book_icon

Alta em ataques cibernéticos aumenta a necessidade de soluções de segurança na Nuvem

Ataques cibernéticos cresceram 31% no primeiro trimestre do ano; infraestrutura robusta e medidas avançadas de segurança dos provedores de Nuvem podem prevenir ataques a Dados e sistemas

Alta em ataques cibernéticos aumenta a necessidade de soluções de segurança na Nuvem

No atual cenário de ameaças cibernéticas em constante evolução, as empresas enfrentam um desafio crescente para proteger seus Dados e sistemas contra violações. De acordo com relatório da Trend Micro, os ataques cibernéticos aumentaram 31% no primeiro trimestre deste ano, demandando urgência em uma abordagem eficaz em termos de cibersegurança. Para o CEO da dataRain, Wagner Andrade, a Nuvem computacional é uma alternativa segura e altamente recomendada para prevenir esses problemas, principalmente devido a dois fatores principais: a infraestrutura robusta e as medidas avançadas de segurança implementadas pelos provedores de Nuvem, como a AWS, considerada a mais segura do mercado.

Segundo Andrade, “não é uma questão de saber se uma violação de Dados vai acontecer na sua companhia, mas quando ela vai acontecer”. Essa afirmação reflete a realidade atual, com um crescimento significativo no número de fraudes e ataques cibernéticos em todo o mundo. No Brasil, em particular, as estatísticas são alarmantes, com 103,16 bilhões de tentativas de ataques registradas apenas no ano passado. Esse número representa cerca de 30% de todos os casos na América Latina e Caribe, de acordo com Dados do FortiGuard Labs.

Os ataques de DDoS, ransomware e outras formas de vírus representam grandes desafios para as empresas

O executivo ressalta as funcionalidades da Nuvem para esta finalidade, incluindo o investimento pesado em infraestrutura de alta qualidade, por parte dos provedores, o que inclui Data Centers protegidos, sistemas de backup redundantes e medidas de segurança física avançadas. “Esses recursos são projetados para garantir a integridade e a disponibilidade dos Dados, protegendo-os contra ameaças externas”, disse.

Além disso, segundo Andrade, os provedores de Nuvem adotam medidas avançadas de segurança cibernética para proteger os Dados armazenados e isso inclui criptografia robusta de Dados em repouso e em trânsito, autenticação de múltiplos fatores, detecção de ameaças em tempo real, firewalls sofisticados e sistemas de monitoramento contínuo.

O CEO da dataRain desmistifica a questão de que só empresas grandes devem adotar a nuvem e ressalta que a medida pode ser adotada por companhias de qualquer porte. “Vale lembrar que pequenas empresas são particularmente vulneráveis devido à escassez de equipes técnicas dedicadas à segurança e à menor capacidade de investimento nessas áreas”, disse o executivo que ressalta a questão da elasticidade, que permite que as empresas dimensionem seus recursos de acordo com necessidades específicas em determinado momento.

Ataques
Os ataques de DDoS, ransomware e outras formas de vírus representam grandes desafios para as empresas. Enquanto os ataques DDoS visam sobrecarregar os sistemas, os ransomwares criptografam dados e bloqueiam o acesso até que um resgate seja pago. Nesse contexto, a nuvem computacional surge como uma alternativa segura e eficaz para proteger os dados empresariais.

Segundo Andrade, investir em Nuvem é investir em tecnologias de segurança, como Firewalls e Shields, que impedem o acesso não autorizado e identificam a origem de ataques. Além disso, práticas gerenciais rigorosas, como a definição e rotacionamento de senhas e a criptografia de dados críticos, são essenciais para proteger as informações corporativas.

Outro recurso é o AWS Identity and Access Management (IAM), um serviço da Web que ajuda a controlar o acesso aos recursos de forma segura, para gerenciar, de maneira centralizada, permissões que controlam quais recursos os usuários poderão acessar.

No entanto, o CEO da dataRain ressalta que a segurança cibernética vai além das soluções tecnológicas. “É importante também desenvolver uma mentalidade de segurança em todos os colaboradores da empresa. Isso pode ser alcançado por meio de programas de treinamento abrangentes e da designação de profissionais especializados em segurança. Andrade afirma que a conscientização e a responsabilidade individual na empresa são fundamentais para reduzir os riscos cibernéticos”.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.