Se antes o argumento de fabricantes de que o Canal de Distribuição – distribuidores, revendedores, integradores –, é essencial para a cobertura de vastos territórios, hoje a pandemia reforçou que a colaboração, em todo o seu espectro, é fundamental para a eficácia, e até mesmo, a sobrevivência de empresas.
Com essa visão, a Intel realizou no final de 2020 um estudo junto a empresas de TI da Argentina, Chile, México, Canadá e Colômbia. No Brasil foram pesquisadas 246 empresas clientes e parceiras e o resultado do Desafios e Oportunidades das empresas de TI, foi divulgado pelo diretor de Canais, Distribuição e Alianças da Intel Brasil, Américo Tomé.
Como a pandemia do novo Coronavírus impactou a receita global da sua empresa está entre as questões formuladas. Nesse sentido, o estudo mostra que 65% das que mais cresceram, tiveram aumento superior a 25% na receita. “Durante a pandemia, 50% das fornecedoras de TI entrevistadas conseguiram manter estabilizado o crescimento”, destaca Tomé.
A expectativa para o pós-pandemia, segundo o diretor, é de crescimento e o estudo identificou que as empresas já estão criando estratégias de vendas para superar obstáculos. Entre os mercados potenciais para oferta de serviços e soluções estão Industrial, Educacional, Imobiliário, Transporte e Construção. Há, ainda, grande expectativa de crescimento nas vendas de PCs e servidores, em função do cenário atual de trabalho e estudo remotos.
“Para os quatro próximos anos haverá investimentos nas tecnologias que mais devem crescer”, diz o diretor. Para 96% dos entrevistados, as soluções com base na Computação em Nuvem terão crescimento; para 93% as ofertas de IoT triplicarão e 95% os gastos com Inteligência Artificial triplicarão.
O estudo abrangeu os vários portes – de pequenas a grandes empresas; anos de atividades e de receita.
Leia nesta edição:
CAPA | TENDÊNCIAS
Metaverso: disruptivo e em construção
ESPECIAL DISTRIBUIÇÃO
Entregas reconhecidas
MERCADO
Uma lupa sobre a Distribuição
Esta é para você leitor da Revista Digital:
SETOR FINANCEIRO
Movimento “Open” impulsiona seguradoras para era digital
Baixe o nosso aplicativo