book_icon

Solução da e-Safer envia mensagens criptografadas por e-mail ou SMS

A plataforma Envio Seguro é um serviço de comunicação digital em Nuvem que substitui as tradicionais mensagens impressas com aviso de recebimento (AR) dos Correios e protocolos de empresas de courier

Solução da e-Safer envia mensagens criptografadas por e-mail ou SMS

A e-Safer liberou as mais recentes funcionalidades da plataforma Envio Seguro, um serviço de comunicação digital em Nuvem com criptografia e carimbo do tempo sincronizado com a Hora Legal Brasileira (fornecida pelo ON – Observatório Nacional), que realiza o envio de comunicados criptografados por e-mail ou SMS para todos os dispositivos substituindo as tradicionais mensagens impressas com aviso de recebimento (AR) dos Correios e protocolos de empresas de courier, um recurso utilizado por instituições bancárias e financeiras, escritórios de recuperação de crédito para o envio de cartas registradas em papel, mas que podem custar 10 vezes mais que o formato digital.

A plataforma e-Safer Envio Seguro também apura a validade e o status de vida do endereço de e-mail do destinatário, sendo possível verificar antecipadamente ao envio, se o endereço eletrônico está ativo ou com problemas relacionados a servidores

A solução integra o portfólio de tecnologias do Hub Digital Antifraude da e-Safer e beneficia as empresas submetidas a determinações de órgãos regulatórios para que a comunicação com valor legal seja protocolada e com aviso de recebimento, mas que envolvem grandes custos operacionais, incluindo os valores gastos com impressão e postagem. A plataforma resolve este problema para muitas companhias com grandes volumes de comunicados emitidos.

“Com a entrega digital criptografada e a funcionalidade de confirmação de entrega ao destinatário de fato, se evita o recebimento por terceiros, como pode ocorrer no meio físico. Além de acusar o recebimento, o sistema informa se ela foi lida, quantas vezes e em quais horários isso aconteceu, e em quais dispositivos”, comenta Eder Souza, CTO da e-Safer. “No caso do Envio Seguro, somente o destinatário terá acesso ao conteúdo. Isso evita questionamentos legais por parte dos destinatários, em muitos casos onde o protocolo tem valor legal”, acrescenta.

A plataforma e-Safer Envio Seguro se comunica sempre utilizando Certificado Digital para o não repúdio da transação e garantia de origem. Isso dá maior segurança ao destinatário, pois ele sempre recebe um comunicado assinado digitalmente pelo emissor. Além disso, a plataforma emite um laudo técnico com todas as evidências jurídicas de entrega, recebimento e leitura e com o carimbo do tempo para todas as aberturas e leituras de cada documento (inclusive se a caixa de entrada está cheia ou se a mensagem caiu na caixa de spam – necessárias para questões jurídicas relacionadas). Mantém a custódia digital de documento com cópias de todos os comunicados enviados – inclusive com anexos – e com a identificação do IP do dispositivo usado para a sua abertura. Este laudo é muito utilizado por peritos para validar uma contestação por parte do destinatário.

A plataforma e-Safer Envio Seguro também apura a validade e o status de vida do endereço de e-mail do destinatário, sendo possível verificar antecipadamente ao envio, se o endereço eletrônico está ativo ou com problemas relacionados a servidores – timeout, por exemplo – ou se a caixa de entrada está cheia. A solução oferece o webhook, um recurso que permite se comunicar com a plataforma para oferecer canais de devolução instantâneas sobre os resultados em tempo real de todos os envios realizados. “A empresa remetente é informada da situação e poderá buscar com o seu cliente a atualização do endereço de e-mail ou informar um alternativo”, revela o CTO da e-Safer.

Serviço
www.e-safer.com.br

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.