book_icon

Tenable identifica vulnerabilidade que pode afetar indústrias em diversos segmentos

Além de comprometer o módulo invadido, essa vulnerabilidade pode permitir também que o criminoso afete processos industriais subjacentes, podendo resultar em mais interrupção ou destruição de equipamentos

Tenable identifica vulnerabilidade que pode afetar indústrias em diversos segmentos

No dia 12 de julho, a Rockwell Automation publicou um aviso informando que detectou múltiplas vulnerabilidades nos módulos de comunicação em produtos ControlLogix. Estes módulos possuem a função de permitir a comunicação entre as máquinas e sistemas de IT e são utilizados em variados setores, incluindo energia, hídrico e transporte. A Tenable, em sua posição de empresa referência em cibersegurança, foi pré-notificada pela Rockwell e está trabalhando juntamente do Governo dos Estados Unidos para conscientizar os setores que podem ser afetados sobre o caso e evitar qualquer problema.

Um cibercriminoso pode explorar essa vulnerabilidade para obter a execução remota de código em um módulo vulnerável enviando mensagens de protocolo industrial comum (CIP) especialmente criadas para este propósito 

Sobre a Vulnerabilidade
O CVE-2023-3595 é uma vulnerabilidade de execução remota de código presente nos módulos de comunicação da Rockwell Automation Allen-Bradley ControlLogix. Um cibercriminoso pode explorar essa vulnerabilidade para obter a execução remota de código em um módulo vulnerável enviando mensagens de protocolo industrial comum (CIP) especialmente criadas para este propósito. O risco de exploração é ampliado se o módulo invadido não tiver conexão com a internet. Caso o criminoso tenha sucesso na invasão, ele terá a habilidade de comprometer a memória do módulo, dando a ele a liberdade de:

 Manipular o firmware de um módulo;
 Adicionar novas funcionalidades a ele;
 Limpar a memória do módulo;
 Gerar tráfego entre os módulos;
 Obtain persistence on a module.

Além de comprometer o módulo invadido, essa vulnerabilidade pode permitir também que o criminoso afete processos industriais subjacentes, podendo resultar em mais interrupção ou destruição de equipamentos.

CVE-2023-3596 é uma vulnerabilidade de negação de serviço (DoS) nos módulos de comunicação Rockwell Automation Allen-Bradley ControlLogix pertencente à família de produtos 1756 EN4*. Um invasor pode explorar essa vulnerabilidade para causar uma condição DoS em um sistema enviando uma mensagem CIP especialmente criada para afetar dispositivos vulneráveis.

Como resolver o problema
A Rockwell Automation divulgou uma versão corrigida do firmware para versões do ControlLogix modules. Clientes da Tenable possuem diversas maneiras de checar se seus sistemas e instalar os plugins disponíveis.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.