book_icon

IA generativa foi destaque entre as novidades do AWS Summit de Nova York

A AWS expandiu o Amazon Bedrock com modelos adicionais de base, novo provedor de modelos e capacidade avançada para ajudar os clientes a construir aplicativos de IA generativa

IA generativa foi destaque entre as novidades do AWS Summit de Nova York

Na semana passada, no dia 26 de julho, a Amazon Web Services (AWS) realizou seu AWS Summit anual em Nova York (EUA), que contou com uma apresentação de destaque de Swami Sivasubramanian, vice-presidente de Banco de Dados, Análises e Aprendizado de Máquina da AWS, e alguns dos maiores anúncios do ano em Inteligência Artificial generativa para empresas.

No evento, os participantes aprenderam como a IA generativa está transformando as organizações em diversas indústrias e aplicações. A AWS reafirmou seu compromisso com a IA generativa responsável. A Amazon está ativamente envolvida com organizações e órgãos normativos focados no desenvolvimento responsável de sistemas de IA de próxima geração, incluindo NIST, ISO, o Instituto de IA Responsável e a Parceria em IA.

Recentemente, na Casa Branca, a Amazon assinou compromissos voluntários para promover o desenvolvimento seguro, responsável e eficaz da tecnologia de IA. A AWS está ansiosa para compartilhar conhecimentos com formuladores de políticas, acadêmicos e sociedade civil, reconhecendo que os desafios únicos apresentados pela inteligência artificial generativa exigirão colaboração contínua.

Para ajudar as pessoas a se prepararem para os empregos de IA e ML do futuro, a AWS lançou sete treinamentos gratuitos e de baixo custo sob demanda para ajudar as pessoas a entender, implementar e começar a usar a IA generativa

Entre os principais anúncios no AWS Summit anual em Nova York estão:

Inteligência Artificial / Aprendizado de Máquina

A AWS expandiu o Amazon Bedrock com modelos adicionais de base, novo provedor de modelos e capacidade avançada para ajudar os clientes a construir aplicativos de IA generativa. A AWS anunciou a expansão de seu serviço de modelo de base totalmente gerenciado (FM) Amazon Bedrock, incluindo a adição da Cohere como provedor de FM, fornecendo os modelos Command e Embed, além dos mais recentes FMs da Anthropic (Claude 2) e Stability AI (Stable Diffusion XL 1.0), e também uma nova capacidade para criar agentes totalmente gerenciados com apenas alguns cliques – um recurso revolucionário para desenvolvedores, sem necessidade de conhecimento especializado. O Amazon Bedrock facilita a construção e escalonamento de aplicativos baseados em IA generativa, com acesso a uma ampla seleção de FMs de empresas líderes, incluindo AI21 Labs, Anthropic, Cohere, Stability AI e Amazon, por meio de uma API simples.

A AWS também anunciou a disponibilidade geral do AWS Entity Resolution, um serviço de análise alimentado por ML que ajuda as organizações a analisar, associar e vincular registros relacionados armazenados em aplicativos, canais e bancos de dados de dados. O AWS Entity Resolution usa fluxos de trabalho personalizáveis que utilizam técnicas baseadas em regras e ML para unir informações relacionadas de consumidores, empresas e produtos, permitindo que analistas de negócios e desenvolvedores melhorem rapidamente a fidelidade de seus dados com fluxos de trabalho pré-configurados embutidos ou personalizem os fluxos de trabalho para atender às necessidades do negócio.

Computação

A AWS é o primeiro provedor de Nuvem de hiperescala a oferecer as GPUs H100 da Nvidia em disponibilidade geral para uso em produção. As instâncias Amazon EC2 P5, alimentadas pelas GPUs Nvidia H100 Tensor Core e pela tecnologia de rede e escalabilidade de última geração da AWS, estão agora disponíveis. As instâncias P5 são ideais para treinamento e execução de inferência para modelos de linguagem cada vez mais complexos por trás de aplicativos de IA generativa mais exigentes e intensivos em computação, como respostas a perguntas, geração de código, geração de vídeo e imagem, reconhecimento de fala, entre outros.

Banco de Dados e Analytics

A AWS anunciou novas capacidades de LLM para o Amazon Quicksight, o serviço unificado de inteligência de negócios da AWS, disponível por meio do Amazon Bedrock para fornecer capacidades de inteligência de negócios generativa. Essas capacidades facilitarão para as organizações explorar dados, descobrir insights e compartilhá-los.

A AWS também anunciou o lançamento da versão de visualização do motor de vetores para Amazon OpenSearch Serverless, que oferece uma capacidade de pesquisa de similaridade simples, escalável e de alto desempenho no Amazon OpenSearch Serverless. Isso facilita a criação de experiências de pesquisa de ML modernas e aplicativos de inteligência artificial generativa sem a necessidade de gerenciar a infraestrutura de banco de dados subjacente de vetores.

Ferramentas para desenvolvedores

A AWS anunciou no evento que os notebooks do AWS Glue Studio agora suportam o Amazon CodeWhisperer, que permite que os usuários do AWS Glue melhorem sua experiência e aumentem a produtividade no desenvolvimento. Em um notebook do Glue Studio, os usuários podem escrever um comentário em linguagem natural em inglês que descreva uma tarefa específica, como “Criar um DataFrame do Spark a partir de um arquivo json”. Com base nessas informações, o CodeWhisperer recomenda um ou mais trechos de código diretamente no notebook que podem realizar a tarefa. Os usuários podem aceitar a principal sugestão, ver mais sugestões ou continuar escrevendo código.

Saúde

A AWS anunciou o AWS HealthScribe, um novo serviço elegível para HIPAA que capacita os provedores de software de saúde a construir aplicativos clínicos que usam reconhecimento de fala e IA generativa para economizar tempo dos médicos gerando documentação clínica. Alimentado pelo Amazon Bedrock, o AWS HealthScribe torna mais rápido e fácil para os provedores de software de saúde integrar capacidades de inteligência artificial generativa em seus aplicativos, começando com duas especialidades populares (medicina geral e ortopedia), sem precisar gerenciar a infraestrutura ML subjacente ou treinar seus próprios LLMs específicos para a área de saúde.

Treinamento e Certificação

Mais de 75% das organizações planejam adotar Big Data, computação em Nuvem e IA nos próximos cinco anos, de acordo com o Fórum Econômico Mundial. Para ajudar as pessoas a se prepararem para os empregos de IA e ML do futuro, a AWS lançou sete treinamentos gratuitos e de baixo custo sob demanda para ajudar as pessoas a entender, implementar e começar a usar a IA generativa. A AWS projetou cursos de treinamento especificamente para desenvolvedores que desejam usar o Amazon CodeWhisperer, engenheiros e cientistas de dados que desejam aproveitar a IA generativa treinando e implementando FMs, executivos que buscam entender como essa tecnologia pode abordar os desafios de negócios e parceiros da AWS que ajudam seus clientes a aproveitar o potencial da IA.

Serviço
aws.amazon.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.