book_icon

5G Americas: redes de transporte flexíveis são essenciais para tecnologia 5G

Novo relatório da 5G Americas explora a situação atual, trabalhos em andamento e as perspectivas para redes de transporte 5G

5G Americas: redes de transporte flexíveis são essenciais para tecnologia 5G

As redes de transporte xHaul (fronthaul, midhaul e backhaul) são, ao lado das redes core e de acesso via rádio (RAN) componentes chaves de qualquer rede celular sem fio. Hoje, a 5G Americas, a voz da 5G e além para as Américas, divulgou um novo relatório com o título “Redes de Transporte para 5G” onde explora o status atual das redes de transporte, os trabalhos em andamento e suas perspectivas futuras.

Os trabalhos futuros devem ser direcionados a aprimorar a segurança de rede e analisar a influência de aplicativos imersivos e o Metaverso 

Chris Pearson, presidente da 5G Americas disse, “As operadoras de redes 5G, estão continuamente melhorando as redes de transporte 5G para aumentar sua capacidade de adaptação, segurança e flexibilidade, para assim atender a demanda crescente. É muito importante para o progresso da tecnologia 5G hoje e no futuro assegurar que a rede de transporte 5G esteja à prova do futuro”.

O relatório “Redes de Transporte para 5G” analisa as características influenciando as redes de transporte 5G e que estão crescendo com maior demanda por largura de banda e a necessidade de prover capacidade backhaul contínuo, além de soluções escaláveis e flexíveis. Hoje, os trabalhos estão focados em conectividade RAN baseada em Nuvem, temporização e sincronização baseadas em rede e fatiamento de toda a rede. Os trabalhos futuros devem ser direcionados a aprimorar a segurança de rede e analisar a influência de aplicativos imersivos e o Metaverso.

Alguns dos principais tópicos abordados no relatório da 5G Americas em relação às redes de transporte 5G incluem:

Implementação da 5G e a rede de transporte xHaul

Avanços em tecnologia RAN 5G

Uso contínuo da frequência de micro-ondas.

Interfaces fronthaul baseados em ethernet

Integrated Access Backhaul (IAB) em 5G

Arquiteturas 5G independentes e divididas entre CU/DU

Maior adoção de RAN virtualizada

Os desafios para vRAN com a temporização, frequência e sincronização de fases para a rede

Evolução de estações rádio base

Implementação 5G, e a convergência das redes com e sem fio

Implementação e sustentabilidade 5G

David Krauss, principal Arquiteto de Redes da Ciena, disse “A evolução da 5G em direção a arquiteturas abertas, fatiamento de redes diversificado e a temporização e sincronização precisa, exige redes de transporte robustas que servem como plataformas para a inovação e o desempenho. Novos recursos em tecnologias de transporte ajudam a abrir caminhos para um futuro conectado, onde a conectividade integrada e distribuição inteligente realizam todo o potencial da 5G”.

Serviço
www.brechazero.com.br.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.