book_icon

Plataforma de gerenciamento predial da Siemens possibilita eficiência energética

Desigo CC gerencia múltiplos equipamentos de automação e detecção de incêndio integrados otimizam a utilização de recursos nos edifícios
Plataforma de gerenciamento predial da Siemens possibilita eficiência energética

Referência em soluções tecnológicas para edifícios, a Siemens possui em seu portfólio uma ferramenta completa de gerenciamento predial. Por meio da integração de equipamentos de campo, o Desigo CC foi desenvolvido para criar instalações confortáveis, seguras e eficientes. A plataforma disponibiliza um sistema inteligente capaz de otimizar os recursos de toda a instalação, o que, além de diminuir a incidência de falhas e trazer muito mais segurança para as pessoas, garante também a redução de custos por meio de uma utilização racional de energia.

De acordo com Marcelo Lopes Moreira, Coordenador de Produtos da área de Building Technologies da Siemens no Brasil, um dos principais diferenciais do Desigo CC é que essa solução auxilia a administração de um edifício na tomada de decisões, pois fornece dados estratégicos para uma melhor gestão. “Com a instalação da nossa solução, são colocados no prédio diversos equipamentos responsáveis pela sua automação. Com isso, o sistema recebe informações essenciais para atender a todas as necessidades do local”, explica.

Funcionando como um software de computador, a plataforma também pode ser baixada como um aplicativo de celular. Dessa forma, toda a sua operação e consulta aos dados se dá de forma remota, seguindo tendências tecnológicas. “Mesmo alguém que estiver fora do País tem acesso à solução, que possui interface intuitiva e é adaptável a qualquer outro sistema já instalado no prédio”, complementa Moreira.

Graças à sua tecnologia de ponta de análise de dados, o Desigo CC permite, com um simples toque de um botão, uma configuração de iluminação e ventilação mais adequada para diversas situações rotineiras, como uma reunião com várias pessoas, uma apresentação ou uma conferência por telefone.

A solução já vem com diversos cenários pré-definidos, que podem ser utilizados levando em conta fatores como número de pessoas, horário e o tamanho do espaço, e, por meio dos dados fornecidos, definir a temperatura do ar-condicionado e também se vai utilizar luz natural ou artificial, já que é integrado também ao sistema de persianas automatizadas. Tudo isso, além de otimizar os processos, garante maior conforto no ambiente de trabalho, o que contribui para o aumento da produtividade.

Outra vantagem da plataforma se dá na segurança, já que a ferramenta conta com propriedades avançadas de detecção ativa de incêndio, enviando avisos ao time da Brigada de Incêndio caso os detectores de campo identifiquem algo suspeito no sistema. Dessa forma, os profissionais podem avaliar as informações e decidir quais os próximos passos a se tomar de forma muito mais rápida, evitando que acidentes tomem proporções maiores.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.