
Sinônimo de Computação Gráfica e de performance no mercado de jogos para muitos, a Nvidia está querendo extrapolar essa percepção por meio de uma série de iniciativas voltadas para desenvolvedores e integradores de soluções. No Brasil, por exemplo, a empresa possui parceria com 289 startups para desenvolver aplicações que utilizem a capacidade computacional de suas GPUs,Nvidia da melhor forma, por meio das plataformas disponibilizadas em portais, tanto das provedoras de Nuvem – Microsoft, Google Cloud, AWS e Oracle, como próprios.
“Apoiamos tecnicamente no mundo algo como 14 mil startups sem investimento direto, mas com capacitação, treinamento e apoio para o desenvolvimento de soluções para os mais diversos mercados a partir de nossas placas e de nossos softwares”, garante Marcio Aguiar, diretor responsável pela divisão de Enterprise na América Latina da Nvidia, que falou com exclusividade para Infor Channel.
O executivo destaca o caso de sucesso local da AISportistics, especializada em Realidade Aumentada – RA e estatísticas esportivas, que agora tem entre seus clientes a ESPN. “As startups são os novos ISVs para o nosso ecossistema”, compara. Outros casos interessantes são enumerados por Aguiar, como a Fu2re, uma startup do mercado de petróleo e gás, que desenvolve técnicas inovadoras voltadas para o setor. E a Pixforce, voltada para soluções de utilities, e ainda a Autonomi, que se dedica à criação de robôs para transporte de pallets em depósitos, aproveitando o conhecimento e o talento de ex-alunos da Universidade de São Paulo – USP.
“A criação de um ecossistema de aplicações para acelerar a performance e a utilização de nossas GPUs é o que
impulsiona essas parcerias. Temos 400 softwares da Nvidia nos marketplaces – dos parceiros de Cloud e proprietários – que podem auxiliar na construção de soluções por desenvolvedores, integradores e startups”, enumera Aguiar. O repositório da empresa é o Nvidia GPU Cloud – NGC, complementado por outro lançamento recente, o Nvidia DGX Cloud, voltado para o processamento de volumes massivos de Dados.
Vertical e horizontal

O executivo não enumerou mercados verticais nos quais considera existir lacunas no universo local da Nvidia para a incorporação de novos parceiros – sejam eles desenvolvedores, integradores ou fornecedores de Nuvem. Porém, adiantou: “buscamos empresas que tenham perfil inovador, que queiram aprender e ir ao mercado conosco”.
Em uma equação bem definida, ele afirmou que os “sócios”, ou Canais da Nvidia devem identificar a necessidade de seus clientes. E enfatiza: “nos clientes atuais prioritariamente, desenhar a solução a partir de nossas plataformas e seu desenvolvimento e só então indicar a compra da GPU ideal, e isso, muitas vezes, não quer dizer um investimento em massa em capacidade computacional, e sim em fazer o investimento correto, que pode ser muito mais assertivo e econômico”.
Inteligência Artificial – e real
Por meio de parcerias estratégicas, como a colaboração com o Google Cloud para aplicações de Inteligência Artificial Generativa – IA Gen, a Nvidia busca fornecer tecnologias avançadas aos clientes finais. “Eles são um cliente de peso na aquisição de GPUs, mas também um parceiro importante para o desenvolvimento de tecnologias para os clientes finais. O cliente vai no portal do Google, faz a compra do serviço na Nuvem e ensinamos como extrair o máximo da GPU na aplicação. E, claro, a ênfase hoje é em IA”, revela.
Durante a última edição do SET Expo, evento para o segmento de Mídia e Entretenimento, Aguiar contou que recebeu executivos de empresas, já parceiras, que queriam ampliar o conhecimento em projetos de IA. “E nós podemos ensinar isso, ajudar na construção de soluções, porque temos experiência em fornecer a capacidade computacional para os projetos que estão no mercado hoje”, pontua.
Ao final ele acenou com uma iniciativa, que tem uma ponta de brincadeira: “falei com o meu departamento de marketing que deveríamos apontar para o mercado que é possível começar um projeto de IA com US$ 5, utilizando a capacidade de nossas placas presentes nos parceiros de Cloud. E é possível mesmo”, enfatiza com um misto de desafio e projeção.

Leia nesta edição:

ESPECIAL DISTRIBUIÇÃO - MERCADO
IA acelera mudanças na Distribuição de TIC

ESPECIAL DISTRIBUIÇÃO - GLOBAIS
Distribuição consultiva avança

ESPECIAL DISTRIBUIÇÃO - NACIONAIS
Regulação e tecnologia aceleram ajuste operacional do segmento
EXCLUSIVA DIGITAL

VERSÃO LATAM
Agora a versão digital também é LATAM
Baixe o nosso aplicativo














