book_icon

Cinco soluções tecnológicas para proteger os sistemas de energia em subestações

As subestações elétricas são parte da rede onde a a energia é transformada, controlada e distribuída para as cidades e grandes centros de consumo. A indústria de energia, assim como outras, está passando por uma enorme Transformação Digital, e o gerenciamento de sistema se movendo em direção à automação e Inteligência Artificial (IA). Atualmente, existem soluções no mercado que combinam tecnologia de vídeo inteligente, incluindo câmeras de alta resolução, recursos de imagem térmica e IA que permitem operações mais eficientes.

Veja cinco dicas para transformar uma subestação elétrica em um local mais seguro

 Câmeras especiais para monitorar ativos críticos
O ideal é investir em câmeras de posicionamento e redes secretas, pois elas fornecem imagens panorâmicas e divisórias de todos os ativos críticos, como transformadores, interruptores de isolamento e painéis de controle. Por meio desse tipo de tecnologia é possível ter o status em tempo real do funcionamento dos equipamentos e assim realizar para que os ajustes necessários.

 Uso da termografia infravermelha
Em subestações de energia, os equipamentos precisam passar constantemente por medição de temperatura e a termografia infravermelha é a solução mais indicada. As câmeras térmicas são projetadas para detectar se o equipamento está funcionando normalmente, ou seja, dentro dos parâmetros estipulados em ambientes de distribuição de energia. A Hikvision, por exemplo, possui em seu portfólio câmeras com a tecnologia de termografia infravermelha embutida, que fornecem imagens com excelente qualidade e em tempo real.

 Sistema de imagem e vídeo com IA
Os sistemas de imagem e vídeo alimentados por Inteligência Artificial proporcionam inspeções mais detalhadas e eficientes, o que aumenta a segurança nas subestações. Além disso, essa abordagem inteligente permite planejamento online, resposta em tempo real e verificações remotas, reduzindo o tempo e os custos com mão de obra.

 Proteção de perímetro e áreas críticas com reconhecimento facial
Ter o controle total dos perímetros e áreas críticas é essencial quando se fala em subestações de energia. Os gestores podem apostar em controle e saída inteligente, com instalação de barreiras giratórias e controladores de acesso integrados ou terminais de reconhecimento facial, minimizando assim perdas e outros riscos. Para se ter uma ideia, apenas no estado de São Paulo, entre janeiro e setembro de 2021, as estimativas das empresas de distribuição de energia elétrica indicavam que houve um aumento de aproximadamente 130% no número de roubos e furtos de cobre.

 Gerenciamento centralizado e inteligente
Para ter insights claros e controle de toda a subestação elétrica é preciso contar com um painel que apresente dados de forma clara e completa. A Hikvision criou um modelo que exibe as operações no local em andamento e o status da inspeção em tempo real, além de informações detalhadas e indexação de dados. Tecnologias deste tipo auxiliam o responsável técnico a tomar decisões rapidamente e, assim, aumentar a eficiência operacional.

Por Jader Mantellato, gerente de Desenvolvimento de Negócios Verticais da Hikvision.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.