book_icon

Líderes de marketing estão dispostos a investir em IA generativa, diz Gartner

A pesquisa de gastos e estratégia de CMO de 2023 também descobriu que as organizações estão gastando 25,4% de seu orçamento de marketing de 2023 em tecnologia

Líderes de marketing estão dispostos a investir em IA generativa, diz Gartner

De acordo com uma nova pesquisa do Gartner, 63% dos líderes de marketing (CMOs) planejam investir em IA generativa nos próximos 24 meses. Pouco mais de metade dos entrevistados (56%) vêem maior recompensa do que risco com o uso da IA generativa. A pesquisa do Gartner com 405 líderes de marketing realizada entre maio e junho de 2023 revelou que a utilização da capacidade geral da pilha de martech de suas organizações caiu para apenas 33% em média em 2023, marcando um segundo ano consecutivo de declínio (42% em 2022 e 58% em 2020).

Aumentar a utilização de tecnologia de marketing de uma organização é difícil: apenas 11% dos entrevistados relataram aumentar a utilização de tecnologia de marketing em mais de 10% em 2023

“Os CMOs reconhecem as promessas e os desafios da IA ​​generativa”, disse Benjamin Bloom, vice-presidente analista da área de Marketing do Gartner. “Há uma tensão clara entre investir mais na pilha de tecnologia atual para impulsionar a utilização ou realocar seus recursos finitos para a próxima safra de aplicações generativas de IA que podem não sofrer dos mesmos problemas de utilização”, acrescentou.

A pesquisa de gastos e estratégia de CMO de 2023 do Gartner descobriu que as organizações estão gastando 25,4% de seu orçamento de marketing de 2023 em tecnologia. Com o declínio acentuado da utilização de martech, a pressão de otimização de custos será inevitável ao reconhecer que os profissionais de marketing utilizam apenas um terço das capacidades tecnológicas que consomem um quarto de todo o seu orçamento.

Por outro lado, para as poucas organizações que utilizam mais de 50% da sua pilha de martech, é significativamente menos provável que relatem ter sido solicitadas a cortar o seu orçamento de martech.

Aumentar a utilização de tecnologia de marketing de uma organização é difícil: apenas 11% dos entrevistados relataram aumentar a utilização de tecnologia de marketing em mais de 10% em 2023, em comparação com 12 meses atrás. A complexidade do ecossistema atual, os desafios dos dados dos clientes e a governança inflexível foram identificados pelos entrevistados como os impedimentos mais comuns para uma maior utilização da sua pilha de martech

“Os profissionais de marketing tendem a adquirir novas tecnologias sem uma abordagem sistemática para adotá-las. “Combinada com contratos plurianuais, a tecnologia subutilizada ou abandonada pode facilmente resultar em uma pilha pesada ao longo do tempo”, disse Bloom. “Os CMOs devem pressionar as equipes de martech para encontrar oportunidades de simplificação para que o resto da função possa florescer. Cortar a tecnologia subutilizada dentro da pilha atual também pode preservar algum ‘pó seco’ para aplicações transformadoras que ainda não estão geralmente disponíveis”, finalizou.

Serviço
www.gartner.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.