book_icon

Planejamento estratégico impulsiona transformação digital na indústria de mineração

A Dassault Systèmes tem trabalhado em uma solução focada no Planejamento Estratégico de Minas, que promove a integração de diferentes tecnologias de simulação digital, governança de dados, processos e colaboração

Planejamento estratégico impulsiona transformação digital na indústria de mineração

A cadeia de mineração está se vendo diante de uma crescente complexidade para se planejar e gerenciar as plantas de maneira cada vez mais eficiente. Ao mesmo tempo, as empresas continuam a ter que lidar com temas como segurança, excelência operacional, sustentabilidade, uso de fontes de energia renovável para reduzir a emissão de CO2, redução de custos e a busca por novos materiais para extração. Para trazer respostas mais adequadas para estes desafios, a Dassault Systèmes tem trabalhado em uma solução focada no Planejamento Estratégico de Minas (RSMP – de Robust Strategic Mine Planning, em inglês).

A plataforma 3DEXPERIENCE, integrada a todo o portfólio da Dassault Systèmes para mineração, consegue avaliar milhares de variáveis econômicas, geológicas e geomecânicas de forma recorrente

A solução promove a integração de diferentes tecnologias de simulação digital, engenharia de requisitos, governança de dados, processos e colaboração entre equipes por meio da plataforma 3DEXPERIENCE. Com isso, oferece análise contínua de cenários, gestão virtual de ativos e ferramentas de gerenciamento de informações para otimizar os processos de planejamento, construção ou expansão, manutenção e operação de minas. Os clientes que já experimentam a metodologia obtiveram benefícios amplos, incluindo ganhos entre 10% e 50% em NPV (Net Present Value).

Baseada no método de “Design Robusto”, RSMP busca agregar maior qualidade ao design dos processos de produção e gestão de minas, reduzindo o efeito da variabilidade nos resultados gerais da produção. A plataforma 3DEXPERIENCE, integrada a todo o portfólio da Dassault Systèmes para mineração, consegue avaliar milhares de variáveis econômicas, geológicas e geomecânicas de forma recorrente, destacando quais são as melhores opções para a construção, expansão ou otimização de plantas de mineração.

Outro ponto importante é que RSMP, em conjunto com demais soluções da Dassault Systèmes, permite a avaliação preditiva, com projeções de cenários para o futuro e de gestão de todos os ativos relacionados à produção. O foco é criar uma base de acompanhamento e de desenvolvimento que seja útil para todo o ciclo de vida dos ativos de mineração.

Serviço
www.3ds.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.