book_icon

Intel detalha futura geração do Xeon desenvolvida em nova arquitetura

Os processadores Intel Xeon de 5ª geração, de codinome Emerald Rapids, estão sendo testados pelos clientes e devem ser lançados no quarto trimestre de 2023

Intel detalha futura geração do Xeon desenvolvida em nova arquitetura

No evento Hot Chips 2023 (27 a 29/8), a Intel apresentou a primeira visão aprofundada de sua linha de produtos Intel Xeon de próxima geração, construída sobre uma nova arquitetura. A plataforma marca uma evolução importante para o Intel Xeon ao introduzir processadores com uma nova arquitetura Efficient-core (E-core), juntamente com sua bem estabelecida arquitetura Performance-core (P-core). Com os codinomes Sierra Forest e Granite Rapids, respectivamente, esses novos produtos trarão simplicidade e flexibilidade aos clientes, oferecendo uma arquitetura de hardware compatível e uma pilha de software compartilhada para lidar com cargas de trabalho críticas, como Inteligência Artificial (IA).

“É um momento emocionante para a Intel e seu roteiro Xeon. Recentemente, enviamos nosso milionésimo Xeon de 4ª geração, nosso Xeon de 5ª geração (codinome Emerald Rapids) será lançado no quarto trimestre de 2023 e nosso portfólio de produtos para Data Center de 2024 provará ser uma força na indústria”, afirmou Lisa Spelman, vice-presidente corporativa da Intel e gerente-geral de Produtos e Soluções Xeon.

Os processadores Intel Xeon de 5ª geração (codinome Emerald Rapids) estão sendo testados pelos clientes e devem ser lançados no quarto trimestre de 2023

Na Hot Chips, a Intel apresentou duas sessões revelando especificações técnicas e recursos da arquitetura da plataforma Xeon e ofertas que serão lançadas em 2024, junto com informações adicionais sobre seus próximos processadores Intel Xeon de 5ª geração, que serão lançados ainda este ano. Uma sessão separada descreveu novos recursos relacionados aos FPGAs Intel Agilex 9 Direct RF-Series.

A nova plataforma Intel Xeon utiliza sistemas modulares em chips (SoCs) para maior escalabilidade e flexibilidade para fornecer uma gama de produtos que atendem às crescentes necessidades de escala, processamento e eficiência de energia para instalações de IA, Nuvem e empresas. A arquitetura inovadora também ajuda os clientes a maximizar seu investimento, oferecendo dois processadores compatíveis com soquetes diferentes para simplicidade e intercambialidade para qualquer carga de trabalho.

– P-core e E-core são entregues com propriedade intelectual (IP), firmware e pilha de software de sistema operacional compartilhados.

– DDR mais rápido e novos DIMMs de classificação combinada multiplexada (MCR) de alta largura de banda.

– O novo Intel Flat Memory permite a movimentação de dados gerenciada por hardware entre memórias DDR5 e CXL, tornando a capacidade total visível para o software.

– Suporte CXL 2.0 para todos os tipos de dispositivos com compatibilidade retroativa com CXL 1.1.
E/S avançada com até 136 pistas PCIe 5.0/CXL 2.0 e até seis links UPI.

Os processadores Intel Xeon com E-cores (Sierra Forest) são aprimorados para fornecer computação com densidade otimizada da maneira mais eficiente em termos de consumo de energia. Os processadores Xeon com E-cores fornecem a melhor densidade de desempenho de energia da categoria, oferecendo vantagens distintas para cargas de trabalho nativas da nuvem e de hiperescala.

– Densidade de rack 2,5x melhor e desempenho 2,4x maior por watt.

– Suporte para servidores 1S e 2S, com até 144c por CPU e TDP tão baixo quanto 200W.

– Conjunto de instruções moderno com segurança robusta, virtualização e AVX com extensões de IA.

– Recursos básicos de memória RAS, como verificação de máquina e padrão ECC de cache de dados em todas as CPUs Xeon.

Otimizados para IA

Os processadores Intel Xeon com núcleos P (Granite Rapids) são otimizados para oferecer o menor custo total de propriedade (TCO) para cargas de trabalho sensíveis ao desempenho de alto núcleo e cargas de trabalho de computação de uso geral. Hoje, o Xeon permite melhor desempenho de IA do que qualquer outra CPU e o Granite Rapids melhorará ainda mais o desempenho de IA. Aceleradores integrados dão um impulso adicional às cargas de trabalho direcionadas para desempenho e eficiência ainda maiores.

– Desempenho 2 a 3 vezes melhor para cargas de trabalho mistas de IA 3 .

– Intel AMX aprimorado com suporte para novas instruções FP16.

– Maior largura de banda de memória, contagem de núcleos e cache para cargas de trabalho com uso intenso de computação.

– Escalabilidade de soquete de um soquete para oito soquetes.

Os FPGAs Intel Agilex 9 Direct RF-Series com conversores de dados integrados de 64 Gsps (giga amostras por segundo) e um novo design de referência de agilidade de banda larga incluem receptores de banda larga e de banda estreita no mesmo pacote multichip. O receptor de banda larga fornece uma largura de banda de RF de 32 GHz sem precedentes para o FPGA.

Novidades chegando

O roteiro e as ofertas de Data Center da Intel estão no caminho certo para serem entregues no prazo. Os processadores Intel Xeon de 5ª geração (codinome Emerald Rapids) estão sendo testados pelos clientes e devem ser lançados no quarto trimestre de 2023.

Os processadores Intel Xeon com E-cores (Sierra Forest) estão em vias de serem entregues no primeiro semestre de 2024. Os processadores Intel Xeon com P-cores (Granite Rapids) virão logo em seguida. Os FPGAs Intel Agilex 9 Direct RF foram entregues aos sistemas BAE seis trimestres antes do previsto, demonstrando a capacidade da Intel de fornecer rapidamente recursos líderes do setor por meio de integração heterogênea baseada em chiplet, alimentada pela tecnologia Intel embarcada de ponte de interconexão multi-die (EMIB).

Serviço
www.intel.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.