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Gastos globais com serviços de sustentabilidade somarão US$ 65 bi em 2027, diz IDC

A nova previsão da IDC se concentra inteiramente em serviços profissionais ESG desenvolvidos especificamente, sendo estes os serviços de consultoria, implementação, engenharia e TI

Gastos globais com serviços de sustentabilidade somarão US$ 65 bi em 2027, diz IDC

Os serviços empresariais ESG (Ambiental, Social e Governança Corporativa), antes um mercado nebuloso e mal definido, tornaram-se um dos espaços de crescimento mais rápido no mundo dos negócios. Em uma nova previsão que se concentra em serviços de sustentabilidade, a International Data Corporation (IDC) projeta que os gastos em serviços empresariais ESG crescerão de US$ 37,7 bilhões em 2023 para quase US$ 65 bilhões em 2027. Isso representa uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 14,9% no período de previsão 2022-2027.

As estratégias empresariais sustentáveis ​​incorporam totalmente as considerações relacionadas com a sustentabilidade na estratégia empresarial de uma empresa, considerando o impacto que os tópicos e questões relacionadas têm no seu perfil de risco, no desempenho operacional e financeiro e na criação global de valor a longo prazo. Isto criou oportunidades para as empresas do setor fornecerem serviços relacionados com a sustentabilidade em torno da estratégia, operações e modelo de negócio, capital humano, e assim por diante. À medida que as organizações continuam a impulsionar a inovação em torno das suas operações e estratégia, os gastos com consultoria ligados à sustentabilidade continuam a ser uma alta prioridade, uma vez que os passos iniciais para iniciar uma transformação sustentável podem ser assustadores para as empresas que não tentaram nada semelhante no passado.

Embora a importância dos relatórios ESG continue a ser alta à medida que as divulgações obrigatórias de sustentabilidade se aproximam, muitas organizações já estão preparadas para isso devido aos relatórios voluntários sobre o seu desempenho relacionado com o clima

“Com o crescimento das necessidades de orientação e ferramentas para operações sustentáveis, o mercado de serviços ESG e de sustentabilidade desenvolvidos especificamente está repleto de oportunidades para grandes e pequenos fornecedores”, disse Dan Versace, analista de pesquisa de ESG Business Services da IDC. “A pressão para a mudança é mais presciente do que nunca, e as empresas que não agem enfrentam riscos para a sua imagem de marca, desempenho financeiro e até mesmo para a sua infraestrutura devido à ameaça sempre presente de eventos climáticos extremos e escassez de recursos causada pelas alterações climáticas. Com menos de seis anos até que os efeitos das alterações climáticas se tornem irreversíveis, são necessárias medidas agora para enfrentar os riscos actuais e mitigar a ameaça para os próximos anos”, comentou.

Os serviços empresariais ESG são definidos como serviços profissionais tradicionais centrados no cumprimento de metas relacionadas à sustentabilidade ambiental e social e à governança desse processo. Também pode incluir serviços facilitadores de ESG, conhecidos como serviços profissionais ligados à sustentabilidade, que permitem às organizações aumentar as suas capacidades de sustentabilidade através da melhoria tradicional dos processos empresariais, tais como serviços centrados no aumento da eficiência dos processos ou serviços da cadeia de abastecimento para reduzir o risco.

A redefinição de serviços facilitadores de ESG para serviços de sustentabilidade criados especificamente permite uma análise mais aprofundada das tendências do mercado e das intenções de gastos dos utilizadores finais para os próximos anos. Para que os fornecedores comercializem, vendam e desenvolvam seus serviços de maneira eficaz, compreender as necessidades, desejos e exigências de seus clientes é de extrema importância.

Estratégias ESG

A nova previsão da IDC se concentra inteiramente em serviços profissionais ESG desenvolvidos especificamente, sendo estes os serviços de consultoria, implementação, engenharia e TI concebidos para gerar resultados relacionados com a sustentabilidade como o principal resultado da sua utilização. A previsão mede apenas serviços cuja única intenção é gerar resultados sustentáveis ​​para os seus utilizadores. Esses serviços incluem, mas não estão limitados a, desenvolvimento e implementação de estratégia ESG, consultoria de operações sustentáveis, serviços de relatórios ESG, consultoria de circularidade, serviços de implementação de TI verde e serviços gerenciados de desempenho de sustentabilidade.

Um inquérito da IDC de 2022 concluiu que quase dois terços dos inquiridos planeavam alocar mais de metade dos seus gastos com serviços profissionais a serviços de sustentabilidade nos próximos dois anos. À medida que as organizações comprometem mais os seus orçamentos de serviços profissionais para permitir a transformação sustentável, as principais áreas de foco para estes investimentos são o desenvolvimento e implementação de estratégias, a gestão do capital humano e os relatórios ESG. A IDC espera que a estratégia de sustentabilidade e os serviços de gestão de capital humano representem quase 60% do gasto total em serviços profissionais ESG até 2027.

A IDC acredita que a consultoria estratégica continuará a crescer em importância, pois é parte integrante da transformação sustentável de qualquer empresa. A consultoria estratégica permite que as organizações incorporem de forma eficiente a sustentabilidade na sua estratégia de negócios, que é a força motriz do propósito corporativo e, por sua vez, das operações sustentáveis. À medida que a maturidade do mercado cresce, espera-se que os recursos comprometidos com o desenvolvimento e implementação de estratégias empresariais sustentáveis ​​diminuam e sejam direcionados para a operacionalização desses planos.

Prevê-se que a gestão do capital humano seja o segmento de crescimento mais rápido, com um CAGR de 28,3% em cinco anos. Isto se deve principalmente à necessidade em grande escala de treinamento em toda a organização e de melhorias na eficiência dos processos que serão necessárias para que os esforços de sustentabilidade tenham sucesso no futuro. A IDC espera que a seção de gestão de capital humano seja a maior área de gastos em serviços ESG até o final do período de previsão.

Embora a importância dos relatórios ESG continue a ser alta à medida que as divulgações obrigatórias de sustentabilidade se aproximam, muitas organizações já estão preparadas para isso devido aos relatórios voluntários sobre o seu desempenho relacionado com o clima (emissões de âmbitos 1 e 2, intensidade de carbono etc.). No entanto, ainda serão necessários serviços profissionais para aumentar a eficiência do processo, à medida que se tornam necessários relatórios que exigem mais recursos.

Serviço
www.idc.com

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