2020 a Junho de 2023, a Fujitsu Limited trabalhou para desenvolver tecnologias que melhorem o desempenho do RU no âmbito de um projecto iniciado pela NEDO, que pode ser usado em sistemas de informação e comunicação que suportam 5G. A investigação da Fujitsu resultou no desenvolvimento de uma tecnologia que permite a multiplexação de múltiplos feixes num único chip através de beamforming de ondas milimétricas, tornando possível fornecer quatro vezes mais velocidade e maior capacidade do que uma RU convencional do mesmo tamanho para proporcionar reduções significativas de energia e custos.

Iniciando o desenvolvimento de hardware de estação base equipado com esta tecnologia a partir de agosto de 2023, a Fujitsu pretende iniciar a implementação comercial de RUs utilizando a tecnologia em nível global no ano fiscal de 2024 e contribuir para a propagação das ondas milimétricas no mercado global e para a descarbonização da indústria das telecomunicações .

Posteriormente, a tecnologia de multiplexação de feixe será aplicada a produtos de estação base (CU/DU) e será oferecida globalmente no ano fiscal de 2025. Além de contribuir para a redução da pegada de carbono das operadoras de telecomunicações e outros players comerciais, a Fujitsu continuará a desenvolver tecnologias para fazer avançar a indústria de redes e contribuir para a rápida implantação de infraestruturas de comunicações de próxima geração.

Serviço
www.fujitsu.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.