book_icon

Hitachi Vantara e Rainforest Connection se unem para proteger as florestas tropicais da AL

A Rainforest Connection desenvolve tecnologia acústica que ajuda a impedir a extração ilegal de madeira e tem projetos no Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru, entre outros países

Hitachi Vantara e Rainforest Connection se unem para proteger as florestas tropicais da AL

A Hitachi Vantara, fabricante global em armazenamento e gerenciamento de dados, está expandindo sua aliança com a Rainforest Connection para ajudar a acelerar soluções baseadas em dados, com o objetivo de proteger as florestas e os ecossistemas sensíveis no planeta. Ambas as organizações estão desenvolvendo e expandindo análises preditivas para impedir a extração ilegal de madeira, e começarão a explorar novos casos de uso para proteger a biodiversidade florestal.

Durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP26), a Hitachi Vantara e a Rainforest Connection discutiram o papel crítico das soluções tecnológicas baseadas em dados para lidar com as mudanças climáticas, incluindo como essa aliança ajuda a proteger as florestas em todo o mundo. No evento, mais de 100 líderes mundiais, representando 85% das florestas tropicais do mundo, se comprometeram a interromper ou reverter o desmatamento e a degradação da terra até 2030. A Hitachi foi um dos principais patrocinadores da COP26 em Glasgow, no Reino Unido.

A tecnologia e o uso de dados são ferramentas essenciais para empresas e governos cumprirem as metas de sustentabilidade  

As florestas tropicais são a fonte mais eficaz de absorção de carbono do planeta, uma ferramenta vital contra as mudanças climáticas. O mundo perdeu 4,2 milhões de hectares de floresta só em 2022. A Rainforest Connection desenvolve a tecnologia acústica que ajuda a impedir a extração ilegal de madeira e também pode ser usada em projetos de controle da biodiversidade em florestas tropicais e outros ecossistemas. Seus projetos são desenvolvidos em todo o mundo, com forte presença em países da América Latina como Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru, entre outros.

“A tecnologia e o uso de dados são ferramentas essenciais para empresas e governos cumprirem as metas de sustentabilidade”, explicou Gajen Kandiah, CEO da Hitachi Vantara. “Juntos, Hitachi Vantara e Rainforest Connection, demonstram a importância de ter parceiros estratégicos aliados com a IA (Inteligência Artificial) e análises para solucionar os desafios de sustentabilidade local e continuar expandindo para gerar mudanças globais”, finaliza o executivo.

Como fortalecer as comunidades florestais: transformando predição em proteção
Em Sumatra, o governo indonésio admitiu que as florestas tropicais são vitais para a segurança econômica e ambiental das comunidades locais, e autorizou que fosse realizada a proteção do ambiente da extração ilegal de madeira. Porém, foram disponibilizados apenas alguns guardas para patrulhar grandes áreas florestais algumas vezes por mês, e com isso, a extração ilegal de madeira costumava ser descoberta após já ter ocorrido.

Usando anos de registro de dados eco-acústicos coletados pelo sistema “Guardian” da Rainforest Connection, a Hitachi Vantara desenvolveu uma linha de base com sons da floresta e construiu algoritmos de IA preditivos para detectar anomalias como vozes ou pássaros voando, sons que geralmente precedem a derrubada de árvores.

“Quando empresas, como a Hitachi Vantara, aplicam suas tecnologias de ponta à startups como a Rainforest Connection, trabalhando no impacto social e nas linhas de frente de conservação, podemos coletivamente alcançar conquistas inimagináveis que mudam o mundo”, disse Topher White, CEO da Rainforest Connection.

A parceria entre a Hitachi Vantara e a Rainforest Connection, junto com a liderança de organizações não governamentais locais como KKI Warsi, viabiliza o apoio as aldeias locais com alertas preditivos baseados em dados para ajudar a impedir a extração ilegal de madeira antes que comece. A Rainforest Connection e a KKI Warsi instalaram 27 dispositivos Guardian em 9 vilas na Sumatra Ocidental.

“Nossas comunidades dependem das florestas para obter água, cultivar arroz e se proteger de deslizamentos de terra. Essas pequenas aldeias têm o conhecimento para proteger o ambiente, mas sem a tecnologia, não tinham recursos suficientes”, afirma Rudi Syaf, diretor executivo da KKI Warsi.

Associação que cria soluções baseadas em dados para proteger a biodiversidade
A Nuvem escalável e a arquitetura de dados desenvolvidas pela Hitachi Vantara também estão ajudando a Rainforest Connection a construir redes neurais regionais que suportam a biodiversidade.

A startup está catalogando dados acústicos para centenas de espécies em todas as regiões, construindo um banco de dados e aplicando IA e aprendizado de máquina para analisar e extrair percepções acionáveis dessas paisagens sonoras que podem indicar a melhor maneira de proteger e preservar espécies vulneráveis.

Atualmente, as tecnologias Rainforest Connection são usadas em projetos de preservação florestal em 22 países ao redor do mundo; incluindo Áustria, Belize, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Grécia, Indonésia, Irlanda, Itália, Malásia, Panamá, Peru, Filipinas, Porto Rico, Romênia, África do Sul, Suriname, Reino Unido, Estados Unidos.

Serviço
www.hitachivantara.com

 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.