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Vendas de smartphones caem 10% no segundo trimestre, afirma Canalys

O declínio no mercado global de smartphones diminuiu mais uma vez, ajudado por uma redução de estoque em todo o setor e sinais de recuperação da demanda em certos mercados regionais

Vendas de smartphones caem 10% no segundo trimestre, afirma Canalys

A pesquisa mais recente da Canalys revela que o mercado mundial de smartphones caiu 10%, para 258,2 milhões de unidades no segundo trimestre de 2023, em comparação ao mesmo período do ano passado, mostrando, porém, uma desaceleração no declínio. A Samsung garantiu o primeiro lugar vendendo 53 milhões de unidades. A Apple manteve o segundo lugar com 43 milhões de unidades vendidas e uma participação de mercado de 17%. Com um nível de estoque normalizado, a Xiaomi ficou em terceiro lugar com 33,2 milhões de unidades vendidas. A OPPO (incluindo OnePlus) defendeu sua posição de número quatro com uma participação de mercado de 10%. O Transsion Group (inclui as marcas Tecno, Infinix e iTel), beneficiando-se de oportunidades de recuperação no mercado africano e em outros mercados emergentes para os quais se expandiu recentemente, saltou para os cinco primeiros pela primeira vez e vendeu 22,7 milhões de unidades, experimentando um crescimento anual de 22%.

Na primeira metade do ano, a cadeia de suprimentos de smartphones viu um aquecimento de pedidos e margens, ajudado pelo aumento dos preços dos componentes e pela redução dos níveis de estoque do cana

O declínio no mercado global de smartphones diminuiu mais uma vez, ajudado por uma redução de estoque em todo o setor e sinais de recuperação da demanda em certos mercados regionais”, comentou Amber Liu, analista da Canalys. “A Samsung adotou uma estratégia conservadora em meio à pressão pela lucratividade e à lenta recuperação da indústria de semicondutores. Com o segundo trimestre sendo uma baixa temporada com menos novos lançamentos, a Samsung teve seu menor desempenho no segundo trimestre desde 2013. Com o lançamento de destaque de seus modelos Galaxy Z Flip e Fold mais recentes, demonstrou claramente sua ambição de competir com a Apple em o mercado de luxo. Este movimento estratégico é crucial para sua recuperação prevista para os próximos 9 a 12 meses. A transição, por outro lado, capturou rapidamente a demanda reprimida de baixo custo nos mercados do Oriente Médio e da África, onde a estabilização cambial também apoiou a confiança dos parceiros de canal. Além disso, sua expansão na América Latina nos últimos trimestres permitiu que o fornecedor capturasse a demanda de baixo custo em alguns mercados subpenetrados”, comentou.

“O ritmo de recuperação varia significativamente nos mercados regionais”, disse Sanyam Chaurasia, analista da Canalys. “Os crescentes investimentos de fornecedores e a recuperação da demanda do consumidor são forças motrizes em regiões como os mercados do Oriente Médio e Sudeste Asiático. Por outro lado, o mercado latino-americano exibiu uma recuperação constante de remessas, à medida que os fornecedores estão entrando em canais abertos. Isso pressionou as principais operadoras que enfrentam pressão no negócio principal de assinaturas”.

Prevemos um declínio moderado no mercado global de smartphones em 2023”, acrescentou Liu. “Na primeira metade do ano, a cadeia de suprimentos de smartphones viu um aquecimento de pedidos e margens, ajudado pelo aumento dos preços dos componentes e pela redução dos níveis de estoque do canal. Fornecedores emergentes são mais ágeis e abertos a novas oportunidades de mercado. Esperamos um ambiente de negócios mais saudável no segundo semestre, criando uma vibração mais positiva entre os participantes do setor. As empresas que conseguirem equilibrar o pico do mercado de curto prazo e as mudanças estruturais de longo prazo sairão fortes dessa rodada de baixa”, finalizou.

Serviço
www.canalys.com

 

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