book_icon

RNP aponta caminhos para ser um hacker do bem

RNP promove palestra na Campus Party sobre a carreira em cibersegurança

RNP aponta caminhos para ser um hacker do bem

Um levantamento da organização internacional (ISC)² aponta que, no mundo, faltam 3,4 milhões de profissionais especializados para trabalhar em cibersegurança. No Brasil, o cenário se repete, com uma grande procura por mais especialistas do tipo. O mesmo estudo aponta que o País enfrenta um déficit de 312 mil profissionais qualificados na área. Para incentivar mais jovens a ingressarem na carreira, a RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) vai promover uma palestra durante a Campus Party sobre o programa Hackers do Bem, iniciativa que visa capacitar pelo menos 30 mil novos profissionais nos próximos anos.

Considerado o evento de tecnologia do Brasil, a Campus Party traz atividades e debates sobre soluções tecnológicas, ciência, empreendedorismo e outros assuntos relacionados. A edição deste ano será realizada de 25 a 30 de julho no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

Considerado o evento de tecnologia do Brasil, a Campus Party traz atividades e debates sobre soluções tecnológicas, ciência, empreendedorismo e outros assuntos relacionados

No evento, o público irá descobrir como se tornar um “hacker do bem” e como é atuar na área de cibersegurança. Cristian Gonzalez, coordenador do Hub Nacional de Cibersegurança do Hackers do Bem, falará sobre as atividades exercidas por esses profissionais e os principais desafios da área. Serão abordadas questões como ransomwares, vírus que “sequestram” dados e cobram resgate, deepfakes, vídeos falsificados que usam Inteligência Artificial para parecerem mais realistas, e muito mais. A palestra será realizada em 28 de julho, às 17h20, no palco What’s Next.

“Vamos apresentar de maneira simples quais os principais desafios para quem quiser iniciar a carreira em segurança da informação. Também mostraremos aos jovens como o programa Hackers do Bem é uma porta de entrada para essa área tão apaixonante e desafiadora”, explica o especialista da RNP.

Lançado em maio pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o programa Hackers do Bem irá qualificar de forma gratuita profissionais em segurança da informação e privacidade. A iniciativa, que conta com coordenação da Softex, será executada pela RNP em parceria com o SENAI-SP.

Diante do déficit nacional de profissionais qualificados, Cristian González ressalta que o Hackers do Bem não vai trazer soluções imediatas, e sim de longo prazo para a carência de mão de obra especializada no setor. “Podemos criar um exército de profissionais que podem ajudar a disseminar e desenvolver a área. Isso é um caminho longo e árduo”, afirma González.

Feedback do público para o app Eduplay
A RNP terá também um estande próprio dentro da área aberta da Campus Party. No local, o público poderá testar o aplicativo para smartphones da plataforma Eduplay. Esta nova versão conta com melhorias adicionadas a partir de feedbacks dados por usuários da Campus Party 2022. Entre as novidades, estão a possibilidade de postar, editar, comentar e curtir os vídeos do portal.

A ideia do teste é que os participantes apontem quais recursos estão funcionando bem e o que ainda pode ser melhorado no app. As sugestões serão consideradas para uma nova versão do aplicativo.

O Eduplay é uma plataforma audiovisual que oferece vídeos de conteúdo acadêmico como eventos, palestras e outros. A ferramenta também permite que sejam realizadas transmissões ao vivo de aulas, apresentações e sinais de TV e rádios universitárias.

RNP irá oferecer internet de alta velocidade para o evento
Como nas últimas edições do evento, a RNP será mais uma vez a responsável por fornecer uma conexão à internet de alta velocidade para a Campus Party, garantindo uma melhor experiência para todos no evento. A rede cabeada disponível terá velocidade de até 10 Gigabits por segundo.

Além disso, a RNP irá disponibilizar acesso à internet pela rede eduroam, rede exclusiva para professores, estudantes e pesquisadores vinculados à Comunidade Acadêmica Federada (CAFe).

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.