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Claro e Embratel ampliam portfólio com solução de Data Analytics

Claro GeoData utiliza ML para analisar dados como impressões e perfil demográfico de campanhas, possibilitando planejamentos e resultados mais assertivos em iniciativas de mídia exterior

Claro e Embratel ampliam portfólio com solução de Data Analytics

A Claro e a Embratel anunciaram o lançamento do Claro GeoData OOH, nova modalidade da solução Claro GeoData indicada para o mercado de mídia exterior (mídia out of home – OOH). Por meio de informações agregadas de deslocamento de pessoas geradas diariamente por antenas da Claro em todo País, agências de publicidade, marcas e veículos de OOH passam a ter insights valiosos sobre o desempenho do mobiliário publicitário out of home para projetar melhores campanhas com custos otimizados. A família Claro GeoData também está disponível em modalidades voltadas para turismo, mobilidade e localização, atendendo diversos setores do mercado brasileiro.

O Claro GeoData OOH coleta esses dados e os disponibiliza em uma plataforma de maneira anonimizada e agrupada. Com Machine Learning (ML), a tecnologia fornece estatísticas apuradas, análises completas e qualificadas feitas em segundos e de forma inteligente. Assim, viabiliza a correta precificação da publicidade naquele determinado ponto, além de um diagnóstico mais preciso da audiência projetada e atingida em ações. A plataforma possui interface amigável criada com técnicas de design thinking para um acesso simples e intuitivo aos usuários.

Por meio das impressões, por exemplo, é possível saber o número de vezes que a publicidade foi vista. A quantidade de dispositivos únicos indica quantos cidadãos foram impactados pela campanha

“O Claro GeoData OOH apoia na promoção de mídias out of home com mais exatidão para atingir os públicos necessários de modo mais eficiente e com alto grau de personalização, além do planejamento com melhor utilização de recursos”, explica Tomaz Oliveira, diretor-executivo de Alianças Estratégicas da Embratel. Segundo o executivo, a tecnologia apresenta assertividade superior a 95% sobre o fluxo e deslocamento de pessoas, com dinamicidade e atualização constante. Esse índice nunca foi visto no mercado. “Processando mais de 5 bilhões dados de deslocamento por dia, a plataforma permite aos usuários criar pontos específicos para análise em qualquer local do País, considerando a rua e a orientação do mobiliário publicitário. Assim, levaremos o setor ao próximo nível de digitalização, com ganhos enormes”, diz.

Milhares de pessoas no Brasil são impactadas diariamente por campanhas de mídia exterior. Por esse motivo, o setor é um dos principais para gerar engajamento e visibilidade das marcas. Porém, há o desafio de entregar ações cada vez mais customizadas para atender as necessidades de seus públicos, conforme seus interesses e seguindo suas jornadas pelas cidades. A aplicação do Claro GeoData OOH apoia as empresas justamente no preenchimento desta lacuna com processos transformadores para identificar e cruzar as origens, os destinos, os deslocamentos, os horários e os dados sociodemográficos da população por meio de informações geradas e coletadas pelas antenas da Claro. O Claro GeoData OOH foi desenvolvido em total conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

“Com base em alto volume amostral da solução, somos capazes de fornecer insights confiáveis para apoiar na tomada de decisões dos negócios”, indica Carlos Araujo, diretor de Novos Negócios da Claro. De acordo com o executivo, todo o processo para o tratamento e processamento da tecnologia ocorre com técnicas modernas e avançadas para entregar as informações sem identificações e de maneira estatística. “Estamos levando o que há de mais inovador ao segmento para as organizações atingirem seus resultados com eficiência, agilidade e otimização de operações. Acreditamos que esse movimento é essencial para promover a transformação digital no mercado, fomentando uma mudança revolucionária no setor”, afirma.

Por meio do GeoData OOH, realizar um planejamento completo de mídia exterior se torna mais simples e eficaz, usando como base uma referência populacional para indicar o potencial de audiência para cada ação. Uma rede varejista que lança uma campanha de produtos voltados para o público masculino em uma faixa etária específica, por exemplo, escolhe locais estratégicos encontrados pelo GeoData OOH, onde a circulação de pessoas com esse perfil é maior. A partir das análises fornecidas pela plataforma, também é viável classificar os dias e os horários mais movimentados de cada um dos pontos, inclusive, para apoiar na correta precificação da publicidade naquele determinado mobiliário publicitário. Além disso, as informações são um grande apoio para a expansão de marcas para outras praças, pois é possível identificar onde e quem querem atingir com suas comunicações de modo tático e ágil, criando oportunidades para o crescimento. Assim, os investimentos são direcionados de maneira mais efetiva, com otimização de custos, além de projeções com melhores resultados.

O lançamento da Claro e da Embratel realiza diversos tipos de mensurações. Por meio das impressões, por exemplo, é possível saber o número de vezes que a publicidade foi vista. A quantidade de dispositivos únicos indica quantos cidadãos foram impactados pela campanha. Já o alcance significa a porcentagem da população potencialmente exposta à comunicação.

O Claro GeoData OOH cruza essas informações para criar outros diferentes indicadores, de acordo com as necessidades de cada organização. É possível ver, por exemplo, os dados por determinados períodos, datas e horas, focando apenas no tempo no qual uma campanha específica foi ao ar ou até para descobrir qual tipo de comunicação despertou mais interesse do público, o tempo médio de visualização de tela de cada publicidade, dentre outros critérios relevantes para o segmento. Na plataforma, as companhias conseguem criar diversos dashboards automaticamente, sem a necessidade de intervenções humanas e outras tecnologias.

A plataforma Claro GeoData é pioneira no Brasil e possui diversas modalidades. O Claro GeoData Turismo disponibiliza informações sobre o fluxo de turistas nacionais e internacionais em um município ou região. Dados como duração média de estadias, origem dos turistas, perfil sociodemográfico e dias mais frequentados da localidade são alguns dos dados visualizados na plataforma. Já o Claro GeoData Mobilidade analisa a quantidade de viagens e deslocamentos entre regiões, resultando na elaboração de uma matriz origem-destino para possibilitar planejamento da mobilidade urbana. Por meio das informações, é possível identificar o motivo da viagem, perfil sociodemográfico dos viajantes, horários de partida e chegada. Por sua vez, o Claro GeoData Localização apresenta a quantidade de pessoas que passam a redor de uma loja, permitindo insights estatísticos de público predominante, horário de pico de movimento e zona de influência. A abrangência das análises é diária e nacional.

Serviço
www.embratel.com.br/solucoes-de-ti/claro-GeoData

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