A Neo4j, empresa mundial em análise e banco de Dados grafos, anunciou que integrou a pesquisa vetorial nativa como parte de seus principais recursos de banco de Dados. O resultado permite que os clientes obtenham insights mais ricos a partir de pesquisa semântica e aplicativos de IA generativa, além de servir como memória de longo prazo para LLMs (Large Language Models, um tipo de modelo de IA criado para entender e gerar texto), tudo isso enquanto reduz as “alucinações”, (conceito de resposta inválida ou errônea), por exemplo, como acontece com o ChatGPT.
O banco de Dados grafos da Neo4j pode ser usado para criar “grafos de conhecimento”, que capturam e conectam relações explícitas entre entidades, permitindo que os sistemas de IA raciocinem, compreendam e recuperem informações relevantes de forma eficaz. Isso garante resultados mais precisos, explicáveis e transparentes para LLMs e outros aplicativos de IA generativa. Por outro lado, as pesquisas vetoriais capturam padrões e relacionamentos implícitos com base em itens com características de dados semelhantes, em vez de correspondências exatas, que são úteis na busca de textos ou documentos semelhantes, na elaboração de recomendações e na identificação de outros padrões.
“Procuramos combinar os relacionamentos implícitos descobertos pelos vetores, com os relacionamentos e padrões explícitos e factuais iluminados pelo grafo”, explica Emil Eifrem, cofundador e CEO da Neo4j. “Os clientes, ao inovarem com IA generativa, também precisam confiar que os resultados de suas implementações são precisos, transparentes e explicáveis. Como os LLMs estão evoluindo de maneira dinâmica, a Neo4j se tornou fundamental para as empresas que buscam ir além do que é possível para seus dados e seus negócios.”, finaliza.
Atualmente, a Neo4j potencializa as implementações de IA generativa para várias empresas da Fortune 500, incluindo uma multinacional de energia com sede na Ásia, um fabricante de produtos farmacêuticos com sede nos EUA e um líder em informações e análises com sede na Europa, entre outros. O relatório do Gartner de junho de 2023, AI Design Patterns for Knowledge Graphs and Generative AI, afirma que os grafos de conhecimento fornecem o complemento perfeito para soluções baseadas em LLM, onde altos limites de precisão e correção precisam ser alcançados.
Esse último lançamento vem na sequência da recente integração do produto Neo4j com os recursos de IA generativa do Google Cloud no Vertex AI no mês de junho, permitindo que os usuários transformem dados não estruturados em grafos de conhecimento, que os usuários podem consultar usando linguagem natural e basear seus LLMs em um conjunto factual de padrões e critérios para evitar alucinações. O banco de Dados de grafo nativo da Neo4j tornou-se totalmente integrado ao Microsoft Azure em abril de 2023. Em dezembro de 2022, a empresa foi reconhecida pela primeira vez no Gartner Magic Quadrant para sistemas de gerenciamento de banco de Dados em Nuvem, quando grafos nativos foram incluídos pela primeira vez.
A Neo4j criou o modelo de banco de Dados grafos, usado por mais de 75 das empresas da Fortune 100. A Neo4j, líder em Banco de Dados Grafos & Analytics, ajuda as organizações a encontrar relacionamentos e padrões ocultos em bilhões de conexões de Dados de forma profunda, fácil e rápida. Os clientes aproveitam a estrutura de seus dados conectados para revelar novas maneiras de resolver seus problemas de negócios mais urgentes, desde a detecção de fraudes, cliente 360, grafos de conhecimento, cadeia de suprimentos, personalização, IoT, gerenciamento de rede e muito mais – mesmo com o crescimento de seus Dados.
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TECNOLOGIA
O salto do Supply Chain
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Superações na Segurança de Dados
CARREIRA
A arte de navegar em meio à tempestade
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
O mundo cabe dentro de um token
Baixe o nosso aplicativo