book_icon

dataRain mapeia desafios do agronegócio e traz soluções tecnológicas

O evento Road Show Seeds to the Cloud abordou pontos cruciais que o agronegócior enfrenta, apontando a tecnologia como uma força motriz para a mudança

dataRain mapeia desafios do agronegócio e traz soluções tecnológicas

Mapear os desafios do agronegócio e trazer a tecnologia para o centro das discussões. Este foi o objetivo da primeira edição do evento “Road Show Seeds to the Cloud”, realizado pela dataRain, uma das principais parceiras da AWS na América Latina. Sediado na capital brasileira do agro, Ribeirão Preto (SP), no início do mês, o evento não se limitou a ser um fórum de discussão e tornou-se uma plataforma estratégica para abordar pontos cruciais que o setor enfrenta, apontando a tecnologia como uma força motriz para a mudança.

De acordo com o mapeamento da dataRain, os principais desafios enfrentados pelo Setor de Agro nas próximas décadas serão sustentabilidade, eficiência produtiva, segurança alimentar, mudanças climáticas e gestão de recursos naturais. “Esses tópicos foram minuciosamente analisados durante o evento, trazendo a transformação digital como um farol para uma nova era de possibilidades para o setor”, disse o account manager da dataRain para o Agronegócio, Bruno Barros.

Pudemos falar sobre Agricultura 4.0, Computação em Nuvem e outras tecnologias, que, ao contrário do que se pensa, estão cada vez mais presentes na realidade no campo

“Em termos de sustentabilidade, por exemplo, as tecnologias apresentadas buscam não apenas otimizar o uso dos recursos naturais, mas também promover práticas agrícolas que reduzam o impacto ambiental e promovam a preservação dos ecossistemas”, ressaltou Barros, referindo-se a tecnologias como Internet das Coisas (IoT) e Computação em Nuvem na automação industrial e práticas como a Agricultura Regenerativa.

O executivo destaca que, quando se fala em eficiência produtiva, considera-se o cenário de alta demanda por alimentos em um mundo em crescimento populacional acelerado. Portanto, as tecnologias que fornecem ferramentas para coletar informações em tempo real são fundamentais. “Tudo está conectado e interligado, pois as tecnologias emergentes têm o poder de garantir essa produtividade, o que é crucial para que a segurança alimentar seja mantida à medida que a demanda por alimentos cresce”, comentou.

Outra questão que está no centro das discussões é a das mudanças climáticas, considerada um desafio constante para a indústria agrícola. “Mais uma vez, as tecnologias de análise de dados e monitoramento veem à tona, pois possibilitam a previsão de condições climáticas e auxiliam na adoção de medidas preventivas, evitando prejuízos, que antes não podiam ser antecipados”, disse.

Para o CEO da dataRain, Wagner Andrade, o evento foi positivo, principalmente pela proximidade com os agricultores e por esta troca de informações valiosas. “A análise de dados, a implementação de Inteligência Artificial e a otimização de processos foram temas centrais das apresentações, que incluíram casos de sucesso para ilustrar o impacto positivo da Transformação Digital no setor. Pudemos falar sobre Agricultura 4.0, Computação em Nuvem e outras tecnologias, que, ao contrário do que se pensa, estão cada vez mais presentes na realidade no campo”, disse Andrade.

O CEO da dataRain destacou ainda a segurança de dados da AWS, que conta com serviços de recuperação de desastres e traz as melhores práticas para proteger e recuperar informações. “Ter dados seguros é fundamental para acelerar a inovação no setor”.

Além de Bruno Barros, e do CEO da dataRain, o “Seeds to the Cloud” contou com palestras dos demais sócios e diretores da consultoria. Entre eles, o economista e investidor da dataRain, Roberto Giannetti da Fonseca, que trouxe um panorama econômico e geopolítico, destacando os desafios e oportunidades para o setor, considerando impactos da pandemia e da Guerra da Ucrânia nas perspectivas econômicas globais. “Tudo deve ser analisado e ponderado quando se trata de um setor vital para o planeta. Pois, além de fornecer alimentos, o agronegócio é uma fonte de matérias-primas para várias indústrias e ainda contribui para a integração global por meio do comércio internacional de produtos agrícolas”, finalizou Andrade.

Serviço
www.datarain.com.br

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.