book_icon

Estudo do ISG investiga expansão do ecossistema do Google Cloud no Brasil

Embora o Google ainda seja o menor dos três principais provedores de Nuvem pública, uma sólida reputação de computação avançada, Big Data e soluções de ML/IA ajudou a diminuir a diferença nos últimos anos

Estudo do ISG investiga expansão do ecossistema do Google Cloud no Brasil

A expansão do ecossistema de parceiros do Google Cloud está transformando fundamentalmente o mercado brasileiro de computação em Nuvem, à medida que um número crescente de empresas optam por soluções Multicloud, de acordo com um novo relatório de pesquisa publicado pelo Information Services Group (ISG), empresa global de pesquisa e consultoria em tecnologia

O relatório ISG Provider Lens Google Cloud Partner Ecosystem 2023 para o Brasil conclui que, apesar de um declínio global nos gastos com TI, o mercado brasileiro de Cloud continua sendo o mais ativo da América Latina. Em vez de abandonar as iniciativas de Nuvem ou colocá-las em espera, as empresas no Brasil estão buscando no Google novas e melhores maneiras de otimizar sua capacidade de Nuvem comprometida, diz o relatório do ISG.

“O relacionamento do Google com seus parceiros é recíproco”, disse Bernie Hoecker, sócio e líder de Transformação de Nuvem Corporativa do ISG. “Ambas as partes se beneficiam da experiência e proeza tecnológica uma da outra”, completou.

O Google Cloud é uma opção atraente para empresas que buscam evitar o excesso de confiança em uma única plataforma e aumentar seu poder de negociação adotando estratégias Multicloud

As empresas no Brasil e em outros lugares estão cada vez mais voltadas para uma estratégia Multicloud, buscando diversificar seus serviços em vários fornecedores de Nuvem, diz o relatório do ISG. Embora o Google ainda seja o menor dos três principais fornecedores de Nuvem pública, uma sólida reputação de computação avançada, Big Data e soluções de ML e IA ajudou a diminuir a diferença nos últimos anos, diz o ISG.

Pioneiro em IA generativa, o Google vem estabelecendo parcerias estratégicas, anunciando recentemente uma oferta de serviços de consultoria e ferramentas destinadas a permitir que os clientes aproveitem ao máximo a IA para identificar tendências, resumir informações, automatizar processos e gerar conteúdo, diz o relatório do ISG.

Os fornecedores podem desempenhar um papel fundamental em ambientes Multicloud, diz o ISG. Eles podem oferecer orientação na definição de estratégias de migração, otimização de cargas de trabalho, implementação de práticas recomendadas e integração de diferentes plataformas de Nuvem. O resultado é uma transferência perfeita de dados, conectividade de aplicativos e migração de carga de trabalho, bem como compatibilidade e interoperabilidade entre diferentes serviços em Nuvem, diz o relatório.

O Google procurou acelerar o processo com o Anthos, uma plataforma de contêiner agnóstica e centrada na Nuvem, que oferece ganhos significativos em agilidade, permitindo que os usuários criem rapidamente novos aplicativos e atualizem os legados, diz o ISG.

“O bloqueio do fornecedor é sempre uma armadilha em potencial”, disse Jan Erik Aase, parceiro e líder global da ISG Provider Lens Research. “O Google Cloud é uma opção atraente para empresas que buscam evitar o excesso de confiança em uma única plataforma e aumentar seu poder de negociação adotando estratégias Multicloud”, observou.

O relatório também examina por que o Google Cloud pode ser uma boa escolha para empresas que buscam incorporar a sustentabilidade em suas operações.

O relatório ISG Provider Lens Google Cloud Partner Ecosystem 2023 para o Brasil avalia as capacidades de 24 fornecedores em cinco quadrantes: Managed Services, Implementation and Integration Services, Data Analytics and Machine Learning, SAP Workloads e Workspace Services.

O relatório aponta a Accenture como Líder em todos os cinco quadrantes, enquanto Deloitte, IPNET e SantoDigital são nomeados como Líderes em três quadrantes cada. BRQ, Engineering, Qi Network e Sauter são nomeados Líderes em dois quadrantes cada, enquanto Capgemini, Gentrop, HVAR, Movti, TIVIT e V8.Tech são nomeadas Líderes em um quadrante cada.

Além disso, Atos, BRQ, Movti, Sauter e V8.Tech são nomeadas como Rising Stars — empresas com um “portfólio promissor” e “alto potencial futuro” pela definição do ISG — em um quadrante cada.

Serviço
www.isg-one.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.