book_icon

Belvo e Fico se unem para expandir o acesso ao crédito no Brasil por meio do Open Finance

Belvo Open Finance Score, powered by Fico, ajudará os credores a realizar avaliações de risco mais precisas e inclusivas

Belvo e Fico se unem para expandir o acesso ao crédito no Brasil por meio do Open Finance

A Fico, empresa global de software analítico e reconhecida em plataformas de tomada de decisão baseadas em IA, e a Belvo,   plataforma de Dados e pagamentos de Open Finance na América Latina, anunciaram durante o Febraban Tech 2023, uma parceria estratégica com o objetivo de expandir o acesso ao crédito na América Latina. As duas empresas estão desenvolvendo um modelo de Machine Learning interpretável e explicável que fornecerá um score do cliente com base na coleta autorizada de Dados gerados por transações financeiras realizadas pelos consumidores. A nova solução também visa melhorar a gestão de riscos dos bancos e capacitar os credores a criar experiências financeiras personalizadas para seus clientes. A expectativa é de que o score esteja disponível no Brasil até o final deste ano.

Ao incorporar Dados de fontes adicionais, o score fornecerá uma ferramenta analítica para instituições financeiras que as ajudará a aprimorar o uso de score de agências de crédito e de modelos internos existentes 

O Belvo Open Finance Score, desenvolvido pela equipe de Inovação e Desenvolvimento de IA da Fico, utilizando técnicas de Inteligência Artificial como redes neurais interpretáveis, produzirá um score de risco de crédito a partir da análise de transações de Open Finance geradas a partir de várias contas financeiras (cartões de crédito, débito, contas correntes, poupança, investimentos, etc.) autorizadas pelo cliente e processadas com segurança por meio da infraestrutura de Open Finance da Belvo. Ao incorporar Dados de fontes adicionais, o score fornecerá uma ferramenta analítica para instituições financeiras que as ajudará a aprimorar o uso de score de agências de crédito e de modelos internos existentes. Com isso, será possível beneficiar todas as concedentes de crédito que buscam aproveitar o Open Finance para melhorar a tomada de decisões relacionadas aos correntistas.

“A velocidade da mudança no comportamento dos consumidores desde a pandemia é surpreendente e temos a oportunidade de trazer novas perspectivas para as decisões de empréstimo”, afirma Albert Morales, diretor geral da Belvo no Brasil. “Os Dados de Open Finance fornecem uma visão muito mais abrangente das situações das pessoas e empresas. Juntamente com a Fico, estamos capturando o valor preditivo de todos esses Dados e os transformando em um score que ajudará as instituições financeiras a realizar avaliações de risco mais precisas e identificar pessoas aptas a concessão de crédito que possam estar sendo ignoradas pelos sistemas tradicionais atualmente.”

“Os Dados de Open Finance têm o potencial de ser um componente importante do ecossistema financeiro e econômico de um País, como observado na Europa”, aponta Alexandre Graff, vice-presidente sênior de Parcerias e Alianças Globais da Fico. “A solução que estamos desenvolvendo com a Belvo pode ser um divisor de águas para aumentar a inclusão financeira e avançar na missão da Fico em ajudar mais pessoas a terem acesso ao crédito, conforme expresso em nossa Iniciativa Global de Inclusão Financeira.”

Serviço
www.fico.com
belvo.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.